sábado, 16 de outubro de 2021

Sermões em 1 Tessalonicenses - Sermão 05 – Vivendo de uma Forma que Agrada a Deus

 

VIVENDO DE UMA FORMA QUE AGRADA A DEUS

 

1 Tessalonicenses 4.1-12

 

1.    “Vivendo de uma forma que agrada a Deus” – esse é o nosso tema hoje, com base em 1 Tessalonicenses 4.1-12.

2.    Agradar a Deus é um tema de extrema importância. Basta dar uma lida em 1 Coríntios 10.1-6 para percebermos essa importância. Veja: “Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem; e todos passaram pelo mar, e todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram de um mesmo manjar espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior [parte] deles, pelo que foram prostrados no deserto. E essas [coisas] foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as [coisas] más, como eles cobiçaram.” (1 Coríntios 10:1-6 RC)

3.    TODOS tiveram as mesmas experiências, mas a maior parte deles não agradou a Deus, e, por, isso, não entraram na terra prometida, ficaram prostrados no deserto.

4.    Obviamente que esse é um tema que tem uma certa amplitude nas escrituras e não se restringe ao que lemos aqui nesse trecho dessa carta de Paulo, e, portanto, não vamos esgotá-lo nesses poucos minutos que temos, e também não devemos pensar que o que vamos dizer é “tudo” o que se deve fazer para agradar a Deus.

5.    Só para termos uma ideia da amplitude do assunto nas Escrituras:

a.    Em Miquéias 6.7-8 lemos: “Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros? De dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão? O fruto do meu ventre, [pelo] pecado da minha alma? Ele te declarou, ó homem, o que [é] bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 6:7-8 RC). Olhe aí várias coisas que agradam ao Senhor.

b.    Em 2 Timóteo 2.4 lemos que “Ninguém que milita se embaraça com negócio d[esta] vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.” (2 Timóteo 2:4 RC)

c.    Em Hebreus 11.6 lemos que “sem fé [é] impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6 RC)

6.    E por aí vai...

7.    Então o assunto tem possibilidade de se estender para bem além do que pretendemos aqui, mas vamos ficar no que pretendemos, que é pensar no assunto com base em 1 Tessalonicenses 4.1-12.

8.    Então vamos lá! Como agradamos a Deus, segundo Paulo aqui nesse trecho de 1 Tessalonicenses?

9.    Primeiro:

 

I.       VIVENDO UMA VIDA SANTIFICADA (1-8)

 

1.    Mas o que é viver uma vida santificada? Antes de tudo o mais, precisamos entender isso.

 

Ø  Aí no texto Paulo nos dá algumas informações, ou UMA informação de forma estendida – veja os versos 3-8.

 

Paulo fala sobre a questão da imoralidade sexual, indicada pelo termo prostituição. Bem a tradução escolhida, do termo grego, tanto na ARC quanto na ARA e algumas outras versões, foi esta; porém, não devemos ter em nossa mente, ao lermos esse texto, apenas o “tráfico comercial” do sexo, que é o significado literal de prostituição, mas o abuso geral do sexo, o uso ilícito dos impulsos sexuais, a “imoralidade sexual” (que é uma excelente tradução, utilizada em algumas versões). Então, viver uma vida santificada é, diz Paulo, por alguma razão, àqueles cristãos Tessalonicenses, abster-se (distanciar-se, manter-se afastado) de toda e qualquer imoralidade sexual.

 

Ø  Mas obviamente que é muito mais do que o que temos aí no texto. Aí Paulo fala tendo em mente o contexto dos Tessalonicenses, e, certamente, não todo o contexto, mas muitas coisas mais estão envolvidas em viver uma vida santificada.

 

Santificação é a separação do crente, de uma vida vivida no pecado, para Deus e para o serviço a Deus. E nesse sentido, Deus, o Pai, nos santifica; Cristo nos santifica; o Espírito Santo nos santifica; mas há também a nossa parte, nós também nos santificamos cedendo à influência divina, resistindo ao pecado, vivendo uma vida de oração e meditação na Palavra de Deus e outros meios mais.

 

Santificação consiste na transformação moral do crente segundo a imagem de Cristo, o que torna necessária uma íntima comunhão com ele para que haja essa realização.

 

Ø  E sobre isso eu ainda gostaria de dizer que muitas vezes nós nos descobrimos vivendo uma vida completamente não santificada por causa de alguns “descuidos”. Tudo começa “pequeno”, com um “pequeno” erro, um “pequeno” pecado. Permitimos-nos um pequeno descuido, e se não tratamos logo disso, daí a pouco nos permitimos um descuido um pouco maior, e depois um pouco maior ainda, e assim por diante.

