sábado, 16 de outubro de 2021

Sermões em 1 Tessalonicenses - Sermão 08 – Relembrando o que vimos no estudo de 1 Tessalonicenses e outros destaques na carta

 

RELEMBRANDO O QUE VIMOS EM I TESSALONICENSES E OUTROS DESTAQUES NA CARTA


1.    Durante algum tempo estive pregando para os irmãos dentro desta carta de Paulo aos Tessalonicenses. Já encerramos a carta no estudo passado, mas eu gostaria ainda hoje de relembrar um pouco do que estudamos e fazer mais alguns destaques dentro desta carta.

2.    Vamos lá:

 

I.       O QUE VIMOS:

 

1.    Características de uma igreja exemplar – capítulo 1

a.    É composta de pessoas verdadeiramente convertidas – uma igreja, pra servir de exemplo, seus membros têm que ser convertidos de verdade – 1:9 e 10: "... dos ídolos vos convertestes a Deus..."

b.    Exemplar é a igreja que recebe a Palavra de Deus com alegria, mesmo que essa "recepção da palavra" a coloque sob tribulação – 1:6: “... recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo...”

c.    Exemplar é a igreja cujos membros são imitadores de homens fiéis e integralmente envolvidos na causa do evangelho, como Paulo, e do senhor Jesus – 1:6: “E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor...”

d.    Exemplar é a igreja pela qual a Palavra de Deus soa – 1:8: “Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou...”

e.    Exemplar é a igreja onde é perceptível a "obra da vossa fé", o "trabalho do amor" e a "paciência da esperança em cristo" – 1:3: “lembrando-nos, sem cessar, da obra da vossa fé, do trabalho da caridade e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai”

 

2.    Como o evangelho deve chegar – “porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.” (1 Ts 1:5 RC)

a.    Em palavras;

b.    Em poder;

c.    No Espírito Santo;

d.    Com muita certeza.

 

3.    Servindo ao Deus Vivo e Verdadeiro – “porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” (1 Ts 1:9-10 RC)

a.    Devemos servir com Determinação. Não importa o quanto lhe seja confiado fazer, tudo quanto lhe vier às mãos para fazer faze-o conforme as suas forças... com determinação; não precisa ser mais do que a sua capacidade ou condição lhe permite, mas também não deve ser menos.

                       i.    Sejamos determinados em servir à causa do Senhor;

                       ii.    Sejamos determinados em servir a Deus com integridade e fidelidade.

                 iii.    Sejamos determinados em servir ao Senhor com alegria e liberalidade, constrangidos pelo amor de Cristo e não coagidos por quem quer que seja.

                   iv.    Sejamos determinados em servir ao Senhor com humildade, ausência de orgulho, trazendo sempre em nossa mente a lembrança de que o que somos o somos em Cristo e por causa de Cristo.

                      v.    Enfim, sejamos determinados em reconhecer e confessar que pertencemos a Jesus e que não vamos ceder a nenhum apelo de nossa carne, do mundo e do diabo para que nos afastemos daquela que é a sua vontade. Sejamos determinados em viver para a honra e glória de nosso Senhor; determinados em servir ao Senhor através de um viver digno e perfeito.

 

4.    O servo de Deus exemplar – capítulos 2 e 3:

a.    O servo de Deus exemplar é alguém em cuja vida a semente do evangelho encontrou terra boa e enraizou-se de forma a não se abater diante das lutas.

b.    O servo de Deus exemplar é alguém cujo desejo é agradar a Deus antes que a homens.

c.    O servo de Deus exemplar é alguém que trabalha por Deus e pelo povo de Deus, mesmo quando tem que trabalhar em outra coisa para seu sustento.

d.    O servo de Deus exemplar é alguém cuja atitude em geral para com o povo de Deus é como a de um pai para com seus filhos.

e.    O servo de Deus exemplar é alguém cuja alegria é ver os irmãos "firmes no Senhor".

f.     Eis aí o servo de Deus exemplar. Consegue se ver nesse “espelho”?

