sábado, 16 de outubro de 2021

Sermões em 1 Tessalonicenses - Sermão 04 – O Servo de Deus Exemplar

 O SERVO DE DEUS EXEMPLAR

 

1 Tessalonicenses capítulos 2 e 3:

 

01. Leiamos 1 Tessalonicenses 2 e 3 – os dois capítulos inteiros. Não é muita coisa, são apenas 33 versículos.

02. No primeiro sermão dessa série em 1 Tessalonicenses pensamos sobre uma igreja exemplar, sob o tema “Características de Uma Igreja Exemplar”. Hoje vamos pensar sobre “O Servo de Deus Exemplar”, tendo como “modelo” o apóstolo Paulo, autor desta epístola.

03. É claro que quando Paulo escreveu esta epístola não o fez para “se apresentar”, “se pintar” como modelo de nada, mas é inevitável que a gente o “enxergue” assim. O servo de Deus exemplar, conquanto não faça nada com o objetivo de ser notado, não passa despercebido. Como Jesus, em Mateus 5, disse que deve ser, sua luz brilha, suas boas obras são vistas e o Pai Celestial é glorificado nele.

04. Então vamos “olhar para Paulo” através desse texto, e enxergar nele o modelo de servo de Deus que nós devemos ser, um servo de Deus exemplar.

05. Vamos lá! Em primeiro lugar:

 

I. O SERVO DE DEUS EXEMPLAR É ALGUÉM EM CUJA VIDA A SEMENTE DO EVANGELHO ENCONTROU TERRA BOA E ENRAIZOU-SE DE FORMA A NÃO SE ABATER DIANTE DAS LUTAS.

 

01. A semente do evangelho encontrou terra boa; a semente do evangelho germinou e o evangelho ficou tão profundamente enraizado no coração e na vida desse servo que nenhuma circunstância o abala; nada que aconteça ameaça a presença do evangelho na vida desse servo.

02. Vejam o que diz Paulo no verso 2 do capítulo 2: “mas, havendo primeiro padecido e sido agravados em Filipos, como sabeis, tornamo-nos ousados em nosso Deus, para vos falar o evangelho de Deus com grande combate.”

03. Na versão Bíblia Viva fica mais claro ainda: "... Sabem como fomos tratados tão cruelmente em Filipos, pouco antes de chegarmos aí e quanto sofremos lá. Entretanto, Deus nos deu coragem para repetir com toda a intrepidez a mesma mensagem a vocês, ainda que estivéssemos rodeados de inimigos."

04. Na Parábola do Semeador Jesus nos mostra quatro tipos de pessoas que entram em contato com a Palavra de Deus:

a.    O primeiro tipo é o tipo "beira do caminho". Seu coração é duro e a Palavra não penetra. Quantos “beira de caminho” já encontramos vida afora!? Em Mateus 11.21-24, podemos assim dizer, Jesus aponta algumas cidade que naquele tempo estavam cheias de pessoas do tipo “beira do caminho”. Ele diz: “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido com pano de saco grosseiro e com cinza.  Por isso, eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no Dia do Juízo, do que para vós.  E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.  Porém eu vos digo que haverá menos rigor para os de Sodoma, no Dia do Juízo, do que para ti.” (Mateus 11:21-24 RC). Esse não é o servo de Deus exemplar; aliás, nem servo de Deus é.

b.    O segundo tipo é o tipo “solo rochoso”. Seu coração é, a princípio, até receptivo à Palavra, mas a Palavra não consegue criar raiz e não permanece diante das provações. Na mensagem anterior a essa – “Servindo ao Deus Vivo e Verdadeiro – citei exemplos de pessoas que serviram ao Deus Vivo e Verdadeiro com determinação mesmo diante da mais extrema dificuldade: Inácio de Antioquia, Policarpo de Esmirna, João Huss, e poderia ter citado muitos outros; pessoas que permaneceram firmes mesmo na provação, e a provação era a perda da vida de forma cruel. Louvado seja Deus, muitos são os que assim servem com determinação; entretanto, muitos há e com muitos temos convivido cujo coração é solo rochoso, e neles a Palavra não aprofunda raiz e não são capazes de suportar o “vento”. São como árvores de raiz superficial, que quando vem a chuva e o vento “tombam”. Esse não é o servo de Deus exemplar; aliás, nem servo de Deus é.

c.    O terceiro tipo é o tipo “solo com espinhos”. Seu coração é, a princípio, também receptivo à Palavra, mas ela, a Palavra, não é mais importante que as coisas materiais e por estas é sufocada. O Jovem rico que foi conversar com Jesus certa ocasião era assim; ele não estava ansioso por conseguir coisas, já as tinha, mas seu coração estava tomado por elas. Quantos há como Judas, que vendem a sua fidelidade, que vendem o seu coração e que vendem o próprio Cristo por um punhado de moedas, ou coisas, ou prazeres... Esse não é o servo de Deus exemplar, e nem servo é.

d.    Mas, louvado seja Deus, há também o tipo “boa terra”. Seu coração é inteiramente receptivo à Palavra, e ela penetra, e permanece venha o que vier e haja o que houver, e produz frutos. Esse é o servo de Deus exemplar. Esse é o tipo de servo em que Paulo, que escreveu essas palavras aos Tessalonicenses se tornou – "... fomos tratados tão cruelmente em Filipos... sofremos lá. Entretanto, Deus nos deu coragem para repetir com toda a intrepidez a mesma mensagem a vocês, ainda que estivéssemos rodeados de inimigos".

