sábado, 16 de outubro de 2021

Sermões em 1 Tessalonicenses – Sermão 03 – Servindo ao Deus Vivo e Verdadeiro

 SERVINDO AO DEUS VIVO E VERDADEIRO

 

“porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” (1 Ts 1:9-10 RC)

 

1.    Servir significa “ser útil a”, “prestar serviço de qualquer natureza”.

2.    Sendo assim, todos nós servimos de alguma maneira, ainda que às vezes involuntariamente.

3.    No que tange à vida espiritual, também é assim. Servimos...

a.    a Deus

b.    ou ao inimigo.

4.    Agora veja bem o que temos no texto apresentado. Esse texto mostra pra nós que a conversão a Deus, para ser útil, servir a Ele, é uma bênção que devemos desejar. Quanto àqueles Colossenses convertidos diz Paulo:

a.    Antes eles serviam o que não era vivo e / ou verdadeiro;

b.    Após se converterem tornaram-se servos do Deus que é Vivo e Verdadeiro;

c.    Quando eles serviam o que não era vivo e / ou verdadeiro, o que os aguardava era a ira futura, o juízo vindouro de Deus;

d.    Mas, uma vez convertidos e servindo ao Deus Vivo e Verdadeiro, o que ou quem os aguarda é Jesus, que livra dessa ira futura.

5.    É por isso que eu disse logo no início que servir a Deus é a maior bênção que podemos receber na vida.

6.    Se você ainda não serve a Deus por intermédio de Jesus, se você ainda não se converteu a Cristo, você está perdendo a bênção e, pior, está ainda sob a ira de Deus. Veja o que diz João 3.36: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”.

7.    Agora, uma coisa importante, relacionada a esse assunto, que não podemos deixar de observar é como estamos servindo a esse Deus que é Vivo e Verdadeiro e que nos dá a vida eterna livrando-nos da ira futura.

8.    Como você tem servido a Deus?

9.    Adauto Lourenço em uma de suas palestras na II Conferências Fiel para Jovens, falando sobre a construção da Arca de Noé, enfatiza que aquilo que vamos fazer para Deus devemos fazê-lo com esmero. É para a glória de Deus... tem que ser o melhor possível, o melhor de nós. Não podemos servir seguindo a lei do mínimo esforço e do menor tempo.

10. Como você tem servido a Deus?

11. Como você tem trabalhado com os projetos de Deus na e para a sua vida?

12. Como devemos servir ao Senhor, a esse Deus Vivo e Verdadeiro que, em Seu Filho nos livra da ira futura?

13. A resposta é simples: Devemos servir com Determinação.

a.    A mesma determinação que teve Abrão que, quando chamado por Deus, saiu da terra de sua parentela e foi peregrinar em terra que não conhecia.

b.    A mesma determinação que teve Josué quando conclamou o povo a escolher a quem servir dizendo que ele e sua casa serviriam ao Senhor.

c.    A mesma determinação que tiveram Daniel, Misael, Hananias e Azarias que, em cativeiro, propuseram em seu coração não se contaminar, não se tornarem infiéis, e mesmo diante de grandes oposições e sob risco de perderem a própria vida se mantiveram firmes.

d.    A mesma determinação que teve o Profeta Isaías quando respondeu a Deus: "Eis-me aqui, envia-me a mim".

e.    A mesma determinação que teve o Apóstolo Paulo quando disse que estava pronto não só a ser preso em Jerusalém, mas ainda até a morrer pelo nome de Jesus; ou quando disse que em nada tinha a sua vida por preciosa contanto que cumprisse a tarefa recebida de anunciar o evangelho; ou ainda quando disse que já estava crucificado com Cristo e já não era mais ele quem vivia, e sim, Cristo nele, e que a vida que ele vivia a vivia pela fé no Filho de Deus.

f.     A mesma determinação que tiveram Pedro e João que, depois de libertos do cárcere e ordenados a não mais falarem em nome de Jesus responderam dizendo que eles deveriam julgar o que era mais justo diante de Deus: ouvir a eles ou a Deus, e, quanto a eles, disseram: "não podemos deixar de falar daquilo que temos visto e ouvido".

g.    A mesma determinação que tiveram milhares e milhares de "soldados" de Cristo que foram e têm sido martirizados por causa de sua fé.

