COMO O EVANGELHO DEVE CHEGAR
“porque o nosso evangelho não foi a vós
somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita
certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.” (1 Ts 1:5 RC)
1.
Nos últimos dias tenho procurado
desenvolver uma série de pregações com base em 1 Tessalonicenses. Não é uma
série para ser pregada necessariamente em sequência, apesar de que vou dispô-la
em sequência em meus registros de pregações. Essa é a segunda pregação, e eu
quero iniciá-la me referindo à primeira, ainda que isso não seja necessário.
2.
Na primeira pregação, falei sobre o
fato de a igreja de Tessalônica ter sido uma igreja exemplar, e que os motivos
foram:
a.
O fato de ela ser composta de pessoas
verdadeiramente convertidas, fato constatado pela leitura dos versos 9 e 10 do
capítulo 1, especialmente a parte que diz: "... dos ídolos vos
convertestes a Deus..."
b.
O fato de ela ter recebido a palavra
com alegria, mesmo que essa recepção da palavra a colocasse sob tribulação,
fato constatado pela leitura do verso 6 do mesmo capítulo: “...
recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo...”
c.
O fato de os seus integrantes terem se
tornado imitadores de homens fiéis e integralmente envolvidos na causa do
evangelho, como Paulo, e também por terem se tornado imitadores do Senhor
Jesus, como diz o mesmo verso 6: “E vós fostes feitos nossos
imitadores e do Senhor...”
d.
O fato de que eles se tornaram
anunciadores da Palavra: “Porque por vós soou a palavra do Senhor, não
somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para
com Deus se espalhou...”
e.
E também o fato da, usando as palavras
do próprio texto, verso 3 do capítulo 1, “obra da vossa fé”, do “trabalho do
amor” e da “paciência/firmeza da esperança em Cristo.
3.
Pois bem, hoje quero dizer que a razão
de ter sido assim naquela igreja reside, também, no fato de como o evangelho
chegou até eles. Vamos pensar sobre isso com nossa mente lá no passado, mas
também cá no presente. Como o evangelho chegou? Como o evangelho precisa
chegar?
4.
Bem, primeiramente, o evangelho chegou e precisa
chegar EM PALAVRAS.
I.
EM
PALAVRAS
1.
Vejam que Paulo diz aos Tessalonicenses
que o Evangelho lhes havia sido pregado “não
somente em Palavras, mas também em...”.
2.
“Não somente em Palavras” significa que
houve algo mais e que há necessidade desse algo mais, que a nossa fala apenas
não é suficiente para que o evangelho atinja o seu objetivo.
3.
Entretanto, “não somente em palavras”
NÃO significa que não é preciso dizer nada. Houve a palavra falada e houve
também outros elementos que veremos a seguir.
4.
O anúncio do evangelho através da nossa
fala é de extrema importância.
5.
A ordem de Jesus para seus servos de
todos os tempos é ir a todo o mundo e pregar o evangelho.
6.
Em Mateus 10.27 Jesus instrui seus servos
a dizer à plena luz e a proclamar dos eirados aquilo que lhes é ensinado às
ocultas e ao pé do ouvido, e isso devem fazer sem temer àqueles que matam o
corpo, mas não podem matar a alma; se há alguém a quem devemos temer este é
Deus, que pode fazer perecer no inferno tanto a alma quanto o corpo.
7.
Paulo, escrevendo aos Coríntios, diz
que “Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não
conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura
da pregação. Porque os judeus
pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus
e loucura para os gregos. Mas, para os que são chamados, tanto judeus como
gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de
Deus.” (1 Coríntios 1:21-24 RC)
8.
Sempre enfatizamos a verdade de que o servo de Deus deve dar bom
testemunho e que este fala mais alto que palavras, mas isso não significa que
ele não precisa anunciar com palavras. Jamais o servo de Deus deve deixar de
anunciar o evangelho com palavras; jamais a igreja do Senhor deve deixar de
anunciar o evangelho com palavras; pregar o evangelho deve ser um dos
pilares da igreja do Senhor.
9.
Irmãos da Igreja Batista em Muqui, saibam que o evangelho deve chegar e
continuar chegando em Muqui, através de nós, “também em palavras”.
Certamente que “não somente em palavras”, mas TAMBÉM EM PALAVRAS – É
NOSSA OBRIGAÇÃO FALAR/PREGAR O EVANGELHO PARA ESSE POVO – DEUS VAI REQUERER
ISSO DE NÓS – DEUS VAI REQUERER ISSO DE VOCÊ.
10. Segundo, e evangelho chegou, e precisa
continuar chegando EM PODER.
II.
EM
PODER
1.
O EVANGELHO, DIZ Paulo, chegou aos
tessalonicenses não somente em palavras, mas também em poder. Isso tem a ver
com a forma como eles receberam o evangelho que lhes fora pregado e qual o
efeito esse evangelho produziu em face da forma como foi recebido.
2.
