sábado, 16 de outubro de 2021

Sermões em 1 Tessalonicenses – Sermão 02 – Como o Evangelho Deve Chegar

 

COMO O EVANGELHO DEVE CHEGAR

 

“porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.” (1 Ts 1:5 RC)

 

1.    Nos últimos dias tenho procurado desenvolver uma série de pregações com base em 1 Tessalonicenses. Não é uma série para ser pregada necessariamente em sequência, apesar de que vou dispô-la em sequência em meus registros de pregações. Essa é a segunda pregação, e eu quero iniciá-la me referindo à primeira, ainda que isso não seja necessário.

2.    Na primeira pregação, falei sobre o fato de a igreja de Tessalônica ter sido uma igreja exemplar, e que os motivos foram:

a.    O fato de ela ser composta de pessoas verdadeiramente convertidas, fato constatado pela leitura dos versos 9 e 10 do capítulo 1, especialmente a parte que diz: "... dos ídolos vos convertestes a Deus..."

b.    O fato de ela ter recebido a palavra com alegria, mesmo que essa recepção da palavra a colocasse sob tribulação, fato constatado pela leitura do verso 6 do mesmo capítulo: “... recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo...”

c.    O fato de os seus integrantes terem se tornado imitadores de homens fiéis e integralmente envolvidos na causa do evangelho, como Paulo, e também por terem se tornado imitadores do Senhor Jesus, como diz o mesmo verso 6: “E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor...”

d.    O fato de que eles se tornaram anunciadores da Palavra: “Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou...”

e.    E também o fato da, usando as palavras do próprio texto, verso 3 do capítulo 1, “obra da vossa fé”, do “trabalho do amor” e da “paciência/firmeza da esperança em Cristo.

3.    Pois bem, hoje quero dizer que a razão de ter sido assim naquela igreja reside, também, no fato de como o evangelho chegou até eles. Vamos pensar sobre isso com nossa mente lá no passado, mas também cá no presente. Como o evangelho chegou? Como o evangelho precisa chegar?

4.    Bem, primeiramente, o evangelho chegou e precisa chegar EM PALAVRAS.

 

I.             EM PALAVRAS

 

1.    Vejam que Paulo diz aos Tessalonicenses que o Evangelho lhes havia sido pregado “não somente em Palavras, mas também em...”.

2.    “Não somente em Palavras” significa que houve algo mais e que há necessidade desse algo mais, que a nossa fala apenas não é suficiente para que o evangelho atinja o seu objetivo.

3.    Entretanto, “não somente em palavras” NÃO significa que não é preciso dizer nada. Houve a palavra falada e houve também outros elementos que veremos a seguir.

4.    O anúncio do evangelho através da nossa fala é de extrema importância.

5.    A ordem de Jesus para seus servos de todos os tempos é ir a todo o mundo e pregar o evangelho.

6.    Em Mateus 10.27 Jesus instrui seus servos a dizer à plena luz e a proclamar dos eirados aquilo que lhes é ensinado às ocultas e ao pé do ouvido, e isso devem fazer sem temer àqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; se há alguém a quem devemos temer este é Deus, que pode fazer perecer no inferno tanto a alma quanto o corpo.

7.    Paulo, escrevendo aos Coríntios, diz que “Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.” (1 Coríntios 1:21-24 RC)

8.    Sempre enfatizamos a verdade de que o servo de Deus deve dar bom testemunho e que este fala mais alto que palavras, mas isso não significa que ele não precisa anunciar com palavras. Jamais o servo de Deus deve deixar de anunciar o evangelho com palavras; jamais a igreja do Senhor deve deixar de anunciar o evangelho com palavras; pregar o evangelho deve ser um dos pilares da igreja do Senhor.

9.    Irmãos da Igreja Batista em Muqui, saibam que o evangelho deve chegar e continuar chegando em Muqui, através de nós, “também em palavras”. Certamente que “não somente em palavras”, mas TAMBÉM EM PALAVRAS – É NOSSA OBRIGAÇÃO FALAR/PREGAR O EVANGELHO PARA ESSE POVO – DEUS VAI REQUERER ISSO DE NÓS – DEUS VAI REQUERER ISSO DE VOCÊ.

10.  Segundo, e evangelho chegou, e precisa continuar chegando EM PODER.

 

II.            EM PODER

 

1.    O EVANGELHO, DIZ Paulo, chegou aos tessalonicenses não somente em palavras, mas também em poder. Isso tem a ver com a forma como eles receberam o evangelho que lhes fora pregado e qual o efeito esse evangelho produziu em face da forma como foi recebido.

