sábado, 16 de outubro de 2021

Sermões em 1 Tessalonicenses - Sermão 06 – A Vinda do Senhor

 

A VINDA DO SENHOR

 

1     Tessalonicenses 4.13-5.11

 

1.    Certa vez Jesus contou uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer. Está em Lucas 18. A oração incessante na parábola é para que o Senhor venha para fazer justiça aos seus escolhidos. Mas Jesus conclui a parábola dizendo: “Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura achará fé na terra?”. Será que haverá ainda pessoas crendo e esperando pela volta de Cristo? Certamente que haverá, mas talvez não sejam muitos; bem menos do que aqueles que estarão vivendo na incredulidade. E se fosse hoje, encontraria o Senhor essa fé em SEU coração?

2.    Nosso texto hoje versa sobre a vinda do Senhor – a ressurreição e a vinda do Senhor. Paulo escreve sobre esse assunto aos Tessalonicenses tendo como uma das razões livra-los do temor que surgiu no coração deles sobre o que aconteceria com aqueles que estavam morrendo antes de Cristo voltar. Eles não precisavam ficar preocupados, pois quem tiver morrido vai ressuscitar em corpo já glorificado, incorruptível, para ir ao encontro do Senhor. Então Paulo escreve sobre isso e nós também vamos pensar sobre isso, não numa abrangência total do assunto, mas com base no que está aí no texto e talvez fazendo referência quando necessário a alguns textos mais.

3.    Primeiro pensemos, então, no “tempo”. “Quando” será e “como” será. Bem, com base aí no texto podemos dizer que será:

 

I.    COMO O LADRÃO DE NOITE (5.2)

 

1.    O “Dia do Senhor” virá como o “ladrão de noite”.

2.    O ladrão não veio na minha casa, mas ele se escondeu atrás de meu carro. E lá vou eu, alegre, saindo de um culto, conversando com os irmãos, totalmente descontraído e desatento, em direção ao carro. Alguém passou buzinando, de um jeito diferente, eu ouvi, mas, desatento que eu estava, nem me passou pela cabeça que era um aviso, um sinal de alerta. Então me aproximei do carro e acionei o alarme para abrir, e nesse momento o ladrão saiu de detrás do carro com a arma apontada para mim. Agora, pelo menos por enquanto, eu olho de longe em direção ao carro, e eu observo olhando pra frente e pelos retrovisores quando vou entrar na garagem de casa. Por quê? Porque aprendi que o ladrão não me avisa o dia que vai me roubar; ele vem de surpresa, e eu preciso estar atento.

3.    É assim que o Dia do Senhor virá.

4.    Certamente que nenhum de nós que temos um mínimo sequer de conhecimento da mensagem bíblica ignoramos o fato de que por “o Dia do Senhor” Paulo está se referindo ao tempo em que Jesus voltará a esta terra para buscar o seu povo e julgar o mundo – o tempo em que Deus fará Sua decisiva intervenção na história da humanidade.

5.    E esse dia, diz Paulo, “virá” ou “chegará”, “como o ladrão de noite”, isto é: “repentinamente”. Quando os homens menos estiverem esperando acontecerá; quando os homens estiverem considerando que finalmente há paz e segurança, que tudo está calmo, que tudo está seguro, eis que lhes sobrevirá repentina destruição. Aliás, isso é algo que, talvez como uma espécie de aviso prévio, a humanidade sempre tem, de certa forma, experimentado. Agora mesmo estamos numa situação assim com essa pandemia que assola a humanidade já por 1 ano e meio. Havíamos saído de uma situação de muitas águas, chuvas intensas, enchentes... mas estava tudo bem; já estávamos superando e prontos para prosseguir nos projetos feitos na virada do ano... “mas, depois do carnaval” – antes, vamos “nos divertir”... e... pandemia... 15 dias... 30 dias... 60 dias... muitos mortos... hospitais lotados... igrejas e estabelecimentos comerciais fechados... 1 ano... 1 ano e meio... economia no limite... UM AVISO! Um acontecimento natural sim, mas não deixa de ser um aviso de que não somos nós quem controlamos o que quer que seja  e de que muitas vezes somos pegos de surpresa por acontecimentos que não gostaríamos que acontecessem. Um aviso de que, quando menos esperarmos, o Dia do Senhor virá... repentinamente... como o ladrão de noite.