O evangelho, porque eles o receberam de
verdade, com fé e com um coração aberto e disposto, teve poder / capacidade /
habilidade de efetuar mudanças profundas na vida deles. O dunamis (essa é a palavra traduzida por poder aqui) do evangelho
“implodiu” a velha vida daqueles Tessalonicenses para que uma nova vida fosse
erguida a partir de então. E aqueles Tessalonicenses, que antes haviam sido
extremamente idólatras, mas que agora haviam recebido a Palavra com muita
alegria no Espírito Santo mesmo em meio a muitas tribulações:
a.
Se tornaram imitadores dos apóstolos;
b.
Se tornaram imitadores do Senhor Jesus;
c.
Se tornaram modelo para todos os
crentes na Macedônia e Acaia;
d.
Se tornaram grandes anunciadores do
evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo – “... por vós repercutiu a Palavra...
Macedônia... Acaia... toda parte...”
3.
Paulo “olhou” para eles e “viu” esse
efeito produzido pelo evangelho, e escreveu-lhes para, dentre outras coisas,
lhes dizer isso – “Vejo que o evangelho chegou até vós não somente em
palavras...”
4.
Meus irmãos, meus irmãos, irmãos da
Igreja Batista em Muqui, qual é o efeito que o evangelho, esse evangelho que já
chegou e continua chegando até nós em palavras, tem produzido em nossas vidas?
5.
Se o evangelho não produz efeito, se o
evangelho não “implode” nossa vida para que outra vida possa ser reconstruída,
é porque ele tem chegado “apenas em palavras”.
6.
“Nasce de novo”, é “nova criatura”, “as
coisas velhas já passaram e tudo se fez novo”, já “foi crucificado com Cristo e
com Cristo ressuscitou para viver em novidade de vida”, vive neste mundo
“sóbria, justa e piamente”, “pensa nas coisas que são de cima”, busca as coisas
que são de cima”, “busca em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça”,
“crucifica a carne com suas paixões e concupiscências” aquele em cuja vida o
evangelho chegou não só em palavras, mas também em poder – é assim que diz as
Escrituras, e é assim que tem que ser.
7.
Paulo “olhou” para os Tessalonicenses e
viu que o evangelho agiu poderosamente na vida deles. Ele viu aqueles que
outrora estavam perdidos na idolatria agora vivendo como os Apóstolos viviam,
vivendo como Jesus Cristo viveu entre nós, sendo modelos de crentes e grandes
anunciadores do evangelho. Quão feliz deve ter ficado o Apóstolo Paulo! Quão
gratificante é ver crentes assim! Por outro lado, quão triste é ver que há
crentes que querem ser imitadores não de Cristo, mas do mundo, crentes que não
querem se “adequar” a Jesus Cristo e sim que Jesus Cristo se “adeque” a eles e
àquilo que eles pensam, que querem viver segundo a carne, que não se preocupam
em anunciar o evangelho, que não podem ser colocados na categoria de modelos
para os demais crentes... O evangelho não lhes chegou como deve chegar, em
Poder, “implodindo” e “reconstruindo” a vida para a glória de Deus.
8.
Terceiro, o evangelho chegou e deve
continuar chegando NO ESPÍRITO SANTO.
III.
NO
ESPÍRITO SANTO
1.
O poder do evangelho é poder do
Espírito Santo.
2.
O evangelho deve ser pregado na
dependência do Espírito Santo, pois é o Espírito Santo quem produz convicção de
pecado, arrependimento e conversão.
a.
Um homem inteligente pode, pela sua inteligência,
levar uma pessoa a aderir à causa de uma igreja;
b.
Um homem persuasivo pode, pelo seu
poder de persuasão, levar uma pessoa a aderir à causa de uma igreja;
c.
Uma mãe (ou um pai) que muito quer ver
seu filho na igreja pode, por motivos emocionais, conseguir que seu filho
“esteja na igreja”;
d.
Um bom sermão seguido por um forte
apelo emocional pode fazer com que muita gente “levante a mão” e “venha à
frente”;
e.
Mas somente o Espírito Santo de Deus
pode produzir verdadeira convicção de pecado, verdadeiro arrependimento e
verdadeira conversão.
3.
Então, o evangelho precisa chegar a uma
cidade ou a uma pessoa, “no Espírito Santo”, e o pregador deve pregar na
dependência do Espírito Santo.
a.
O pregador deve se preparar com esmero
– ler bastante, estudar bastante, não só a Bíblia como também bons livros;
b.
O pregador deve também se esforçar ao
máximo, dar o melhor de si, na “entrega” de sua mensagem, seu sermão – e até há
matérias na escola teológica que tratam desse assunto, ensinam como fazer;
c.
Mas o pregador deve entender que se o
Espírito Santo de Deus não agir não haverá verdadeiras conversões, e que não há
nada pior para uma igreja do que falsas conversões, e nem para o que pensa que
se converteu quando não o fez de fato, e que, portanto, ele deve, antes,
durante e depois, a todo tempo, reconhecer sua dependência da ação do Espírito
Santo e, portanto, orar, orar e orar antes mesmo de estudar e pedir que outros orem
também.
