domingo, 31 de março de 2024

É já a última hora

 

É JÁ A ÚLTIMA HORA

 

“Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)

 

Ø  “Última hora”, que é isso?

Ø  Última hora é uma maneira de falar não sobre um tempo em termos de duração, mas tempo em termos de “tipo” – é um “tipo de tempo”, um tempo que precede imediatamente o arrebatamento da igreja e o retorno de Jesus Cristo e, portanto, um tempo em que muitas coisas têm que acontecer (e estão acontecendo) para que o “cenário” para o cumprimento de muitas profecias esteja preparado. Por exemplo, o trecho bíblico citado está num contexto em que João fala sobre o surgimento do anticristo e que muitos anticristos já se fazem, então, presentes no mundo.

Ø  Estamos nesta última hora desde a época de João Batista e, de lá para cá, esse tempo, a “última hora”, vem crescendo em intensidade, ganhando forma cada vez mais definida.

Ø  Mas, além de ser um tempo de preparação do cenário para o cumprimento de muitas importantes profecias bíblicas, o que pode ser, para nós hoje, positivamente, essa última hora?

Ø  Vejamos algumas coisas.

 

1.     É hora de acordar – Romanos 13.11-14

 

Ø  Em Romanos 13.11-14 lemos: “E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.  A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.” (Romanos 13:11-14 RC)

Ø  É hora de despertar e “rejeitar” ...

Ø  Vivemos tempos em que muitos, muitíssimos, que se dizem servos de Jesus, estão dormindo e aceitando passivamente, alegremente, muitas coisas contrárias a Deus, muitos “pecados”; é isso que são: “pecados”. Ou essas pessoas não se converteram verdadeiramente ou estão dormindo. Mas não é hora de dormir, é hora de acordar.

Ø  É hora de você, crente, acordar.

Ø  É hora de você, que ainda não serve a Deus, acordar.

Ø  Por um lado, a nossa salvação está mais perto de nós do que no começo, quando aceitamos a fé; mas, por outro lado, a perdição também está mais próxima daqueles que ainda não se renderam a Jesus.

Ø  Então, é hora de acordar.

 

2.     É hora de arrepender-se – Atos 17.30-31

 

Ø  Em Atos 17.30-31, Paulo, em Atenas, no areópago, diz que “Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam, porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.”

Ø  A hora de arrepender-se é agora. Não adianta arrepender-se depois, quando já estiver não perdição do inferno. A parábola do rico e Lázaro mostra bem essa realidade.

 

3.     É hora de buscar ao Senhor – Oséias 10.12

 

Ø  O profeta Oséias já dizia: “É tempo de buscar o Senhor, até eu venha, e chova a justiça sobre vós”.

Ø  O profeta Isaías também já dizia: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, e invocai-o enquanto está perto” – Isaías 55.6

 

4.     É Hora de preparar-se – I Cor. 7:29-31.

 

Ø  Paulo, em 1 Coríntios 7.29-31 diz: “Isto, porém, vos digo, irmãos: que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se as não tivessem; e os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuíssem; e os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.” (1 Coríntios 7:29-31 RC)

Ø  O tempo está curto – é mais tarde do que pensamos; a salvação está mais próxima, conforme já lemos em Romanos 13.

Ø  Veja como Jesus se expressa em Mateus 24.45-51: “Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Porém, se aquele mau servo disser consigo: O meu senhor tarde virá, e começar a espancar os seus conservos, e a comer, e a beber com os bêbados, virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.”

 

5.     É hora de atentar com mais diligência para a salvação que Deus preparou e nos oferece em Jesus

 

Ø  Em Hebreus 2.1-4 lemos: “Portanto, convém-nos atentar, com mais diligência, para as coisas que já temos ouvido, para que, em tempo algum, nos desviemos delas. Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a ouviram; testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas, e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?” (RC)

 

6.     É hora de estar atento e de perseverar – Mateus 24.12-13

 

Ø  Em Mateus 24.12-13 lemos que “por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” (RC)

Ø  Como o cenário para o arrebatamento da igreja e a vinda de Jesus está sendo preparado, muitas coisas irão acontecer nesta última hora, inclusive a multiplicação da iniquidade e o esfriamento do amor, como lemos aí. Não é hora de ficarmos desatentos; é hora de estarmos atentos e perseverar, porque apenas aqueles que perseveram até ao fim é que são salvos.

Ø  Na parábola do semeador Jesus fala de pessoas que nem começam a caminhar na vida cristã; fala de pessoas que começam, mas não perseveram devido às perseguições por causa da Palavra; fala de outros que também começam, mas também não perseveram por causa das riquezas e dos deleites desta vida; e fala daqueles que recebem, frutificam, perseveram... É hora de ser como esses últimos.

 

Conclusão

 

Ø  “Filhinhos, é já a última hora...”

o   Hora tenebrosa; tempo de preparação do cenário para o arrebatamento da igreja e o retorno de Jesus; satanás está agindo nessa última hora cegando o entendimento de muitos...

o   É hora de acordar;

o   É Hora de arrepende-se;

o   É hora de buscar ao Senhor;

o   É hora de preparar-se;

o   É hora de prestar mais atenção na salvação que Deus preparou e nos oferece em Jesus;

o   É hora de estar atento e perseverar.

Ø  É a última hora; não haverá outra; depois é eternidade... com Deus... ou sem Deus.

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

PIB Muqui – março de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...