segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

SEM CERA E SEM ESCÂNDALO

 

SEM CERA E SEM ESCÂNDALO

 

“Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros e sem escândalo algum até ao Dia de Cristo, cheios de frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.”

(Filipenses 1:10-11 RC)

 

Ø  Você é crente?

Ø  Se é, está pretendendo deixar de ser?

Ø  Se é e não está pretendendo deixar de ser, então essa palavra é pra você; preste atenção.

Ø  Paulo fala aí sobre coisas para a vida daqueles que são crentes e querem continuar crentes no Senhor Jesus.

Ø  A primeira é que ele deve ser “sem cera” (sincero).

 

I.             SEM CERA

 

“Para que sejais “sinceros”...”

 

Ø  Sinceros é tradução de uma palavra que era usada para indicar algo “achado puro quando aberto e examinado a luz do sol”, algo “sem cera”.

Ø  Era comum na Roma Antiga os artesãos do mármore cobrirem, com cera da mesma cor do mármore usado, as falhas que cometiam quando estavam esculpindo, mascarando assim os defeitos. Mas tais defeitos eram vistos se as esculturas fossem posicionadas contra a luz do sol. E quando as esculturas eram sem defeito, então era anunciado que elas eram “sine cera” (sem cera). A palavra “sincero” deriva-se daí.

Ø  Pois bem, Paulo está dizendo que nós que servimos a Cristo devemos ser “sinceros”, isto é, “sem cera”, sem nada que, por ser pecaminoso, tenha que ficar oculto das outras pessoas. Está em pauta a pureza, o estado de não corrompido pelos males mundanos.

 

Ø  Depois, em segundo lugar, Paulo diz que o crente deve ser “sem escândalo”.

 

II.            SEM ESCÂNDALO

 

“... sem escândalo algum...”

 

Ø  É interessante consultar o dicionário, mesmo sobre palavras que conhecemos ou pensamos que conhecemos o significado. Escândalo, por exemplo, é uma palavra que comumente, fora do círculo religioso, ligamos a um determinado tipo de comportamento – o comportamento que “chama a atenção”, como uma “briga daquelas” entre um casal, por exemplo. “Foi o maior escândalo” – não é assim que falamos?

Ø  Mas quando consultamos um bom dicionário vemos que escândalo é um pouco mais que isso. O dicionário Michaelis, por exemplo, traz a seguinte definição:

 

-   Ato ou acontecimento que ofende as convenções morais, sociais ou religiosas.

-   Comportamento que é objeto de censura ou reprovação por ser contrário à moral e aos bons costumes.

-   Ato ou procedimento que envolve desordem ou tumulto.

-   Acontecimento revoltante que causa indignação na opinião pública.

-   E, mais interessante: Aquilo que pode induzir a erro, a procedimento reprovável ou a pecado.

 

Ø  E na concordância de Strongs aprendemos que a palavra original para “sem escândalo” tem o significado de “algo que nada tem para bater contra ou fazer tropeçar, que não causa tropeço”.

 

Ø  Então Paulo, pelo Espírito (lembremo-nos sempre disso – “pelo Espírito”), está dizendo que nós devemos nos comportar de forma que não sejamos pedra de tropeço para ninguém.

Ø  Às vezes nos esquecemos disso, mas, se somos crentes de verdade, comprometidos com Deus e Sua Palavra, precisamos nos esforçar por não esquecer.

Ø  Desde os tempos antigos, cada época, cada geração, cada local, traz consigo formas de escandalizar, de fazer tropeçar. Algumas pertencem a todas as épocas e locais, como o adultério por exemplo. Mas algumas são exclusivas, ou pelo menos mais escandalizantes em alguns tempos e locais.

Ø  Hoje nos preocupamos bastante com as redes sociais – um lugar ótimo pra dar bom testemunho, evangelizar... Mas também um campo fértil pra fazer o que Paulo está dizendo aí para não fazermos. Mas, “num momento de esquecimento”, vamos pra rede social e escandalizamos registrando nossa presença em determinados locais e fazendo determinadas coisas, como o uso de bebidas alcoólicas, por exemplo.