                                  i.    Inácio de Antioquia, que foi lançado às feras disse antes de morrer: "Sou trigo de Deus, e os dentes das feras hão de moer-me, para que possa ser oferecido como limpo pão de Cristo".

                                ii.    Policarpo de Esmirna, que foi queimado vivo: "Faz oitenta e seis anos que o sirvo, e nenhum mal me fez. Como hei de maldizer meu rei, que me salvou?"

                               iii.    Savonarola, que morreu queimado em praça pública enquanto dizia: "O Senhor sofreu tanto por mim"

                               iv.    João Huss, também levado à fogueira por causa de sua fé. Morreu cantando salmos, e, um pouco antes orou assim: "Senhor Jesus, por Ti sofro com paciência esta morte cruel. Rogo-te que tenhas misericórdia dos meus inimigos".

 

Foram e são muitos, milhares de milhares, os mártires; de tempos diferentes, costumes diferentes, lugares diferentes, conhecimentos diferentes, posição social diferente... Mas algo eles tinham em comum: Determinação em servir ao Senhor, mesmo em face da morte cruel (como a do vídeo que vi no Facebook, onde um jovem, vendado, teve a sua cabeça decepada com um facão...). Precisamos ter a mesma determinação desses soldados de Cristo.

 

h.    A mesma determinação de Adelina Souza dos Santos, senhora de mais de 90 anos de idade à época em que li sobre ela (hoje, 2021, se viva, já com mais de cem anos), Membro da Primeira Igreja Batista de Niterói – RJ, que já havia lido a Bíblia 210 vezes, além de orar muito e também memorizar e copiar versículos para dar aos membros da família numa espécie de “reforço espiritual”. E nesse tempo ela já havia sofrido 4 AVCs.

i.      A mesma determinação de homens como o irmão Enéias, que foi batizado nesta igreja há mais de 60 anos e que ainda hoje está firme nos caminhos do Senhor e, mesmo sendo já de idade avançada, é zeloso na evangelização.

14. DETERMINAÇÃO. Não importa o quanto lhe seja confiado fazer, tudo quanto lhe vier às mãos para fazer faze-o conforme as suas forças... com determinação; não precisa ser mais do que a sua capacidade ou condição lhe permite, mas também não deve ser menos.

15. Sejamos determinados em servir à causa do Senhor;

a.    Buscando nossa santificação pessoal para sermos boas testemunhas;

b.    Dedicando nossos dons e talentos ao serviço do Senhor;

c.    Dedicando tempo ao serviço do Senhor;

d.    Dedicando nosso esforço para promover o crescimento da igreja;

e.    Dedicando nossos bens...

16. Sejamos determinados em servir a Deus com integridade e fidelidade.

a.    Em Josué 24.14 lemos a seguinte orientação: “Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade, e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do rio e no Egito, e servi ao SENHOR.” (RC).

                                v.    A versão RA usa as palavras integridade e verdade. O sentido é o mesmo. O sentido é ser inteiramente dedicado ao Senhor e servi-lo inteiramente de acordo com a vontade Dele, com muita firmeza, constância, estabilidade... retidão! É ser o que se deve ser segundo o padrão apresentado por Deus em Sua Palavra.

17. Sejamos determinados em servir ao Senhor com alegria e liberalidade, constrangidos pelo amor de Cristo e não coagidos por quem quer que seja.

a.    O que diz o Salmo 100.2? – "Servi ao Senhor com ALEGRIA e apresentai-vos a Ele com um canto"

b.    E 2 Coríntios 5.14 diz que nossa motivação deve ser o amor de Cristo. O amor de Cristo é que deve nos constranger, ou nos dominar e compelir a servi-lo.

c.    Conta-se que um jovem pastor, na Inglaterra...

