sábado, 16 de outubro de 2021

Sermões em 1 Tessalonicenses – Sermão 01 – Características de Uma Igreja Exemplar

CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA EXEMPLAR

 

1 Tessalonicenses 1

 

01. Tessalônica no tempo de Paulo era a capital da província romana de Macedônia (a maior região da Grécia e, hoje, a segunda região mais populosa da Grécia).

02. Tessalônica era uma cidade portuária, e, portanto, uma importante cidade. A cidade existe até hoje, com o nome de Saloniki ou Salonica, e é a segunda maior cidade da Grécia e a principal cidade da região da Macedônia. Em 2011, a população da área metropolitana era de 1.104.460, dos quais 788.952 na cidade propriamente dita e 325.182 nos arredores.

03. Como você sabe de tudo isso pastor? – Informações extraídas da Bíblia de Estudo Apologético do ICP, da Bíblia Anotada por Charles C. Ryrie, e Wikipedia.

04. Bem, nessa cidade Paulo, Silas e Timóteo chegaram pela primeira vez durante sua segunda viagem missionária (Atos 17.1-14), pregaram o evangelho com ousadia e determinação (sem isso igreja nenhuma vai pra frente) e a igreja de Cristo foi estabelecida ali.

05. Agora Paulo escreve à igreja. A carta é de Paulo, mas ele diz que junto com ele também estavam Silvano e Timóteo.

06. Nessa carta, lemos hoje o capítulo 1, no qual eu quero destacar o verso 7, onde lemos sobre aquela igreja: “... fostes exemplo...”, e pensar com os irmãos em algumas características de uma igreja da qual se pode dizer isso; características de uma igreja exemplar.

07. Obviamente não vamos pensar nisso “por pensar”, pra cumprir um “Programa de culto”, pra o pastor “mostrar serviço”. Vamos pensar com seriedade, “pensar pensando” que nós, Primeira Igreja Batista em Muqui, devemos ser essa igreja exemplar, e para que “NÓS TODOS”, sejamos essa igreja exemplar, “EU E VOCÊ INDIVUDUALMENTE” devemos nos esforçar por sermos crentes exemplares.

08. Isso posto, vamos às características.

09. A primeira:

 

I. COMPOSTA DE PESSOAS VERDADEIRAMENTE CONVERTIDAS – UMA IGREJA, PRA SERVIR DE EXEMPLO, SEUS MEMBROS TÊM QUE SER CONVERTIDOS DE VERDADE.

 

Vs. 9 e 10: "... dos ídolos vos convertestes a Deus..."

 

01. Bem, é muito natural que essa seja a primeira razão pela qual aquela igreja, a dos Tessalonicenses, se tornou uma igreja exemplar, porque se uma igreja não é composta por pessoas verdadeiramente convertidas, nem de igreja ela pode ser chamada.

02. Mas tem uma coisa que nos chama a atenção: antes eles haviam sido idólatras.

03. Ora, a idolatria não é algo em geral fácil de se desvencilhar, porque por trás dela há forças demoníacas em operação. Na Palavra do Senhor aprendemos que ao mesmo tempo que a adoração idólatra nada é, por não existir outro Deus além do Deus revelado na Bíblia, é também algo gravíssimo porque por trás estão em operação forças malignas. Veja:

 

“... sabemos que o ídolo nada é no mundo e que não há outro Deus, senão um só.” (1 Coríntios 8:4 RC)

 

“... as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus...” (1 Coríntios 10:20 RC)

 

04. E também a idolatria é algo gravíssimo por se tratar de uma substituição de Deus por ídolos.

05. Deus abomina a idolatria

a.    A idolatria foi uma das razões pelas quais Deus algumas vezes castigou severamente o seu povo Israel. Veja um exemplo:

 

“Então, fizeram os filhos de Israel o que parecia mal aos olhos do SENHOR; e serviram aos baalins. E deixaram o SENHOR, Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles, e encurvaram-se a eles, e provocaram o SENHOR à ira. Porquanto deixaram ao SENHOR e serviram a Baal e a Astarote. Pelo que a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e os deu na mão dos roubadores, e os roubaram; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais estar em pé diante dos seus inimigos. Por onde quer que saíam, a mão do SENHOR era contra eles para mal, como o SENHOR tinha dito e como o SENHOR lho tinha jurado; e estavam em grande aperto.” (Juízes 2:11-15 RC)

 

b.    Agora uma pergunta para nossa reflexão: Temos nós ídolos?