05. Esse é o servo de Deus exemplar – É determinado! Não se deixa abater! Corre a carreira cristã olhando firmemente para Jesus, o autor e consumador de sua fé.

06. Mas ainda, em segundo lugar,

 

II. O SERVO DE DEUS EXEMPLAR É ALGUÉM CUJO DESEJO É AGRADAR A DEUS ANTES QUE A HOMENS.


01. Veja o que Paulo diz nos versos 3 a 7 do capítulo 2: “3  Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência; 4  mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova o nosso coração. 5  Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve um pretexto de avareza; Deus é testemunha. 6  E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados; 7 antes, fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos.”

02. Agora veja na versão Bíblia Viva: "Assim vocês percebem que nós não estávamos pregando com quaisquer motivos falsos ou maus propósitos em mente; éramos absolutamente corretos e sinceros. 4 Porque nós falamos como mensageiros de Deus, credenciados por Ele para contar a verdade; não mudamos nem uma vírgula da sua mensagem para acomodá-la ao gosto daqueles que a ouvem; porque servimos exclusivamente a Deus, aquele que sonda os pensamentos mais profundos dos nossos corações. 5 Nunca procuramos em nenhuma ocasião, ganhá-los com adulação, como vocês sabem muito bem, e Deus também sabe que nós não estávamos fingindo ser amigos de vocês somente para que nos dessem dinheiro! 6 Quanto a louvor, nunca o pedimos, nem de vocês nem de ninguém mais, embora como apóstolos de Cristo, tivéssemos certamente direito a alguma honra da parte de vocês. 7 No entanto, entre vocês éramos tão amáveis como uma mãe que ali amamenta e cuida dos próprios filhos.

03. Paulo diz isso como defesa de acusações que possivelmente ele estava sofrendo. Mas aqui não quero me concentrar nas acusações e sim na mensagem que ele transmite ao fazer sua defesa, e a mensagem é a de que um servo do Senhor deve estar preocupado e ocupado em como ele irá agradar ao Senhor. Ele pode agradar pessoas e há uma diversidade de maneiras de isso fazer:

a.    Quando ele cumpre o mandamento de amar, obviamente ele agrada muitas pessoas;

b.    Quando ele estende a mão para ajudar, ele agrada pessoas;

c.    Quando ele ora por alguém, ele agrada esse alguém;

d.    Quando ele visita, ele agrada;

e.    Quando ele respeita, ele agrada;

f.     Ele agrada pelo jeito de falar;

g.    Ele agrada quando valoriza as ideias das pessoas;

h.    Ele agrada quando pinta uma parede de verde só porque aquele irmãozinho querido desejava ver aquela parede verdinha... Afinal, em geral, que diferença faz uma parede ser pintada de verde, azul, amarelo...?

i.      E por aí vai...

04. Mas quando para agradar pessoas ele tem que desagradar a Deus, aí a coisa muda...

05. Deus e a vontade de Deus vêm em primeiro lugar, e o servo de Deus exemplar não fará nada para agradar a quem quer que seja quando isso desagradar a Deus, principalmente mudar o teor da mensagem que deve ser pregada. Como bem disse Spurgeon: "A igreja não determina o que a Bíblia ensina, é a Bíblia que determina o que a igreja deve ensinar".

06. Pedro e João: “... Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus; porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.” (Atos 4:19-20 RC)

07. Em terceiro lugar:

 

III. O SERVO DE DEUS EXEMPLAR É ALGUÉM QUE TRABALHA POR DEUS E PELO POVO DE DEUS, MESMO QUANDO TEM QUE TRABALHAR EM OUTRA COISA PARA SEU SUSTENTO.

 

01. Veja o que Paulo diz em 2:9: “Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus.”

 

Na versão Bíblia Viva: "Vocês não se recordam, caros irmãos, como trabalhamos tão arduamente no meio de vocês? Noite e dia nos fatigamos e suamos a fim de ganhar o suficiente para viver, de maneira que as nossas despesas não fossem uma carga para ninguém daí enquanto pregávamos a Boa Nova de Deus entre vocês".

 

02. Veja também o que ele diz em 3:10: “orando abundantemente dia e noite, para que possamos ver o vosso rosto e supramos o que falta à vossa fé?”

