domingo, 10 de março de 2024

O Dever do Pai Cristão

 

O DEVER DO PAI CRISTÃO

“E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” (Efésios 6:4 RC)

1.     Antes de mais nada quero parabenizar a todos os pais aqui presentes...

2.     O texto-base de nossa reflexão de hoje não é um texto que fala exclusivamente ao pai (o homem). Ele fala aos pais (homem e mulher). No entanto, hoje o estaremos usando para uma reflexão direcionada ao pai (homem).

3.     O versículo contém duas orientações, uma apresentada de forma negativa: “...NÃO provoqueis à ira vossos filhos...”, e a outra de forma positiva: “...criai-os na doutrina e admoestação do Senhor”. Vamos refletir um pouco apenas na Segunda orientação.

4.     Somente dessa frase podemos tirar três lições preciosas sobre o dever de um pai cristão em relação a seus filhos. Vejamos:

I. CRIAR OS FILHOS.

1.     É importante dizer isso, porque há muitos pais que “geram” filhos, mas não os “criam”. E eu não estou me referindo a pais que dão os seus filhos para os outros, por algum motivo, ou a pais que têm filhos “por aí”; falo de pais que têm os seus filhos em casa, mas não os “criam”, no verdadeiro sentido da palavra.

2.     Criar os filhos significa transformar, educar, nutrir, cuidar, cultivar... . Por diversas circunstâncias, e eu não quero aqui julgar ninguém, há muitos pais que, mesmo tendo seu, ou seus, filhos em casa, não os criam nesse sentido. Mas o pai cristão precisa estar preocupado em, de fato, criar o seu filho. Deve colocar isso como meta em sua vida. O pai cristão precisa cultivara sua semente, o seu filho.

II. CRIAR NA DOUTRINA DO SENHOR.

1.     Ao criar os filhos, o pai cristão deve estar preocupado em que eles aprendam a doutrina do Senhor.

2.     Há muitas doutrinas, prescritas por muitas pessoas, e o mundo se encarregará de ensinar-lhes algumas, porém, o pai cristão deve ensinar ao seu filho a doutrina que é prescrita pelo Senhor, e deve fazer isso em nome do Senhor, e sob a autoridade do Senhor.

3.     Como todo cristão foi chamado para exercer um ministério de reconciliação, como nos mostra II Coríntios 5:17-20:

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos Embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse”,

nada mais óbvio do que começar em casa, com os filhos. A Palavra de Deus já vem orientando, a muito tempo:

“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” (Deuteronômio 6:6-7).

“Instrui o menino no caminho em que deve andar...” (Pv. 22:6 a)

III. CRIAR NA ADMOESTAÇÃO DO SENHOR.

1.     “Há muitos pais que estão mais preocupados com a ‘felicidade’ dos seus filhos do que com a sua ‘santidade’[1].

2.     Há muitos que até ensinam a doutrina do Senhor com palavras, mas não com ação. Não há disciplina em forma de ação, e, muitas das vezes, os filhos “até sabem como reconhecer e identificar a atitudes da vida cristã, mas não sabem como vivê-las”[2]

3.     Admoestar significa “advertir, repreender, lembrar, avisar[3], e isso inclui não só palavras, como também ações.

4.     Criar na admoestação do Senhor, é criar advertindo, repreendendo, regulamentando e purificando as paixões, de acordo com a Palavra do Senhor.

CONCLUSÃO.

1.     Quero concluir citando Crisóstomo:

“Não é totalmente absurdo enviar os filhos para aprenderem algum ofício ou para a escola, e tudo fazer visando isso, mas não criá-los dentro da disciplina e da instrução do Senhor?...Devemos dar aos filhos um modelo, fazendo-os se devotarem, desde os primeiros anos, à leitura das Escrituras...Se teus filhos aprenderem a ser amantes da sabedoria, desde o começo de sua vida, terão adquirido uma riqueza maior do que todas as riquezas, e uma grande glória...Dá-lhes as coisas maiores, e não as pequeninas coisas”[4]

Pr. Walmir Vigo Goncalves



[1] EZZO, Gary, em “O Alvo em Ser Pais”, transcrito na revista Vida Pastoral volume 16, de Fevereiro de 2000

[2] Ibid.

[3] BUENO, Francisco da Silveira – “Minidicionário da Língua Portuguesa”; ed. Ver. E atual. Por Helena Bonito C. Pereira, Rena Signer. _São Paulo: FTD: LISA, 1996.

[4] CRISÓSTOMO, citado por R. N. Champlim, em o Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, volume 4, página 637. 10ª reimpressão, editora Candeia, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...