quarta-feira, 6 de março de 2024

Duas lições preciosas

 

DUAS LIÇÕES PRECIOSAS

 

Ø Irmãos amados, vamos refletir um pouquinho na Palavra do Senhor. O texto é Lucas 11.33-36: “E ninguém, acendendo uma candeia, a põe em oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz. A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso. Vê, pois, que a luz que em ti há não seja trevas. Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, todo será luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor.” (Lucas 11:33-36 RC)

Ø  Certamente que várias lições preciosas nós podemos tirar desse pequeno trecho da Palavra do Senhor. Dentre elas destaco duas que encontrei em “Meditações no Evangelho de Lucas”, do bispo Anglicano inglês, que viveu entre 1816 e 1900, J. C. Ryle.

 

Ø A primeira é sobre o fato de que não é suficiente que uma pessoa ouça, admire, concorde com o evangelho e reconheça suas verdades; isso não é suficiente – é necessário que ela o receba no coração e obedeça na vida.

 

Ø  Ouça bem: é necessário receber no coração e OBEDECER.

Ø  Há muitas ordens a obedecer, todas boas, todas para o nosso próprio bem. Uma delas é a ordem de tornar conhecida de todos a luz do evangelho. Veja:

 

“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.  Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” (Mateus 28:18-20 RC)

 

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1:8 RC)

 

“E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos; e, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.” (Lucas 24:46-47 RC)

 

Quando um homem professa valorizar a luz do evangelho, precisa tomar cuidado para não ser egoísta na utilização dessa luz.

-       Ele tem que refletir a luz para todos os que se encontram ao seu redor; deve se esforçar para tornar bem conhecidas as verdades que considera boas para si mesmo.

-       Precisa deixar sua luz brilhar diante dos homens, para que vejam de quem ele é e a quem ele serve, e sejam induzidos a seguir seu exemplo e unirem-se ao Senhor.

-       Deve reputar essa luz como um empréstimo, sendo ele responsável pela maneira como a utiliza.

-       Tem que se esforçar para manter erguida sua lâmpada, de tal modo que muitos a vejam e, ao verem-na, admirem-na e creiam.

-       Devemos nos esforçar para fazer com que todos os homens vejam que achamos uma “pérola de grande valor” e desejamos que todos a encontrem.

O cristianismo de um homem pode ser considerado suspeito se ele está contente em ir para o céu sozinho. O verdadeiro crente tem um coração dilatado.

-       Se tem filhos, almejará a salvação deles;

-       Se é um patrão, desejará ver a conversão de seus empregados;

-       Se é um proprietário de imóveis, que seus inquilinos venham junto com ele para o reino de Deus.

Esse é o cristianismo saudável. O crente que se satisfaz em queimar para si mesmo a sua lâmpada talvez não esteja em muito bom estado de alma.

 

Ø  Então, não basta ouvir, admirar, concordar e reconhecer as verdades do evangelho; é preciso receber e obedecer, e, nessa caminhada de obediência, que envolve muitas coisas, não pode ficar de fora o anúncio desse evangelho, para que outras pessoas também o ouçam, admirem, concordem com ele, reconheçam suas verdades e também o recebam e obedeçam.

 

Ø A segunda lição é sobre o valor de um coração bom e íntegro na vida cristã.

 

Ø  Se analisarmos um dicionário veremos que uma das definições de íntegro é “completo”, e de integridade é “inteireza”. Um coração íntegro, portanto, no contexto cristão, é um coração que é completamente, inteiramente de Deus, totalmente dedicado a Deus.

Ø  O coração íntegro:

-       É aquele que não somente foi convertido, transformado e regenerado, mas também é o coração que está sob a poderosa, completa e habitual influência do Espírito Santo.

-       É o coração que odeia todo comprometimento, indiferença e hesitação entre duas opiniões na vida cristã;

·  que focaliza-se apenas em um objeto – o amor de Cristo, demonstrado em sua morte na cruz pelos pecadores;

·  que tem apenas um alvo – glorificar a Deus e fazer a Sua vontade;

·  que tem somente um grande desejo – agradar a Deus e ser louvado por Ele.

Ø  Homens de coração íntegro também têm as suas fraquezas e também erram, mas são homens de Deus, que se dedicam inteiramente a Deus. O que eles refletem é luz de verdade. “Todo o seu corpo” é luminoso. Seu Senhor pode ser visto em todas as suas conversas e atitudes. A graça que ele possui manifesta-se em todo o seu comportamento... a luz que nele há é verdadeira luz.

 

Que sejamos assim! Servos obedientes e de coração íntegro diante do Senhor.

 

 

Resumido de “Meditações no Evangelho de Lucas”

J. C. Ryle – Editora Fiel

Textos bíblicos acrescentados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...