 

Na versão Bíblia Viva: "Porque noite e dia nós oramos continuamente por vocês, rogando a Deus que nos permita vê-los novamente, a fim de suprir quaisquer pequenas falhas que porventura ainda tenham na fé".

 

03. Mesmo tendo que "fazer tendas" Paulo trabalhava por Deus e pelo povo de Deus.

04. Isso nos mostra que ter um trabalho “secular” não é um impeditivo para o servo do Senhor que é exemplar de se envolver na causa.

05. Hoje, como pastor, eu sou integralmente sustentado pela igreja, louvado seja Deus, e isso torna o trabalho bem mais fácil, mas se não fosse, estaria dando a minha parcela de contribuição como sempre fiz, mesmo quando não era pastor. Não estou dizendo isso “posando” de “bom”, de “servo exemplar”, estou dizendo porque é assim que tem que ser. Você é servo de Deus? Sendo servo de Deus, tem que se envolver na causa de Deus de alguma forma.

06. Mas vamos adiante. Em quarto lugar:

 

IV. O SERVO DE DEUS EXEMPLAR É ALGUÉM CUJA ATITUDE EM GERAL PARA COM O POVO DE DEUS É COMO A DE UM PAI PARA COM SEUS FILHOS.

 

01. Veja: “Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos,” (1 Ts 2:11 RC)

 

Na versão Bíblia Viva: "Falamos com vocês como um pai aos próprios filhos - não se lembram? - instando com vocês, incentivando-os e até exigindo..."

 

02. Para que? – "Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o Seu reino de glória" (v.12)

 

03. E como é a atitude em geral (pode haver exceções) de um pai para com seus filhos?

a.    Um pai ama seus filhos e o pai que ama corrige seus filhos – “... o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija?” (Hebreus 12:6-7 RC)

Mas essa correção é feita com bondade, com brandura, com carinho, com respeito...

b.    Um pai se preocupa em ser exemplo para seus filhos -

c.    Um pai temente a Deus ora por seus filhos – Jó

d.    Um pai se compadece de seus filhos – o pai do filho pródigo

e.    Um pai está sempre com o coração aberto e os braços estendidos para seus filhos – o Pai do filho pródigo;

f.     Um pai se alegra quando seu filho volta atrás e abandona o erro, e então ele o perdoa e o recebe – o pai do filho pródigo.

04. E essa é a atitude daquele servo de Deus que é exemplar: ele ama, e porque ama corrige, mas o faz com bondade, com brandura, com carinho, com respeito, com esperança de conseguir resgatar sem precisar punir, não com atitude de juiz ou de coronel...; ele dá o exemplo; ele ora pelo povo de Deus; ele se compadece; ele tem o coração aberto e os braços estendidos; ele se alegra quando quem se afastou se arrepende e volta; ele está disposto a correr o risco de agir com graça e misericórdia...

05. Tem mais:

 

V. O SERVO DE DEUS EXEMPLAR É ALGUÉM CUJA ALEGRIA É VER OS IRMÃOS "FIRMES NO SENHOR".

 

01. Veja capítulo 3.5-8: “5  Portanto, não podendo eu também esperar mais, mandei-[o] saber da vossa fé, [temendo] que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil. 6 ¶ Vindo, porém, agora, Timóteo de vós para nós e trazendo-nos boas novas da vossa fé e caridade e de como sempre tendes boa lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como nós também a vós, 7  por esta razão, irmãos, ficamos consolados acerca de vós, em toda a nossa aflição e necessidade, pela vossa fé, 8  porque, agora, vivemos, se estais [firmes] no Senhor.”

 

Bíblia Viva: "E como eu estava dizendo, quando não pude mais aguentar a ansiedade, enviei Timóteo para que verificasse se vocês ainda estavam fortes na fé. Eu tinha receio de que Satanás tivesse arruinado vocês e todo o nosso trabalho tivesse sido inútil. 6 E agora Timóteo acaba de regressar, trazendo notícias alvissareiras de que na fé e no amor vocês estão mais fortes do que nunca, e que se lembram da nossa visita com alegria e querem ver-nos tanto quanto nós desejamos vê-los. 7 Assim, queridos irmãos, nós nos sentimos grandemente confortados em todas as nossas esmagadoras aflições e no sofrimento aqui, agora que sabemos que vocês permanecem fiéis ao Senhor. 8 Podemos aguentar qualquer coisa enquanto soubermos que vocês permanecem fortes nele".

 

02. João também, em sua terceira carta, falando a Gaio disse: “3 ... muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. 4  Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.” (3 João 1:3-4 RC)

03. É motivo de muita alegria para o Servo do Senhor exemplar, saber que seus irmãos em Cristo, especialmente se são seus “filhos na fé”, estão firmes no Senhor.

 

CONCLUSÃO

 

01. Eis aí o servo de Deus exemplar.

02. Consegue se ver nesse “espelho”?

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...