6.    Jesus também empregou essa mesma imagem em seus ensinamentos. Veja Mateus 24.36-44 e Lucas 12.35-40.

a.    Mateus 24.36-44 – Muitos, muitos, muitos... muitíssimos, estarão despreparados quando chegar o Grande Dia, vivendo somente envolvidos consigo mesmos e com suas próprias necessidades, e serão deixados para trás. Que não sejam assim com vocês! Que vocês estejam alertas! A vinda do Senhor será “de surpresa”, como o “ladrão de noite”.

b.    Lucas 12.35-40 – Não relaxem na vigilância, não se descuidem, estejam prontos: com os lombos cingidos e as candeias acesas (prontos pra ir imediatamente e sem impedimento algum quando a hora chegar). Vigiem, se comportem todo dia e a cada minuto do dia como servos do Deus Altíssimo devem se comportar, porque Jesus pode vir a qualquer instante, como vem o ladrão de noite.

7.    Por isso:

 

II.  NÃO DURMAMOS, VIGIEMOS E SEJAMOS SÓBRIOS (5.6)

 

1.    Alertaaaaa!!! Acorda moço!!! Vigie!!! Mantenha-se sóbrio!!! Não se deixe embriagar com nada que é deste mundo – nem álcool, nem “coisas”, nem dinheiro, nem fama, nem poder, nem temores... Nada! Que nada domine sua mente e coração ao ponto de desviar a sua visão do alvo no qual ela deve estar focada.

2.    Você sabia que tem muita gente que não bebe nada, “nadica” de nada de álcool, mas vive “embriagada”?

a.    Às vezes embriagada pelo dinheiro

b.    Às vezes embriagada pelo poder

c.    Às vezes embriagada pela fama

d.    Às vezes embriagada pelo prazer e o lazer

e.    E outras coisas mais

3.    E o embriagado geralmente não vê o perigo.

4.    E qual é o perigo que, em se tratando deste assunto, precisamos ver? Ora, é o perigo de nos encontrarmos com o Senhor ou sermos encontrados por ele não estando preparados.

a.    O rico que ia destruir os celeiros e construir outros maiores não estava preparado. Veja Lucas 12.16-21 – Ele estava embriagado pelas possibilidades que a riqueza poderia lhe proporcionar nesta vida e esqueceu-se de Deus

b.    O rico da parábola do rico e Lázaro (Lucas 16.19-31) não estava preparado. Ele estava preparado para viver neste mundo. Podia aumentar o preço da carne, podia aumentar o preço do arroz, podia aumentar o preço do feijão, do óleo, do gás de cozinha, da energia elétrica... de tudo... Ele era muito rico, ele estava preparado. E ele sabia disso muito bem e não tinha preocupações quanto a isso. Mas o que ele não enxergava era o perigo da possibilidade de a qualquer momento ir encontrar-se com Deus. Ele nem pensava nisso, como muitos de nós. Mas aconteceu. Não foi a vinda do Senhor, mas a sua ida ao Senhor. E para isso ele não estava preparado. Ele só enxergava as suas riquezas; ele só enxergava a vida boa que tinha e que poderia continuar tendo; ele estava embriagado por essas coisas e não conseguia enxergar o perigo da possibilidade de um encontro com Deus acontecer a qualquer instante. E aconteceu, e ele não estava preparado, e agora, aquele homem abastado, que “curtia a vida adoidado”, se encontrava “em tormentos”...

c.    As virgens loucas não estavam preparadas – Mateus 25.1-13

d.    Os religiosos acerca dos quais Jesus dirá “não vos conheço...” – embriagados pelas “vantagens” que podem tirar da religião, não estarão preparados (Mateus 7.21-23)

e.    João vê uma grande multidão salva diante do trono de Deus (Apocalipse 7.9-17) – mas tem outra multidão que não vai estar preparada: todos cujos nomes não estiverem escritos no livro da vida (Apocalipse 20.11-15)

5.    João Wesley parece que sempre estava preparado. Perguntaram a ele certa ocasião: “o que você gostaria de estar fazendo quando cristo voltar?” E a resposta foi: “o que faço todos os dias”, indicando que todos os dias ele estava vivendo como um cristão deve viver. Ele não estava dormindo, ele estava vigilante, ele estava sóbrio. E é assim que nós devemos viver – todos os dias ao lado de Cristo, todos os dias servindo a Cristo, todos os dias “colados” em Jesus.

