domingo, 17 de março de 2024

Não Vos Inquieteis

 

NÃO VOS INQUIETEIS

 

Ø  Leia Mateus 6.25-34

Ø  “Não andeis cuidadosos” – inquietos, aflitos, preocupados

Ø  Daí o sujeito que está enfrentando algum tipo de dificuldade, aquele que está, como se diz: “vendendo o almoço para comprar a janta”; aquele que acorda de madrugada com a lembrança de uma situação difícil e não consegue mais dormir (talvez eu ou você), pode perguntar, para conferir: “É isso mesmo que tu estás dizendo, Jesus? Pra eu não me preocupar, não me inquietar com (ou por) nada?”.

Ø  E Jesus vai responder: “Sim, é isso mesmo!”

Ø  Paulo também diria: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”. Foi isso que ele escreveu aos Filipenses (Filipenses 4:6-7 RC)

Ø  Um amigo seu, crente como você, perde o emprego, e isso acontece bem num momento em que ele precisou gastar todas as economias que tinha, e um pouco mais, com a enfermidade de alguém da família; os direitos trabalhistas que receberá mal dá para quitar as dívidas contraídas com a enfermidade. Ele compartilha a situação com você, para que você possa orar por ele. E a única coisa que você pode fazer é orar mesmo, porque você também está “liso”. Você teria coragem de ler esses textos com ele e dizer para ele não se inquietar? Creio que sim. Então mudo a situação e a pergunta: se fosse VOCÊ a pessoa nessa situação, você se inquietaria ou não? Não precisa responder. Creio que alguns sim e outros talvez não.

Ø  Mas Jesus manda não se inquietar. Jesus manda não se inquietar. Jesus manda não se inquietar.

Ø  Como? Por que?

Ø  Vamos pensar nisso um pouquinho hoje.

 

Ø  Primeiro: Não vos inquieteis “POR ISSO”: vocês servem de Deus e não a Mamom.

 

Ø  Veja o verso 24: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”.

Ø  Deus, sabemos quem é; mas quem é Mamom?

Ø  Mamom é uma palavra de origem aramaica que significa “riquezas”. Algumas versões até já trazem essa tradução. E quando alguém se torna servo das riquezas, então ela se torna uma espécie de deus para essa pessoa. Alguns intérpretes até opinam que, originalmente, a palavra proveio da mitologia, como nome de um deus qualquer (o deus das riquezas), e que era usado como sinônimo de riquezas. (CHAMPLIN, R. N. – O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Editora Candeia)

Ø  Esse versículo, podemos dizer, encerra a fala anterior de Jesus, sobre onde devemos ter os nossos “tesouros” (no céu e não na terra), e Jesus o usou para introduzir o que falaria a seguir, sobre não andar ansiosos – não andem ansiosos pelas coisas desta vida porque não é a Mamom, isto é, às riquezas, que vocês servem, não é em Mamom, isto é, nas riquezas, que vocês confiam. O verso nos lembra então da importância de escolhermos nossas prioridades com sabedoria. Mamom, como já dito, frequentemente associado à riqueza material, representa os desejos mundanos e materiais. Por outro lado, servir a Deus envolve uma busca espiritual e valores mais elevados – o reino de Deus e a Sua justiça devem vir primeiro até mesmo que as nossas necessidades reais nesta vida, quanto mais as riquezas.

Ø  Então, não vos inquieteis, porque é de Deus, e não de Mamom (das riquezas) que vocês dependem para sobreviver.

Ø  Vamos adiante.

 

Ø  Segundo: Não vos inquieteis, porque o Deus a quem vocês servem, e do qual vocês dependem, é o Deus que alimenta as aves e que veste as flores do campo – Ele tem poder para isso.

 

Ø  Há algo que sabemos e que afirmamos, mas que em algumas circunstâncias pessoais parece que esquecemos: o nosso Deus tem poder ilimitado.

Ø  Aiden Wilson Tozer escreveu, sobre a Onipotência de Deus: “Deus, o Senhor Onipotente, pode fazer qualquer coisa difícil com a mesma facilidade com que realiza as coisas mais simples, porque tem em Suas mãos todo o poder do universo. Todos os Seus atos são feitos sem esforço. Ele não desgasta a Sua energia e nem precisa recuperar forças, nem buscar fora de Si mesmo uma renovação de poder. Todo o poder está plenamente contido dentro do Seu próprio ser infinito” (TOZER, A. W. – Mais Perto de Deus – os atributos de Deus e seus significados na vida Cristã – Editora mundo Cristão)

Ø  Isso é gostoso de falar. Vou até repetir: “Deus, o Senhor Onipotente, pode fazer qualquer coisa difícil com a mesma facilidade com que realiza as coisas mais simples, porque tem em Suas mãos todo o poder do universo. Todos os Seus atos são feitos sem esforço. Ele não desgasta a Sua energia e nem precisa recuperar forças, nem buscar fora de Si mesmo uma renovação de poder. Todo o poder está plenamente contido dentro do Seu próprio ser infinito”

Ø  Isso é verdade. Como foi que ele criou todo o universo? ...