2.    O evangelho, porque eles o receberam de verdade, com fé e com um coração aberto e disposto, teve poder / capacidade / habilidade de efetuar mudanças profundas na vida deles. O dunamis (essa é a palavra traduzida por poder aqui) do evangelho “implodiu” a velha vida daqueles Tessalonicenses para que uma nova vida fosse erguida a partir de então. E aqueles Tessalonicenses, que antes haviam sido extremamente idólatras, mas que agora haviam recebido a Palavra com muita alegria no Espírito Santo mesmo em meio a muitas tribulações:

a.    Se tornaram imitadores dos apóstolos;

b.    Se tornaram imitadores do Senhor Jesus;

c.    Se tornaram modelo para todos os crentes na Macedônia e Acaia;

d.    Se tornaram grandes anunciadores do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo – “... por vós repercutiu a Palavra... Macedônia... Acaia... toda parte...”

3.    Paulo “olhou” para eles e “viu” esse efeito produzido pelo evangelho, e escreveu-lhes para, dentre outras coisas, lhes dizer isso – “Vejo que o evangelho chegou até vós não somente em palavras...”

4.    Meus irmãos, meus irmãos, irmãos da Igreja Batista em Muqui, qual é o efeito que o evangelho, esse evangelho que já chegou e continua chegando até nós em palavras, tem produzido em nossas vidas?

5.    Se o evangelho não produz efeito, se o evangelho não “implode” nossa vida para que outra vida possa ser reconstruída, é porque ele tem chegado “apenas em palavras”.

6.    “Nasce de novo”, é “nova criatura”, “as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo”, já “foi crucificado com Cristo e com Cristo ressuscitou para viver em novidade de vida”, vive neste mundo “sóbria, justa e piamente”, “pensa nas coisas que são de cima”, busca as coisas que são de cima”, “busca em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça”, “crucifica a carne com suas paixões e concupiscências” aquele em cuja vida o evangelho chegou não só em palavras, mas também em poder – é assim que diz as Escrituras, e é assim que tem que ser.

7.    Paulo “olhou” para os Tessalonicenses e viu que o evangelho agiu poderosamente na vida deles. Ele viu aqueles que outrora estavam perdidos na idolatria agora vivendo como os Apóstolos viviam, vivendo como Jesus Cristo viveu entre nós, sendo modelos de crentes e grandes anunciadores do evangelho. Quão feliz deve ter ficado o Apóstolo Paulo! Quão gratificante é ver crentes assim! Por outro lado, quão triste é ver que há crentes que querem ser imitadores não de Cristo, mas do mundo, crentes que não querem se “adequar” a Jesus Cristo e sim que Jesus Cristo se “adeque” a eles e àquilo que eles pensam, que querem viver segundo a carne, que não se preocupam em anunciar o evangelho, que não podem ser colocados na categoria de modelos para os demais crentes... O evangelho não lhes chegou como deve chegar, em Poder, “implodindo” e “reconstruindo” a vida para a glória de Deus.

8.    Terceiro, o evangelho chegou e deve continuar chegando NO ESPÍRITO SANTO.

 

III.          NO ESPÍRITO SANTO

 

1.    O poder do evangelho é poder do Espírito Santo.

2.    O evangelho deve ser pregado na dependência do Espírito Santo, pois é o Espírito Santo quem produz convicção de pecado, arrependimento e conversão.

a.    Um homem inteligente pode, pela sua inteligência, levar uma pessoa a aderir à causa de uma igreja;

b.    Um homem persuasivo pode, pelo seu poder de persuasão, levar uma pessoa a aderir à causa de uma igreja;

c.    Uma mãe (ou um pai) que muito quer ver seu filho na igreja pode, por motivos emocionais, conseguir que seu filho “esteja na igreja”;

d.    Um bom sermão seguido por um forte apelo emocional pode fazer com que muita gente “levante a mão” e “venha à frente”;

e.    Mas somente o Espírito Santo de Deus pode produzir verdadeira convicção de pecado, verdadeiro arrependimento e verdadeira conversão.

3.    Então, o evangelho precisa chegar a uma cidade ou a uma pessoa, “no Espírito Santo”, e o pregador deve pregar na dependência do Espírito Santo.

a.    O pregador deve se preparar com esmero – ler bastante, estudar bastante, não só a Bíblia como também bons livros;

b.    O pregador deve também se esforçar ao máximo, dar o melhor de si, na “entrega” de sua mensagem, seu sermão – e até há matérias na escola teológica que tratam desse assunto, ensinam como fazer;

c.    Mas o pregador deve entender que se o Espírito Santo de Deus não agir não haverá verdadeiras conversões, e que não há nada pior para uma igreja do que falsas conversões, e nem para o que pensa que se converteu quando não o fez de fato, e que, portanto, ele deve, antes, durante e depois, a todo tempo, reconhecer sua dependência da ação do Espírito Santo e, portanto, orar, orar e orar antes mesmo de estudar e pedir que outros orem também.