Ø  Também nos preocupamos com as ausências demasiadas e sem motivo nos cultos – que crente é esse que não “vai na igreja”? – isso também serve de pedra de tropeço pra alguém.

Ø  Só estou citando esses exemplos para “abrirmos a mente” – você pode pensar em muitos outros, e se lembrar que a Palavra de Deus diz para sermos “sem escândalo algum”, ou “irrepreensíveis”; não sermos pedra de tropeço para ninguém.

Ø  Meu irmão, se você é crente e não quer deixar de ser crente, quer seguir em frente com Jesus, e tem se comportado de forma que escandaliza, que dá motivo para que o outro não queira seguir a Jesus, pare com isso.

Ø  Pra terminar esse ponto e passar adiante, preste atenção nas sérias palavras que encontramos em Hebreus 6. Há muita discussão em torno desse texto, mas aqui quero só citar e quero que você preste bastante atenção:

 

“... é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro, e recaíram sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus e o expõem ao vitupério.

 

Porque a terra que embebe a chuva que muitas vezes cai sobre ela e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada recebe a bênção de Deus; 

 

mas a que produz espinhos e abrolhos é reprovada e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.

 

Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores e coisas que acompanham a salvação...” (Hebreus 6:4-9 RC)

 

Ø  Passemos adiante. Paulo diz também que o crente deve ser “cheio do fruto de justiça”.

 

III.          COM FRUTOS DE JUSTIÇA

 

“... cheios de frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus...”

 

Ø  Fruto é algo que é produzido.

Ø  E qual é o fruto que deve ser produzido em nós?

Ø  Está lá em Gálatas 5.23 e “espalhado” por todo o Novo Testamento:

-   amor (até pelos inimigos, como ensinou Jesus),

-   alegria (que nada tem a ver com posses materiais terrenas e nem com as circunstâncias gerais da vida, a não ser aquelas circunstâncias que nos colocam mais próximos de Deus),

-   paz (por saber que, sejam quais forem as circunstâncias, estamos sob o cuidado de Deus),

-   longanimidade (“ânimo muito longo” mantido pela fé, mantido pela consciência de que aquilo que esperamos como cristãos, como resultado da vida que vivemos em Cristo, vai realmente acontecer. Então, as situações da vida estão difíceis, mas você segue firme na sua fé, não se desanima; pessoas difíceis se interpõem no seu caminho, mas você segue firme na sua fé, não se desanima; você segue firme na carreira cristã que lhe foi proposta por Deus, não se desanima, porque sabe que o resultado prometido de sua vida vivida em Cristo e para Cristo virá com toda certeza),

-   Benignidade (qualidade que nos leva a atos de bondade),

-   Bondade (fazer o bem às pessoas),

-   Fidelidade (fidelidade em tudo),

-   Mansidão (submissão de nossa vontade pessoal à vontade de Deus),

-   domínio próprio (vitória sobre o desejo).

Ø  Essas (e outras semelhantes) são coisas que redundam em louvor e glória a Deus

 

Ø  E, por último, Paulo diz até quando o crente deve se comportar assim: “até o Dia de Cristo”.

 

IV.          ATÉ A VOLTA DE CRISTO

 

“... até ao Dia de Cristo...”

 

Ø  Não é por uns dias, meses ou mesmo anos. Esse comportamento é para enquanto estivermos vivendo na face da terra.

Ø  Se somos servos de Cristo e não pretendemos deixar de sê-lo, enquanto vivermos neste mundo precisamos ser “sem cera”, “sem escândalo algum”, “cheios de fruto de justiça para o louvor e glória de Deus”. Como lemos em Hebreus 12, devemos deixar todo o embaraço e o pecado que nos rodeia e seguir com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus.

 

CONCLUINDO:

 

Ø  Sem cera – sem nada que, por ser pecaminoso, tenha que ficar oculto das outras pessoas;

Ø  Sem escândalo algum – devemos nos comportar de forma que não sejamos pedra de tropeço para ninguém;

Ø  Cheios de fruto de justiça – virtudes que redundam em louvor e glórias a Deus;

Ø  Até a volta de Cristo.

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

 

PIB Muqui – quarta-feira, 01 de janeiro de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...