 

5.    Vivendo de uma forma que agrada a Deus – 4.1-12

a.    Vivendo uma vida santificada (1-8)

b.    Vivendo o amor fraternal (9-10)

c.    Vivendo uma vida ordeira (11-12)

d.    Nisso devemos progredir cada vez mais (1 e 10).

 

6.    A vinda do Senhor – 4.13-5.11

a.    Como o ladrão de noite (5.2)

b.    Não durmamos, vigiemos e sejamos sóbrios (5.6)

c.    Quem estiver em cristo irá ao encontro do senhor

d.    Consolem uns aos outros com essas palavras

 

7.    Ensinamentos variados – liderança, cooperação de todos e adoração conjunta – 5.12-28

a.    Somos irmãos, então, somos uma família. Nós estamos aqui reunidos adorando a Deus “em família”. Estes que estão ao seu lado, à sua frente e atrás de você são seus irmãos e irmãs, são sua família espiritual. Ame, abrace, ajude, perdoe... são seus irmãos.

b.    Estamos, juntos, edificando uma igreja, a Primeira Igreja Batista em Muqui. E é preciso que nessa igreja haja:

                    i.    Uma liderança que seja fiel, aceita, valorizada, amada e obedecida;

                   ii.    A cooperação de todos advertindo os insubmissos, encorajando os de pouco ânimo, sustentando os fracos, sendo pacientes, evitando retaliações, procurando seguir sempre o bem e exercitando a alegria no Senhor, alegria contagiante;

                iii.    Interesse pela adoração conjunta, com orações, ações de graça, presença forte e perceptível do Espírito Santo de Deus, Palavra de Deus, vidas devotadas a Deus e uma gostosa comunhão cristã que nos leve a, espontaneamente, orarmos uns pelos outros e uns com os outros e nos saudarmos uns aos outros sinceramente, desejando de coração uma boa noite, um bom dia, uma boa semana, a paz do Senhor, e tudo o mais de bom.

b.    Que igreja maravilhosa é essa, e que igreja maravilhosa será essa. Deus será potencialmente engrandecido pela existência dessa igreja abençoada.

 

II.     OUTROS DESTAQUES NA CARTA:

 

1.    Recordações – 1.2-3 – As recordações de Paulo acerca dos Tessalonicenses eram boas recordações; tão boas que o levavam a orar com ações de graças em relação a eles. Nós não temos controle sobre as recordações deixadas por outros em nós; elas, ou algumas delas, podem ser boas e agradáveis ou desagradáveis. Mas podemos, pelo menos até certo ponto, controlar as recordações que nós vamos deixar. Que elas sejam boas! Que as pessoas agradeçam a Deus pelo convívio que tiveram conosco; que as pessoas tenha só motivos para agradecer quando se recordarem do tempo que passaram em nossa igreja. Quais as recordações nós temos, como indivíduos e como igreja, imprimido na mente das pessoas?

 

2.    Nossas orações pelos irmãos – 3.10-13

a.    Devem ser abundantes e não poucas (10)

b.    Não devem ser apenas por saúde, prosperidade e outros bons motivos, mas relacionados apenas a esta vida; devem ser também:

                        i.    Pelo amadurecimento na fé (10)

                       ii.    Pelo crescimento em amor uns para com os outros (12)

                       iii.    Pela santidade de vida (13)

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

 

FONTES DE CONSULTA:

 

GUIA DO LEITOR DA BÍBLIA

BIBLIA DE ESTUDO WIERSBE


SERMÃO 1:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-01.html

SERMÃO 2:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-02.html

SERMÃO 3:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-03.html

SERMÃO 4:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-04.html

SERMÃO 5:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-05.html

SERMÃOS 6:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-06.html

SERMÃO 7:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-07.html

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...