6.    Meus irmãos, prestem atenção: há muitos hoje que estão “dormindo”.

a.    Dormindo o sono de uma vida espiritual indiferente.

b.    Dormindo o sono da preferência pelas trevas e os feitos próprios das trevas, o sono da insensibilidade para com a luz divina, a iluminação que vem do alto.

c.    Dormindo o sono da ignorância proposital quanto àquilo que Deus diz em Sua Palavra, especialmente sobre a iminência do retorno de Jesus. Mas não deve ser assim. “NÃO DURMAMOS”, orienta o apóstolo Paulo.

7.    “NÃO DURMAMOS, VIGIEMOS E SEJAMOS SÓBRIOS”. É preciso que estejamos bem despertos e vigilantes aguardando o breve retorno do Senhor Jesus. E é preciso que, vivendo neste mundo, sejamos sóbrios, porque: 

 

III. QUEM ESTIVER EM CRISTO IRÁ AO ENCONTRO DO SENHOR

 

1.    Paulo diz isso aqui, nos versos 13-17 do capítulo 4

2.    E isso será glorioso porque receberemos um corpo glorificado – veja 1 Coríntios 15.51-58

3.    E além de glorioso, será eterno, pois “estaremos para sempre com o Senhor”. A promessa de Jesus: “voltarei e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”, terá sido finalmente cumprida. Além de salvos da condenação, estaremos em um relacionamento eterno com Cristo.

4.    Mas prestem atenção meus irmãos: é para quem estiver “em Cristo”.

5.    E:

 

IV.   PARA QUEM ESTIVER EM CRISTO ESTAS PALAVRAS SERVEM DE CONSOLO

 

1.    “Consolai-vos uns aos outros com estas palavras”.

a.    Consolo com respeito a nós mesmos, por saber que se partirmos hoje ou se Cristo voltar hoje, em qualquer das situações, estaremos para sempre com o Senhor.

b.    Consolo com respeito aos nossos entes queridos e amigos que partiram “em Cristo”. “A solução para a excessiva tristeza com a partida de entes queridos que são crentes é o lembrete de que tais pessoas estão, em espírito, com Yeshua [Jesus] neste exato instante, e de que serão ressuscitados em primeiro lugar por ocasião do arrebatamento. A profunda tristeza diante da morte de alguém que amamos é normal; no entanto, a tristeza inconsolável é desnecessária para aqueles que creem”.

2.    Em 1 Coríntios 15.58, depois de falar da Ressurreição do crente em corpo glorificado e incorruptível, bem como da transformação dos corpos dos que estiverem vivos por ocasião do arrebatamento, Paulo diz que por causa disso, por causa dessa convicção: “Sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”.

3.    Palavras como estas, para quem crê, realmente servem de consolo.

 

CONCLUSÃO

 

1.    O Dia do Senhor virá “como o ladrão de noite”.

2.    Não durma! Vigie! Mantenha-se sóbrio! Entregue-se a Jesus e esteja nele, para que você posa estar entre aqueles que irão ao seu encontro em sua vinda e estar para sempre com ele.

3.    Robert Murray McCheyne, pastor presbiteriano, costumava perguntar às pessoas: “Você acha que Jesus vai voltar hoje?”. E quando alguém respondia que “não, HOJE não”, então ele dizia: “[Mas é melhor você estar preparado]”, “porque à hora em que não cuidais, o Filho do Homem há de vir”.

4.    Wiersbe conta que viu uma inscrição em uma lápide num antigo cemitério inglês que dizia:

 

Para e pensa, amigo, quando aqui passares:

Como estás hoje, eu estive outrora.

E estarás um dia como eu estou agora.

Prepara-te, pois, para o mesmo caminho trilhares!

 

5.    E Wiersbe também diz ter ouvido falar de um visitante que leu a inscrição e acrescentou o seguinte:

 

Intenção não tenho de te seguir,

Enquanto para onde foste não descobrir!

 

6.    O Dia do Senhor virá, “como ladrão de noite”.

7.    Se for AGORA, você está preparado?

 

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

 

 

FONTES DE CONSULTA:

 

COMENTÁRIO JUDAICO DO NOVO TESTAMENTO – David H Stern

O N. T. INTERPRETADO VERSÍCULO POR VERSÍCULO – R. N. Champlin

NOVO TESTAMENTO 2: Comentário Bíblico Expositivo – Warren Wiersbe


 

SERMÃO 1:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-01.html

SERMÃO 2:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-02.html

SERMÃO 3:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-03.html

SERMÃO 4:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-04.html

SERMÃO 5:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-05.html

SERMÃO 7:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-07.html

SERMÃO 8:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-08.html

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...