 

                                  i.    Talvez não os tenhamos no real e completo sentido do termo, mas talvez haja algo ou alguém pelo que/qual tenhamos um apego excessivo ao ponto de interferir em nossa devoção e fidelidade a Deus. A Abraão Deus disse: "Eu quero o Isaque", e o que Abraão fez? Abraão deu Isaque. Mas ao mancebo de qualidade Jesus disse: "Eu quero o seu dinheiro" (para dar aos pobres), mas o mancebo de qualidade não estava disposto a abrir mão de seu dinheiro, demonstrando assim estar excessivamente apegado a ele; os bens materiais eram seu ídolo.

                                ii.    O que você tem ou faz e que ainda não se dispôs a dar para Deus, ou a renunciar por amor a Deus? Esse é o seu ídolo, seja o que for. A satisfação pessoal carnal hoje é um grande ídolo na vida de muita gente. Na bíblia lemos que devemos buscar a santificação porque o nosso Deus é Santo; e que porque o Senhor deseja fazer maravilhas no meio de nós, devemos nos santificar; e que sem a santificação ninguém verá o Senhor. Mas o que vemos, abundantemente? O que vemos é que, se para investir na santificação temos que renunciar a nossa satisfação pessoal carnal, mui especialmente a satisfação pessoal carnal de poder “fazer sexo”, preferimos “deixar pra lá” ou pelo menos adiar o “projeto” da santificação. E esse “adiar” nem sempre é porque há a intenção de renúncia ao pecado um pouco mais à frente, mas é porque esse pecado, pensamos, já não será mais pecado quando, por exemplo, no caso do sexo, for ao cartório e fazer o casamento civil. Perdemos a noção, perdemos a noção, perdemos a noção da gravidade do pecado; perdemos a noção do fato de que com Deus não se brinca, que Deus não se deixa escarnecer e que aquilo que o homem semeia isso ele ceifa. Miseráveis homens que somos!!!

                               iii.    Temos ídolos? A resposta é sim. Se ídolo é toda e qualquer coisa que ocupa o lugar de Deus em nossas vidas, então a resposta é sim, e destes ídolos, prestem atenção, destes ídolos temos que nos converter, de todos eles, não pode sobrar sequer um – dinheiro, sexo, poder, fama, sucesso, diversão, satisfação pessoal... tudo! ...

 

06. Feita essa reflexão, continuemos:

07. Então, uma igreja, para ser denominada de exemplar, precisa ser composta de pessoas verdadeiramente convertidas. Não basta ter uma igreja "cheia" de gente, é preciso que essa gente seja gente verdadeiramente regenerada pelo poder do evangelho. Obviamente que precisamos pensar também numericamente, mas a "quantidade" nada é se não houver conversão real. Por outro lado, se houver real conversão, então a quantidade é louvável e trará muitos benefícios à igreja.

08. Então, em primeiro lugar, aquela foi uma igreja exemplar porque composta de pessoas realmente convertidas, e a nossa igreja é exemplar na medida em que as pessoas que a compõem são verdadeiramente convertidas. Mas não é só por isso, tem mais:

 

II. EXEMPLAR É A IGREJA QUE RECEBE A PALAVRA DE DEUS COM ALEGRIA, MESMO QUE ESSA "RECEPÇÃO DA PALAVRA" A COLOQUE SOB TRIBULAÇÃO.

 

Vs. 6: “... recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo...”

 

01. Tribulação aqui indica a pressão e opressão que sobreveio a eles através de judeus de Tessalônica insatisfeitos com o fato de que muitos estavam crendo em Jesus.

02. Veja Atos 17.1-15

03. Bem, esse tipo de tribulação e outros tipos até bem piores que estes, tem sido uma realidade bem presente em toda a história do cristianismo, até nos dias de hoje.

04. Entretanto, independentemente disso, o evangelho tem avançado e prosperado por causa de crentes como esses da igreja de Tessalônica.

05. Na parábola do Semeador Jesus fala de pessoas que se afastam quando vêm as tentações ou provações porque não têm raiz profunda – Estes Tessalonicenses não são desse tipo.

06. E depois deles, Deus não tem deixado a igreja de Jesus sem servos fiéis. Tertuliano, escritor do século II, chegou a escrever, diante do fato de que sempre que surgia uma perseguição havia mais cristãos para perseguir, e não menos, que "o sangue dos mártires é a semente da igreja".

