terça-feira, 31 de julho de 2018

NÃO NOS PERTENCEMOS MAIS - FOMOS COMPRADOS


NAO NOS PERTENCEMOS MAIS - FOMOS COMPRADOS
(Consulta: esboço 305 de Georg Brink em “Mil Esboços Bíblicos)
Pr. Walmir Vigo Gonçalves
Congregação Betel – Julho 2018

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim...” (Apóstolo Paulo em Gálatas 2:20)

Ø  Dizer isso que o Apóstolo Paulo disse é equivalente a dizer que a vida que tenho já não é mais minha e que eu não me pertenço mais – pertenço àquele que me salvou, Cristo Jesus.
Ø  Por isso é que o mesmo apóstolo disse também em outra ocasião:

“... fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1 Coríntios 6:20 RC)

Ø  O autor do hino 307 de nosso Cantor Cristão parece ter entendido isso muito bem:

RECONHECIMENTO

Não sou meu! Por Cristo salvo,
Que por mim morreu na cruz,
Eu confesso alegremente
Que pertenço ao bom Jesus.

Não sou meu, oh, não sou meu!
Bom Jesus, sou todo teu!
Hoje mesmo e para sempre,
Bom Jesus, sou todo teu!

Não sou meu! Por Cristo salvo,
Pois seu sangue derramou
E da pena do pecado
A minh’alma resgatou.

Não sou meu! A ti confio
Tudo quanto chamo meu;
Tudo em tuas mãos entrego,
Pois, Senhor, sou todo teu.

Não sou meu! Oh, santifica
Tudo quanto sou, Senhor;
Da vaidade e da soberba
Livra-me, meu Salvador!

Ø  Não nos pertencemos mais; fomos comprados.

1)    FOMOS COMPRADOS POR DEUS ATRAVÉS DE SEU FILHO:

“sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,” (1 Pedro 1:18-19 RC)

2)    COMPRADOS POR DEUS ATRAVÉS DE SEU FILHO, FOMOS LIVRES:

a.    Da culpa do pecado: “... levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.” (1 Pedro 2:24 RC)

b.    Do poder do pecado: “Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.” (Romanos 6:22 RC)

c.    Da ira vindoura de Deus: “... e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” (1 Ts 1:10 RC)

d.    De uma maneira de viver que era vã, não levava a nada: “... sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais,” (1 Pedro 1:18 RC)

3)    COMPRADOS POR DEUS ATRAVÉS DE SEU FILHO DEVEMOS VIVER NESSE MUNDO:

a.    Conscientes de que somos o santuário do Deus vivo: “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19 RC)

b.    Em total dedicação a Ele, nos entregando por completo: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Romanos 12:1 RC)

c.    Em atitude de adoração verdadeira, adoração em espírito e em verdade: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.  Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:23-24 RC)

d.    Uma vida santificada: “Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6:22-23 RC)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Chamada à Oração

A CHAMADA À ORAÇÃO   “Orai sem cessar” (1 Ts. 5.17)   1.      A Palavra de Deus é uma Chamada à Oração.   Ø   Orai sem cessar – ...