4.
Meus irmãos, essa dependência do
Espírito, essa ação do Espírito, além de produzir verdadeiras conversões e ser
benéfica para a igreja e para quem é alcançado pelo evangelho, ainda traz o
benefício de tirar a glória de sobre quem não a tem e colocá-la sobre quem a
tem. Quem não a tem? O pregador. E quem a tem? Deus, nas pessoas do Pai, que
leva o pecador ao Filho; do Filho, que salva o pecador arrependido; e do
Espírito Santo, que convence o pecador de que ele é pecador e que precisa
arrepender-se e invocar o nome do Senhor.
5.
PRA QUEM DIZ QUE SE CONVERTEU UM DIA:
Quem convenceu você? Se tem transformação na sua vida, foi o Espírito Santo de
Deus, e o evangelho lhe chegou no poder do Espírito. Mas se não tem
transformação, temo o evangelho não lhe tenha chegado no poder do Espírito e
sua conversão não seja real.
6.
PRA QUEM ANUNCIA O EVANGELHO (e todos
os crentes devem fazê-lo de uma forma ou de outra): Anuncie na dependência do
Espírito; não confie na sua sabedoria, confie no Espírito Santo; ore para que o
poder do Espírito Santo de Deus se manifeste na vida daquele para quem você for
anunciar o evangelho.
7.
Quarto, o evangelho chegou e precisa
continuar chegando COM MUITA CERTEZA.
IV.
COM
MUITA CERTEZA
1.
Certeza, ou “plena convicção”, tanto da
parte de quem prega quanto da parte de quem recebe. Certeza ou convicção de
que? Ora, certeza ou convicção de que se trata realmente de uma mensagem vinda
de Deus e que, portanto, precisamos dar a ela toda a nossa atenção.
2.
Eu, que prego, preciso ter convicção; e
você se for anunciar, quando o fizer precisa ter convicção, ou é melhor nem
fazer.
3.
E precisamos trabalhar para que quem
vier a receber o evangelho o receba não por alguma conveniência, mas por
convicção de que ele é a expressão da verdade vinda de Deus. O que apregoa o
evangelho? Bem resumidamente, ele apregoa que eu sou pecador, e como tal estou
perdido, separado de Deus, mas Deus tem uma oferta de salvação para mim através
de Seu Filho Jesus Cristo, somente através dele. Ora, a pessoa precisa estar
convicta de que esta é a verdade e, usando uma expressão popular, “vir para a
igreja” certa disso, certa de que esta é a verdade e de que ela, então, quer
render-se a Jesus Cristo para a sua salvação, e não por alguma conveniência
qualquer. Quais seriam algumas dessas conveniências?:
a.
A família é da igreja;
b.
O(a) namorado(a) é da igreja;
c.
Amizades;
d.
Quer tocar na banda da igreja;
e.
É músico que fracassou lá fora, quem
sabe dá certo na igreja? (Obviamente não são todos... felizmente uma pequena
parte... mas tem...)
f.
Promessas de bênçãos... especialmente
prosperidade.
g.
E o que mais?...
4.
Jesus disse: “Se a luz que em ti há são
trevas, quão grandes serão tais trevas”.
5.
A mensagem que o evangelho apregoa é
séria demais para ser tratada com pouca importância, com pouca convicção... é preciso
ter “plena certeza”. Quem prega precisa ter plena certeza, e o que recebe
precisa ter plena certeza.
CONCLUINDO
1.
Como o evangelho deve chegar?
a.
Em palavras;
b.
Em poder;
c.
No Espírito Santo;
d.
Com muita certeza.
2.
Foi assim que o evangelho chegou aos
Tessalonicenses, e porque assim chegou, ali estava um grupo de imitadores não
do mundo, mas dos apóstolos e do Senhor Jesus Cristo; ali estava um grupo de
crentes-modelo; ali estava um grupo de crentes missionários, que faziam a
Palavra chegar em muitos lugares; ali estava um grupo de crentes cujo trabalho
resultante da fé, cujo esforço desprendido e feito com amor, cuja firmeza da
esperança em Jesus Cristo era mais que evidente a quem quer que para eles
olhasse.
3.
Meu irmão, é assim que o evangelho tem
que chegar e continuar chegando em sua vida e é assim que o evangelho tem que
chegar às pessoas de Muqui através de sua voz e de sua vida.
Pr.
Walmir Vigo Gonçalves
SERMÕES EM I TESSALONICENSES
SERMÃO 1:
https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-01.html
SERMÃO 3:
https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-03.html
SERMÃO 4:
https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-04.html
SERMÃO 5:
https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-05.html
SERMÃO 6:
https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-06.html
SERMÃO 7:
https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-07.html
SERMÃO 8:
https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-08.html
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