07. Mas, pensemos em nós...

 

Se hoje fosse aquele tempo,

 

e aqui fosse Tessalônica,

 

e aqui houvesse aquela mesma pressão,

 

mas nós fôssemos nós mesmos e não eles, com a nossa firmeza e não a deles,

 

poderia ser testemunhado de nós o mesmo que foi testemunhado acerca deles?

 

Você pode dizer de si mesmo que é firme na fé?

 

Você pode dizer de si mesmo que é alguém firmemente arraigado no evangelho de Cristo, venha o que vier e haja o que houver?

 

08. Vamos adiante:

 

III. EXEMPLAR É A IGREJA CUJOS MEMBROS SÃO IMITADORES DE HOMENS FIÉIS E INTEGRALMENTE ENVOLVIDOS NA CAUSA DO EVANGELHO, COMO PAULO, E DO SENHOR JESUS.

 

Vs. 6: “E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor...”

 

01. Em outra carta, a primeira carta aos Coríntios, Paulo diz: “Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo.” (1 Coríntios 11:1 RC)

02. Meus irmãos, isso é algo para nos fazer pensar. Não se trata apenas de um registro pelo simples prazer, ou desejo, ou dever de informar para ficarmos sabendo de algo do passado. Não! Está registrado, e com louvor, que aquela igreja havia se tornado exemplar também por esta razão e está registrado que Paulo orienta aos irmãos da igreja de Corinto que sejam seus imitadores porque ele é imitador de Cristo, porque essa deve ser a atitude da igreja de Cristo em todos os tempos e em todos os lugares.

03. Então, precisamos ser imitadores de Cristo. Basta dizer de Cristo, uma vez que imitar a Paulo significa imitar a Cristo porque ele mesmo era imitador de Cristo.

04. A palavra traduzida por imitadores é <<mimetai>> que significa <<cópia>>.

05. Então temos que "copiar" a Cristo, isto é "reproduzir imitando", "mostrar-se *parecido com*, ou *semelhante a*"... Cristo.

06. A quem você tem "copiado"?

07. Infelizmente temos visto muitas pessoas, e à vezes nós mesmos, "copiando" outras pessoas e coisas, ao mundo, e não a Cristo.

08. Quando é que nós podemos dizer que estamos "copiando" a Cristo?

a.    Quando nos esforçamos por ser conhecedores da Palavra de Deus porquanto Cristo era conhecedor;

b.    Quando nos dedicamos à oração porquanto Cristo era dedicado à oração;

c.    Quando nos esforçamos por viver uma vida santificada porquanto Cristo viveu uma vida santificada;

d.    Quando nos envolvemos, "vestimos a camisa" da causa do evangelho porquanto Jesus assim agia;

e.    Quando amamos, até aos inimigos, porquanto Cristo assim amava e ensinava;

f.     Isso dentre outras coisas.

09. De quem temos procurado ser mimetai?

 

IV. EXEMPLAR É A IGREJA PELA QUAL A PALAVRA DE DEUS SOA.

 

Vs. 8: “Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou...”

 

01. "Soou" ou "repercutiu" é tradução de uma palavra grega bem interessante, que quer dizer que houve uma proclamação em voz alta, forte e inequívoca.

02. É outro contexto e se trata de um outro assunto, mas também serve aqui aquilo que Paulo escreveu aos Coríntios: “... se as coisas inanimadas que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara? Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?” (1 Coríntios 14:7-8 RC)

03. A mensagem daqueles Tessalonicenses não deixava dúvidas, era uma mensagem inequívoca, ao ponto de Paulo dizer que nem precisava falar mais nada. Eles eram "instrumentos que davam sonidos certos e não incertos", e isso significa não só que a pregação deles era clara era abundante, mas também que a vida deles combinava com aquilo que pregavam.

04. Vocês estão entendendo?

05. Uma pessoa atraída pelo som de uma flauta ao chegar ao local de onde vem o som espera ver uma flauta; se ele vir uma bateria vai estranhar muito; vai balançar a cabeça, fechar e abrir os olhos, passar a mão nos ouvidos e vai dizer: Eu "ouço flauta, mas vejo uma bateria, alguma coisa está errada"

06. Os irmãos estão entendendo?

07. O que estou querendo dizer é que a vida precisa combinar com aquilo que se prega.

08. Dessa forma, a mensagem será não apenas verdadeira, mas poderosa também.

09. Acontece que muitas vezes as pessoas nos veem pregando uma coisa e vivendo outra. Elas poderão até reconhecer a verdade, mas dificilmente serão transformadas porque a palavra não chega até elas com poder, o poder do Espírito, que trabalha numa vida santificada.

