sexta-feira, 7 de setembro de 2018

O Fruto do Espírito–parte 1 de 10–Introdução


O FRUTO DO ESPÍRITO

Gálatas 5.22-23
Pr. Walmir Vigo Gonçalves




Parte 1 de 10 – Introdução





1.    O que é um fruto?

2.    Os dicionários definem fruto como sendo “produto comestível das árvores frutíferas”, e, no sentido figurado:

a.    um filho é um fruto – o “fruto do ventre”;

b.    um resultado é um fruto – o “fruto do seu trabalho”;

c.    o proveito que tiramos de algo é um fruto.

3.    Sobre o Fruto do Espírito, o mesmo é o resultado, aquilo que o Espírito de Deus que em nós habita produz em nós. Eu disse “produz” e não “quer produzir”. Se estamos unidos a Deus através de Seu Espírito habitando em nós, uma união vital, haverá resultado, haverá fruto. Se não houver fruto é porque não há essa união viva. 

4.    E qual é esse fruto ou resultado? O resultado é caridade (amor), gozo (alegria), paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé (fidelidade), mansidão e temperança (domínio próprio).

5.    *Pode ser* que em algum sentido, como, por exemplo, o tempo que levará para esse resultado aparecer, ou a perfeição do resultado, etc, haja dependência do “tipo de solo do nosso coração”; da “dureza” ou “não dureza” do nosso coração; da “muita fertilidade” ou “pouca fertilidade” de nosso coração – um coração é tanto mais fértil quanto mais ele é regado e fertilizado com a oração, o estudo da Palavra e o exercício da fidelidade; e, também, ele é tanto menos fértil quanto menos ele é regado e fertilizado com a oração, o estudo da Palavra e o exercício da fidelidade.

6.    Nas mega plantações de milho, soja, aveia, trigo... em algumas regiões do Brasil, tudo é feito através de máquina. Dentre essas máquinas estão as grandes e moderníssimas colheitadeiras. Pouco sei sobre elas, até porque está muitíssimo distante de minhas áreas de interesse; mas alguém me disse certa ocasião algo interessante: essas colheitadeiras vêm equipadas com tecnologia que indica a área da plantação que está produzindo menos. Então, a média de produção é “x quantidade” por metro quadrado, mas se uma área está produzindo menos a máquina acusa essa deficiência. E o que se faz? Faz-se o tratamento do solo daquela área. Faz-se a análise do que está faltando e repõe. E uma dessas reposições é o que se chama de fertilização do solo.

7.    Pois bem, talvez seja assim também conosco. Se não formos “duros de coração” e regarmos e fertilizarmos o nosso coração com a oração, o estudo da Palavra e a prática da fidelidade a Deus e à Sua Palavra, nós nos tornaremos um belíssimo pomar onde o Espírito Santo produzirá o Seu fruto, com abundância, com beleza indescritível, e no qual Deus será grandemente glorificado.

8.    Feita essa introdução, pensemos um pouquinho no que o Espírito produz em nós.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...