 

2.    Tendo visto isso, podemos considerar agora algumas razões apresentadas aí no texto para vivermos uma vida santificada, não necessariamente na mesma ordem aí encontrada, para combinarmos a nossa fala com o tema dessa mensagem.

 

Para que viver uma vida santificada?

 

Ø  Para obedecer a Deus – Vs. 2 e 3

 

“Esta é a vontade de Deus...”. Cabe a nós obedecer. A razão para vivermos uma vida santificada é, dentre outras coisas, a obediência a Deus. Veja em Jeremias 35 como Deus cita o exemplo dos Recabitas para demonstrar o quanto Ele valoriza a obediência.

 

E com respeito à questão particular aí do texto, a questão da imoralidade sexual, a clareza não poderia ser maior. A vontade de Deus e Sua ordem é “que vos abstenhais”, e nenhuma teologia liberal, nenhuma filosofia moderna é capaz de contradizer isso.

 

Para que viver uma vida santificada?

 

Ø  Para glorificar a Deus

 

Os crentes, que conhecem a Deus, devem viver para a glória de Deus, não como os gentios que não conhecem a Deus – Vs. 4 e 5

 

Para que viver uma vida santificada?

 

Ø  Para ser poupado do julgamento de Deus – Vs. 6-8

 

“O Senhor é Vingador”, isto é, o Senhor é alguém que faz justiça.

 

Normalmente pensamos em Deus assim, no caso de incrédulos, de homens perversos. Mas aqui vemos que Ele também age assim para com os crentes, obviamente para discipliná-los.

 

Em Romanos 8.1 lemos que não resta mais nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo. Em João 5.24 vemos a mesma mensagem. Mas não é por isso que estamos isentos de colher o que semeamos na carne. Quando Davi pecou contra Urias, no caso de Bate-Seba, Deus o disciplinou com severidade. Quando ele se arrependeu, Deus o perdoou, mas Deus não mudou as consequências.

 

Para que viver uma vida santificada?

 

Ø  Para agradar a Deus – Vs. 1 e 2

 

Essa deve ser a principal motivação da vida cristã.

 

Como agradamos a Deus? “Fazendo a Sua vontade”, seria uma resposta lógica a essa pergunta. Entretanto, agradar a Deus significa muito mais do que isso. É possível obedecer a Deus e não lhe agradar. Foi assim com o profeta Jonas. Depois de muita relutância e de muita “ação pesada” de Deus sobre ele, ele finalmente obedeceu e foi a Nínive pregar. Ele obedeceu, mas não de coração. Então, Deus abençoou a Sua Palavra, mas não o Seu servo.

 

Para agradar a Deus precisamos ter comunhão com Ele, ouvi-lo e obedecer de coração. E nessa obediência o Senhor tem prazer, mais do que tem em ofertas e sacrifícios.

 

3.    A segunda maneira de agradar a Deus segundo Paulo aqui nesse trecho de 1 Tessalonicenses é:

 

II.     VIVENDO O AMOR FRATERNAL (9-10)

 

1.    Amar ao próximo como a si mesmo é o segundo maior mandamento, semelhante ao primeiro que é amar a Deus sobre todas as coisas...

2.    Jesus disse aos seus discípulos que as pessoas conheceriam serem eles seus discípulos se eles tivessem amor uns pelos outros. (João 13.35)

3.    O amor é o caminho mais excelente, segundo o apóstolo Paulo em 2 Coríntios 12.31-13.13

4.    Veja 1 João 4.7-21

5.    “Um novo mandamento vos dou”, disse Jesus, “que vos ameis uns aos outros”.

6.    Existem 4 termos básicos no grego cuja tradução é “amor”. Os dois principais são philia e ágape. O segundo, ágape, é o amor que não é baseado apenas em sentimentos, e sim na vontade do indivíduo. E o primeiro, philia, é o amor da profunda afeição, manifesto, por exemplo, em uma amizade verdadeira. Ambos precisam fazer parte do nosso contexto de vida como crentes, e quando fazem, isso agrada a Deus.

7.    Aqui no texto, encontramos ambos os termos. “Amor fraternal” é philadelfia, derivado, portanto, do termo philia. E “ameis” é agapao, derivado, portanto de ágape. Então, por uma decisão da vontade eles amavam uns aos outros, tinham profunda afeição uns pelos outros e procuravam viver em harmonia uns com os outros.

8.    Paulo diz que não precisava instruir mais os tessalonicenses quanto a isso, pois eles já estavam instruídos por Deus. No entanto Paulo os exorta a que continuem a progredir cada vez mais nesse amor.

9.    Ora, meus irmãos, é óbvio que isso agrada a Deus. O contrário é que não O agrada. Se o amor ao próximo é o segundo maior mandamento, se por termos amor uns pelos outros seremos reconhecidos como discípulos de Jesus, se o caminho do amor é mais excelente até do que os dons espirituais e se quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor, então, viver de uma forma que agrada a Deus inclui, necessariamente, o amor fraternal.