a.    Há quem pregue que se deve amar e não ama;

b.    Há quem pregue que se deve perdoar e não perdoa;

c.    Há quem pregue que não se deve adulterar e vive no adultério;

d.    Há quem pregue que não se deve roubar e rouba;

e.    Há quem pregue que não se deve embriagar com vinho (ou qualquer outra bebida alcoólica) em que há contenda, e sim encher-se do Espírito, mas embriaga-se;

f.     Há quem pregue que não se deve falar mal dos outros, mas a língua não sossega. Tem uma música, "Domingueiro”, em que uma parte chega a ser cômica, quando diz: "Henriqueta Moraes é a tal; diz a todos que é crente leal; linguaruda proverbial..."

g.    Há quem pregue que se deve viver uma vida santificada e vive no erro;

h.    Há quem pregue que se deve contribuir e não contribui;

i.      Enfim, há muitas outras coisas que são pregadas, mas que às vezes não são vividas.

j.      E você pode dizer que não prega, mas o simples fato de alguém saber que você é cristão, num país como o nosso, onde todo mundo sabe ou pensa que sabe o que significa ser cristão, já faz de você, de certa forma, um pregador de todas essas coisas.

10. A vida precisa combinar com aquilo que se prega.

11. "Não há maneira de mandar ou ensinar mais forte e eficaz do que o exemplo: este persuade sem retórica; reduz sem porfia; convence sem debate; desata todas as dúvidas e elimina caladamente todas as desculpas." (M. Bernardes)

12. Os Crentes de Tessalônica eram assim, e por isso se tornaram exemplo. E nós devemos ser uma igreja assim.

 

V. EXEMPLAR É A IGREJA ONDE É PERCEPTÍVEL A "OBRA DA VOSSA FÉ", O "TRABALHO DO AMOR" E A "PACIÊNCIA DA ESPERANÇA EM CRISTO"

 

Vs. 3: “lembrando-nos, sem cessar, da obra da vossa fé, do trabalho da caridade e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai”

 

01. “Obra da vossa fé” – O que pode significar isso senão o envolvimento nas atividades normais da igreja? (evangelização, adoração, serviço, comunhão, discipulado, etc)

a.    A Almeida Revista e Atualizada traduz "operosidade" ao invés de "obra". Talvez "operosidade" nos dê mais noção do trabalho deles, porque a palavra traduzida por obra, segundo Champlin, é uma palavra que indica que a atividade deles em prol do evangelho era abundante. Eles realmente estavam envolvidos; eles realmente "vestiram a camisa" e "entraram em campo" e "jogaram o jogo"...

b.    Será que isso nos diz alguma coisa?

02. “Trabalho do amor” – Significa que a "operosidade" deles era por causa do amor.

a.    Eles amavam a Cristo;

b.    Eles amavam a causa de Cristo;

c.    Eles amavam a igreja de Cristo;

d.    Eles amavam as pessoas por quem Cristo morreu.

e.    Novamente: será que isso nos diz alguma coisa?

03. “Paciência da Esperança em Cristo” – Paciência aqui significa que eles eram constantes, resistentes, firmes mesmo em meio a toda aquela pressão e opressão por parte dos judeus, porque eles tinham esperança em Cristo. Talvez eles estivessem perdendo muita coisa neste mundo por causa de sua fé em Cristo e por causa de sua operosidade por Cristo, mas o olhar deles não estava focado neste mundo.

04. Essa é uma igreja exemplar; essa é a igreja que devemos ser.

 

CONCLUSÃO

 

01. Essas são, então, características de uma igreja exemplar. Tem mais, mas aqui fiquemos com apenas essas cinco.

02. Repetindo para fixarmos bem em nossa mente:

a.    Característica 1: Composta de pessoas verdadeiramente convertidas;

b.    Característica 2: Recebe a Palavra de Deus com alegria, mesmo que isso lhe traga alguma tribulação;

c.    Característica 3: Tem membros imitadores não do mundo, mas de homens fiéis e de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo;

d.    Característica 4: Prega a Palavra – por ela a Palavra de Deus “soa”;

e.    Característica 5: Nela é visível a obra da fé, o trabalho do amor e a paciência da esperança em Cristo.

03. Sua igreja é assim? E o qual a sua parcela de responsabilidade por ela ser assim ou, então, por ela NÃO ser assim?

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...