sexta-feira, 7 de setembro de 2018

O Fruto do Espírito–parte 8 de 10–Fé / Fidelidade

O FRUTO DO ESPÍRITO
Gálatas 5.22-23
Pr. Walmir Vigo Gonçalves


Parte 8 de 10 – Fé/Fidelidade


FÉ (FIDELIDADE) – O fruto do Espírito é... fé (fidelidade)...

1.    A palavra original utilizada no versículo, para este sétimo aspecto do fruto do Espírito pode ser traduzida tanto por fé quanto por fidelidade.
2.    A razão de o Espírito orientar Paulo na utilização desta palavra talvez esteja no fato de que fé, a verdadeira fé, não é uma simples crença. A crença simples é passiva, ao passo que a fé é ativa, leva a atos de fidelidade a Deus. No dizer de Edith Hamilton, “é uma visão que inevitavelmente passa à ação”.
3.    Porém, apesar de a palavra original poder ser traduzida tanto por fé quanto por fidelidade, o melhor sentido aqui é o de fidelidade. E aí você pode perguntar: “por que?”. E a resposta não é muito complicada de se dar; na verdade é até bem simples. Barclay explica dizendo que a fé que é confiança, entrega e obediência totais no que diz respeito a Jesus Cristo, é uma virtude teológica, isto é, tem a ver com a nossa crença em Deus; mas as virtudes alistadas no fruto do Espírito são virtudes éticas e não teológicas, isto é, são virtudes que tem a ver com aquilo que praticamos em decorrência da fé que temos.
4.    Então, a pessoa em cuja vida o fruto do Espírito está em pleno desenvolvimento, é uma pessoa fiel, cumpridora de suas obrigações ou compromissos, principalmente os compromissos para com Deus.
5.    Alguns exemplos ligados às obrigações sociais e interpessoais:
a.    Cumpre suas obrigações sociais – respeita as leis e paga seus impostos.
b.    Não se deixa corromper. E aí surgem algumas perguntas: se assim é, se o Espírito produz no crente um fruto que inclui a fidelidade, então:
                                  i.    Será que aquele político que se diz crente, mas desvia “para o seu bolso” o dinheiro que não é seu, é realmente crente, habitado pelo Espírito Santo?
                                ii.    Será que aquele funcionário público que se diz crente, mas recebe propina em troca de favores é realmente crente?
                               iii.    Será que aquele que paga propina, para se livrar de uma multa, por exemplo, é realmente crente?

Veja bem, não estou afirmando que tais pessoas não sejam crentes; podem até ser; mas nesses momentos e nessas práticas o papel não é de crente.

c.    É honesto. E daí pergunto:
                                  i.    será que aquele indivíduo que se diz crente, mas deixa de pagar as suas contas, não por uma infelicidade, um acontecimento que lhe fugiu ao controle, mas porque é “caloteiro”, é realmente um crente e habitado pelo Espírito Santo?
                                ii.    E o que dizer daquele que “mascara” alguma coisa que vai comercializar, para “vender bem” ... e depois ainda “conta vantagem”.

O caso é o mesmo: podem até ser; mas nesses momentos e nessas práticas o papel não é de crente.

d.    É leal ao seu cônjuge;
e.    É leal ao seu patrão;
f.     E se é patrão trata o funcionário com dignidade e lhe dá o que lhe é de direito;
6.    Alguns exemplos ligados às obrigações para com Deus
a.    É observador da Palavra de Deus – ouve e cumpre.
b.    É envolvido com a obra de Deus;
c.    É parecido com Jesus (fidelidade significa também “semelhança entre o original e a cópia”);
d.    Procura não ser motivo de escândalo, isto é, procura não proceder, por palavra ou ação, de forma que cause constrangimento, vexação ao evangelho e à igreja, e, consequentemente, afastamento das pessoas.
7.    É fiel no pouco e é fiel no muito, é fiel nas pequenas e também nas grandes coisas. Coloca-se pouco em suas mãos e ele é fiel nesse pouco, coloca-se muito e ele é fiel nesse muito. É uma pessoa com quem Jesus, e, consequentemente, a igreja de Jesus pode contar, porque é alguém que cumpre com fidelidade as suas responsabilidades para a glória do Senhor.
8.    Certo pastor escreveu no editorial do boletim de sua igreja um artigo com o título “Um Crente Mais ou Menos”. No segundo parágrafo desse editorial ele escreveu:

“Que é um crente mais ou menos? É o membro da igreja com o qual não se pode contar, que não é de confiança. Isso porque às vezes ele está presente e às vezes não está presente. Às vezes ele contribui para a igreja e às vezes ele não contribui. Às vezes ele está entusiasmado e às vezes ele está desanimado e desinteressado. Às vezes ele faz o trabalho que se lhe entrega e às vezes ele não o faz”.

9.    Não é terrível isso?
10. Você quer ser assim?
11. Se não, seja fiel, exercite a fidelidade. Diga ao Senhor: “Senhor, eis-me aqui, pode contar comigo!” Mas diga com sinceridade, diga apenas se estiver disposto mesmo a ser fiel em tudo.

12. Se você é crente, o Espírito está desenvolvendo um fruto em seu interior, e esse fruto inclui a fidelidade; então, você precisa ser fiel em tudo a Deus.

13. Vamos adiante. O próximo resultado do fruto do Espírito é: Mansidão










Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...