Ø  Eu tenho uma “vontade recorrente”: fazer uma casinha dessas que as pessoas colocam no quintal de casa pra colocar canjiquinha pra atrair os passarinhos. Só com o piso, as colunas e o teto; e um suporte da altura de mais ou menos um metro e vinte, pra ficar longe do chão; pra eu colocar lá no quintal de casa e ficar “assistindo” os passarinhos. Até hoje não fiz. Não é difícil. Tem irmãos aqui que fariam em meia hora ou menos. Mas eu vou “Inventando” empecilhos em minha mente e acabo não fazendo. Uma coisa simples! Que dificuldade! Mas Deus criou todo o universo apenas dizendo algumas palavras e depois, algumas coisas Ele criou a partir do que já havia ordenado vir à existência. Ele é Todo-Poderoso; todo poder está plenamente contido dentro do Seu próprio ser infinito.

Ø  Isso é bom de dizer, e repetir; alimenta a fé.

Ø  Ler o Salmo 121 e refletir sobre ele, dizer: “o meu socorro vem do Senhor” – DO SENHOR, Aquele que tem tanto poder, que fez o céu e a terra, é maravilhoso.

Ø  Ler o salmo 93 e afirmar o poder de Deus sobre o “ruído das grandes águas e as grandes ondas do mar” é extraordinário – eu gosto, e de vez em quando leio nas visitas que faço (porque geralmente é a irmãos mais idosos, ou enfermos, ou com alguma outra dificuldade)

Ø  O Salmo 46 então, nem se fala... Faz pouco tempo que preguei nesse salmo, tendo como tema: RELAXEM! O QUE DEUS PLANEJOU VAI SE CUMPRIR. Um resumo do que falei:

 

É natural que em nossa jornada pela vida, nos deparemos com desafios, provações e incertezas. Muitas vezes, ficamos ansiosos e preocupados com o que o futuro nos reserva. Mas o Salmo 46, que nos assegura que, não importa o que enfrentemos, podemos relaxar, pois o que Deus planejou certamente se cumprirá.

 

v Ele será exaltado na terra, entre as nações – Podem até tentar excluí-lo, como estão tentando, mas não conseguirão final e definitivamente.

v Se Ele planejou que passaremos por provações, por provações passaremos, mas apenas na quantidade e no tempo que Ele planejou e com o propósito que Ele planejou.

v Se Ele planejou que seremos poupados nas provações, então seremos poupados, mas se ele planejou que não seremos poupados, então não seremos poupados.

v Se Dele somos, chegaremos ao céu, porque Ele planejou, e nenhum de Seus planos pode ser frustrado.

 

Em meio às tribulações, incertezas e desafios da vida, podemos encontrar paz e descanso na verdade de que o que Deus planejou, certamente se cumprirá. Assim como o Salmo 46 nos assegura, Deus é nosso refúgio e fortaleza. Portanto, relaxemos e confiemos em Seu plano soberano para nossas vidas, sabendo que Ele será exaltado, que passaremos pelas provações conforme Sua vontade e que, se somos Seus, chegaremos ao céu. Que essa promessa nos fortaleça e inspire a viver com confiança e esperança em Deus.

 

Ø  Mas falar é mais fácil que viver, eu sei disso... NÓS sabemos.

Ø  Ler a biografia de um George Mueller e usá-lo como exemplo, como “ilustração”, às vezes até de forma bem entusiasmada, em uma pregação sobre a fé, é muito fácil. Falar das vezes em que ele, com sua família, ou com suas crianças do orfanato, assentou-se à mesa e orou agradecendo por uma comida que não havia sobre a mesa, e alguém bateu à porta com alguma doação, é fácil para quem apenas leu, mas não viveu as histórias; apenas ler sobre a fé dos outros sem precisar exercitá-la é fácil.

Ø  Pregar contra a falta de fé do povo de Israel no Deus Todo Poderoso, quando no deserto se via sem água e sem comida, é fácil, porque estamos “do lado de cá” da história – queria me ver “LÁ” com eles... qual seria minha atitude, com fome e sede no deserto e com família, filhos pequenos, sob minha responsabilidade...