 

... resolveu visitar todas as suas ovelhas no início do seu ministério. Um dos membros da sua igreja trabalhava em uma mina e o pastor resolveu ir lá. Como reconhecê-lo? Os mineiros usavam roupas todas iguais. Então alguém sugeriu: “Quando encontrar um homem cantando hinos, é esse”. O pastor desceu à mina pensando: “Ele deve estar cantando um hino como aquele que diz “Ao passar pelo vale escuro”. Mas, o que ouviu foi: “Eu alegre vou na sua luz”. Ah! O verdadeiro crente é assim mesmo. Já dizia o salmista: “Se eu disser: de certo que as trevas me encobrirão, então a noite será de luz à roda de mim” (Sl 139.11).

 

18. Sejamos determinados em servir ao Senhor com humildade, ausência de orgulho, trazendo sempre em nossa mente a lembrança de que o que somos o somos em Cristo e por causa de Cristo.

a.    Veja Colossenses 3.12: "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade"

b.    E 1 Pedro 5.5 diz-nos que devemos nos revestir de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

c.    Alguém disse muito acertadamente que “tem havido gente demais para mandar, pouca para servir. Até o termo servo virou título de nobreza, usado com orgulho: "Sou servo de Deus", ou "Eu sirvo a Deus e não aos homens!"

d.    Mas essa não deve ser nossa atitude.

                               vi.    Nossa atitude deve ser a de reconhecer e declarar, como fez Spurgeon no passado, que nós “Somos tão pequenos que, se Deus manifestasse Sua grandeza sem a Sua condescendência, seríamos esmagados debaixo de Seus pés”

                              vii.    Nossa atitude deve ser a de Billy Graham quando foi homenageado nos Estados Unidos com uma estátua. O jornal Batista noticiou que ele não compareceu e disse não haver mérito nenhum nele, porque ele sempre pregou a Palavra de Deus, e se há algum mérito esse mérito é dela e não dele.

 

19. Enfim, sejamos determinados em reconhecer e confessar que pertencemos a Jesus e que não vamos ceder a nenhum apelo de nossa carne, do mundo e do diabo para que nos afastemos daquela que é a sua vontade. Sejamos determinados em viver para a honra e glória de nosso Senhor; determinados em servir ao Senhor através de um viver digno e perfeito.

a.    Em Efésios 4, nos versículos iniciais, somos orientados a andar como é digno da vocação com que fomos chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-nos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

b.    Pedro, em 2 Pedro 3.10-14, ensina: “... o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade, aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. Pelo que, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz”

 

      Imaculado – puro; inocente; não manchado.

      Irrepreensível – que não pode ser censurado; inocente; correto.

     Não somos imaculados como Deus o é, e nem irrepreensíveis como Deus é irrepreensível, entretanto, somos exortados a vivermos dessa forma. O que Deus quer dizer com isso? R.: O mesmo que foi dito de Zacarias e Isabel (At. 1.5-6), Enoque, Noé e muitos outros: que mesmo situados em um mundo de impiedades e sendo pecadores nós podemos, pela graça de Deus, viver de um modo que O agrade. Deus não quer menos que isso de nós. Romanos 8.29 diz que fomos predestinados para sermos conformes à imagem de Jesus Cristo. É nosso dever viver a constante ambição de em tudo sermos agradáveis a Jesus, como nos mostra em palavras e atitudes o apóstolo Paulo.

 

20. Tragamos sempre em mente que fomos salvos por Jesus; fomos, em Cristo, livres da ira futura e que somos servos do Deus Vivo e Verdadeiro e que, a esse Deus devemos servir com determinação.

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...