 

10. A terceira maneira de agradar a Deus segundo Paulo aqui nesse trecho de 1 Tessalonicenses é:

 

III.    VIVENDO UMA VIDA ORDEIRA (11-12)

 

1.    “Procurem viver quietos, tratando dos vossos próprios negócios e trabalhando com as próprias mãos” – Isto é, procurem não ficar ociosos demais, para não passarem o tempo interferindo nos assuntos alheios e colocando a si mesmos e aos outros em apuros.

Ø  Parece que Paulo estava dizendo pra eles irem trabalhar e não ficarem se metendo na vida dos outros naquilo que não convinha. E o verso 11 do capítulo 3 da segunda carta que Paulo escreve aos Tessalonicenses parece apoiar essa interpretação. Assim lemos na versão ARA: “... estamos informados de que entre vós há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometendo na vida alheia”.

2.    “Para que andeis honestamente (ou: de modo que vos porteis com dignidade) para com os de fora (isto é, os descrentes)”.

Ø  A palavra traduzida por “honestamente” na ARC ou “dignidade” na ARA, também pode ser traduzida por “apropriadamente” e “decentemente”. É a mesma palavra usada em 1 Coríntios 14.40 para dizer que tudo deve ser feito com “decência e ordem”.

3.    Então, “vivam uma vida ordeira”, “vão viver quietos, tranquilamente, cuidando dos próprios negócios, trabalhando com as próprias mãos, deixando pra lá os assuntos alheios que não lhes dizem respeito. Isto é digno, honesto, decente, apropriado, e um testemunho perante os descrentes”. Isso agrada a Deus. Na verdade, agrada todo mundo, não é mesmo?

4.    E, por último, enfatizo a parte em que Paulo diz que:

 

IV.   NISSO DEVEMOS PROGREDIR CADA VEZ MAIS

 

1.    Ele diz isso nos versos 1 e 10.

2.    Quanto à maneira como deveis viver e agradar a Deus, devemos continuar progredindo cada vez mais.

3.    Já fomos santificados em Cristo? Agora vamos progredir nessa santificação?

4.    No tocante ao amor fraternal já estamos instruídos? Já sabemos mais que o suficiente que devemos amar uns aos outros? Mas estamos praticando? Estamos procurando progredir na prática do amor fraternal? É para progredir cada vez mais no amor fraternal, nessa maneira de viver que agrada a Deus. Que saia a aversão, o desapreço, a repulsa, a malquerença, a antipatia, a inimizade, a desafeição, a hostilidade... e que entre o amor! O fruto do Espírito é, em primeiro lugar, AMOR. Nisso devemos progredir cada vez mais.

5.    E também devemos progredir em viver uma vida ordeira, conforme vimos o que isso significa.

 

CONCLUSÃO

 

1.    Agradar! É muito bom quando a gente consegue agradar às pessoas. Infelizmente, no que respeita a gente, seres humanos, não conseguimos e nem podemos agradar a todos. O apóstolo Paulo, de uma certa forma, até certo ponto, quando a questão não desagradava a Deus e contribuía para o progresso do evangelho e a edificação das pessoas, tentava agradar a todos. Veja o que ele escreveu aos coríntios: “Portai-vos [de modo] que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.” (1 Coríntios 10:32-33 RC). E mesmo assim, certamente que ele não conseguia agradar a todos, nem mesmo aos “domésticos da fé”.

2.    Mas, se fosse para agradar a homens com prejuízo para o evangelho e desagradando a Deus, então ele não hesitava desagradar quem quer que fosse e permanecer em sua fidelidade a Deus e ao evangelho. Veja o que ele escreveu aos Gálatas: “Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que [já] recebestes, seja anátema. Porque persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.” (Gálatas 1:9-10 RC)

3.    Então, no que respeita a seres humanos, não dá para agradar a todos, mesmo que façamos muito esforço.

4.    Porém, a Deus, temos que nos esforçar para agradar sempre, e O agradamos quando, dentre outras coisas:

Ø  Vivemos uma vida santificada;

Ø  Vivemos o amor fraternal;

Ø  E vivemos uma vida ordeira na sociedade, perante as outras pessoas, especialmente os descrentes.

5.    Conclamo os irmãos a que nos esforcemos por viver assim – DE UMA FORMA QUE AGRADE A DEUS.

6.    Amém?

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves



SERMÃO 1:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-01.html

SERMÃO 2:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-02.html

SERMÃO 3:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-03.html

SERMÃO 4:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-04.html

SERMÃO 6:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-06.html

SERMÃO 7:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-07.html

SERMÃO 8:

https://prwalmir.blogspot.com/2021/10/sermoes-em-1-tessalonicenses-sermao-08.html

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...