4.    Meus irmãos, essa dependência do Espírito, essa ação do Espírito, além de produzir verdadeiras conversões e ser benéfica para a igreja e para quem é alcançado pelo evangelho, ainda traz o benefício de tirar a glória de sobre quem não a tem e colocá-la sobre quem a tem. Quem não a tem? O pregador. E quem a tem? Deus, nas pessoas do Pai, que leva o pecador ao Filho; do Filho, que salva o pecador arrependido; e do Espírito Santo, que convence o pecador de que ele é pecador e que precisa arrepender-se e invocar o nome do Senhor.

5.    PRA QUEM DIZ QUE SE CONVERTEU UM DIA: Quem convenceu você? Se tem transformação na sua vida, foi o Espírito Santo de Deus, e o evangelho lhe chegou no poder do Espírito. Mas se não tem transformação, temo o evangelho não lhe tenha chegado no poder do Espírito e sua conversão não seja real.

6.    PRA QUEM ANUNCIA O EVANGELHO (e todos os crentes devem fazê-lo de uma forma ou de outra): Anuncie na dependência do Espírito; não confie na sua sabedoria, confie no Espírito Santo; ore para que o poder do Espírito Santo de Deus se manifeste na vida daquele para quem você for anunciar o evangelho.

7.    Quarto, o evangelho chegou e precisa continuar chegando COM MUITA CERTEZA.

 

IV.          COM MUITA CERTEZA

 

1.    Certeza, ou “plena convicção”, tanto da parte de quem prega quanto da parte de quem recebe. Certeza ou convicção de que? Ora, certeza ou convicção de que se trata realmente de uma mensagem vinda de Deus e que, portanto, precisamos dar a ela toda a nossa atenção.

2.    Eu, que prego, preciso ter convicção; e você se for anunciar, quando o fizer precisa ter convicção, ou é melhor nem fazer.

3.    E precisamos trabalhar para que quem vier a receber o evangelho o receba não por alguma conveniência, mas por convicção de que ele é a expressão da verdade vinda de Deus. O que apregoa o evangelho? Bem resumidamente, ele apregoa que eu sou pecador, e como tal estou perdido, separado de Deus, mas Deus tem uma oferta de salvação para mim através de Seu Filho Jesus Cristo, somente através dele. Ora, a pessoa precisa estar convicta de que esta é a verdade e, usando uma expressão popular, “vir para a igreja” certa disso, certa de que esta é a verdade e de que ela, então, quer render-se a Jesus Cristo para a sua salvação, e não por alguma conveniência qualquer. Quais seriam algumas dessas conveniências?:

a.    A família é da igreja;

b.    O(a) namorado(a) é da igreja;

c.    Amizades;

d.    Quer tocar na banda da igreja;

e.    É músico que fracassou lá fora, quem sabe dá certo na igreja? (Obviamente não são todos... felizmente uma pequena parte... mas tem...)

f.     Promessas de bênçãos... especialmente prosperidade.

g.    E o que mais?...

4.    Jesus disse: “Se a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas”.

5.    A mensagem que o evangelho apregoa é séria demais para ser tratada com pouca importância, com pouca convicção... é preciso ter “plena certeza”. Quem prega precisa ter plena certeza, e o que recebe precisa ter plena certeza.

 

CONCLUINDO

 

1.    Como o evangelho deve chegar?

a.    Em palavras;

b.    Em poder;

c.    No Espírito Santo;

d.    Com muita certeza.

2.    Foi assim que o evangelho chegou aos Tessalonicenses, e porque assim chegou, ali estava um grupo de imitadores não do mundo, mas dos apóstolos e do Senhor Jesus Cristo; ali estava um grupo de crentes-modelo; ali estava um grupo de crentes missionários, que faziam a Palavra chegar em muitos lugares; ali estava um grupo de crentes cujo trabalho resultante da fé, cujo esforço desprendido e feito com amor, cuja firmeza da esperança em Jesus Cristo era mais que evidente a quem quer que para eles olhasse.

3.    Meu irmão, é assim que o evangelho tem que chegar e continuar chegando em sua vida e é assim que o evangelho tem que chegar às pessoas de Muqui através de sua voz e de sua vida.

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves


SERMÕES EM I TESSALONICENSES

 

SERMÃO 1:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-01.html

SERMÃO 3:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-03.html

SERMÃO 4:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-04.html

SERMÃO 5:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-05.html

SERMÃO 6:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-06.html

SERMÃO 7:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-07.html

SERMÃO 8:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-08.html

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...