Ø  No entanto, a dificuldade que temos de manter a fé inabalável no meio da prova não invalida a mensagem bíblica, não invalida a verdade de que não precisamos nos inquietar porque o nosso Deus que tem poder para sustentar as aves do céu e as flores do campo, pelo mesmo poder há de também nos prover daquilo que necessitamos. Afinal, valemos bem mais que as aves do céu e as flores do campo. (Mas a promessa é sobre o que realmente necessitamos – o resto é “bônus” – rrrsss)

Ø  Dito isto, vamos adiante.

 

Ø  Terceiro: Não vos inquieteis porque esse Deus que vocês servem e que tem esse poder, é o “VOSSO PAI CELESTIAL”.

 

Ø  Nossa fé não é vazia; ela se baseia em um Deus real e pessoal. Ele não é apenas o Deus do universo, mas também o Deus que nos conhece individualmente – Ele é o nosso “Pai” Celestial. A figura é essa, a de um “pai”, e, não obstante muitos “pais terrenos” serem bem ruins para seus filhos, a figura “pai”, deixados de lado os exemplos ruins, é uma figura que nos lembra amor e cuidado.

Ø  Ele é o Deus que formou nossos corpos, soprou vida em nossos pulmões e nos chamou pelo nome. Ele é o Deus que nos ama com um amor incondicional e eterno. Portanto, não precisamos nos inquietar, pois servimos a um Deus que está ativamente envolvido não apenas no universo de forma geral, mas pessoalmente em nossas vidas.

Ø  Que possamos lembrar sempre da paternidade celestial de Deus. Ele é nosso Pai, amoroso e poderoso. Quando a ansiedade bater à nossa porta, lembremos das palavras de Jesus: “Não vos inquieteis”. Confie no seu Pai celestial, pois Ele está conosco em cada passo da jornada.

Ø  Mas lembre-se: Ele é nosso Pai Celestial, e, como tal, só nos dará coisas realmente boas, que Ele considera boas, segundo o conceito DELE, e não nosso, de o que é uma coisa boa; e ele nunca erra.

 

Ø  Quarto: Não é preciso se inquietar desde que se esteja buscando em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça.

 

Ø  “Primeiro” aqui significa:

o   Antes de qualquer outra coisa;

o   Mais importante que qualquer outra coisa;

o   Melhor que qualquer outra coisa.

Ø  Jesus nos chama a priorizar o Reino de Deus em nossas vidas. Isso significa que devemos buscar a vontade de Deus acima de tudo (e “tudo” é TUDO mesmo, sem exceção – alguns de nós, crentes, há, que estão se permitindo algumas exceções – mas entenda que se alguém se permite alguma exceção, essa é uma permissão pessoal, mas não de Deus, e...).

Ø  Antes, mais importante e melhor que qualquer coisa é o reino de Deus e a Sua justiça.

Ø  O Reino de Deus não é apenas um lugar futuro; é uma realidade presente. É onde Deus reina em nossos corações e em nossa comunidade.

Ø  Buscar a justiça de Deus implica viver de acordo com Seus princípios e valores.

Ø  Quando colocamos Deus em primeiro lugar, Ele promete cuidar de nossas necessidades. Não precisamos nos preocupar com o amanhã, pois Ele é nosso provedor.

Ø  Esse versículo, portanto, nos convida a confiar em Deus como nosso Pai celestial. Ele conhece nossas necessidades e está disposto a supri-las.

Ø  Quando buscamos o Reino de Deus, encontramos descanso para nossas almas. Não precisamos nos inquietar, pois Ele está no controle.

Ø  Então,

o   Priorize o tempo com Deus em oração, leitura da Bíblia e comunhão com outros crentes.

o   Tome decisões com base nos princípios do Reino de Deus, mesmo que isso signifique sacrificar desejos pessoais.

Ø  Em resumo, busquemos primeiro o Reino de Deus, confiando que Ele cuidará de nós.

Ø  Que essa verdade transforme nossa jornada espiritual e nos leve a uma vida de plenitude em Cristo.

Ø  Não é preciso se inquietar desde que se esteja buscando em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça.

 

Ø  Quinto e último: “Não vos inquieteis” não significa “não façam nada”

 

Ø  Não é porque as aves não semeiam e nem segam (pelo menos não propositalmente), e os lírios, bem como as demais flores, não tecem, e mesmo assim Deus os alimenta e veste, respectivamente, que nós ficaremos passivos, esperando que tudo “caia do céu” para nós. Não é assim que a bíblia ensina.

Ø  “Não vos inquieteis” não implica em inatividade ou passividade, mas sim em não se preocupar excessivamente. Com essa palavra Jesus nos encoraja a agir com sabedoria e confiança, sem permitir que a ansiedade nos paralise. Portanto, podemos agir com diligência, mas sem nos deixar consumir pela preocupação constante.

 

Somente pela graça,

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...