domingo, 10 de março de 2024

Mulheres transformadas transformando o mundo

 

Reflexão bíblica – Dia Internacional da Mulher – PIB Muqui – 10/03/24

Ester Crisóstomo de Vargas Gonçalves

Texto bíblico: II Coríntios 5:17

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo

 

Tema: Mulheres transformadas transformando o mundo.

 

Mulheres transformadas: Ser cristã é ser transformada, deixar as velhas coisas para trás e permitir que tudo seja feito novo, não seguir mais os padrões deste mundo. O dicionário traz a seguinte descrição sobre a palavra transformação: “Mudança; qualquer tipo de alteração que modifica ou dá uma nova forma a alguma coisa.” Quando vamos para a Palavra de Deus é assim que deve ser. Alguma mudança ou uma total nova forma precisa acontecer. Em nossos dias as pessoas têm se submetido a muitos procedimentos para serem pessoas novas, mostrar uma aparência diferente, um corpo mais perfeito, curvas mais salientes, pele renovada. Muitos produtos são lançados todos os dias prometendo milagres na aparência, principalmente no universo feminino. Todo esse cuidado pode fazer bem às pessoas por um certo tempo, mas o que de fato transforma a vida de qualquer pessoa é unicamente a Palavra de Deus. A Palavra de Deus passa surpreendentemente por vidas todos os dias. Pessoas que verdadeiramente querem ser transformadas, que se dispõe a se despir de tudo o que for preciso em prol de algo novo que a Palavra gera de dentro para fora, tem experimentado uma verdadeira transformação.

 

Comemoramos no último dia 8, o dia internacional da mulher, e hoje a palavra de ordem para as mulheres é o empoderamento feminino. O empoderamento feminino é um conceito que surgiu no século XIX e que se consolidou como um movimento político, social e filosófico. com o objetivo de promover a força da mulher, tem como principal característica a luta pela igualdade de gêneros e por consequência a maior participação da mulher na sociedade.

 

Não vamos falar aqui sobre o empoderamento feminino, porque isso não vem ao caso nessa noite, mas vamos falar de mulheres que viveram há muito tempo, muito antes do século XIX, mas que já participavam da “sociedade” da época, onde as mulheres não tinham reconhecimento algum, mas que fizeram a diferença onde viviam. Eram mulheres transformadas, que foram relevantes e que ajudaram na transformação de outras pessoas e da sociedade em que viviam. Mulheres fortes, destemidas, que deixaram suas marcas na época e na história, para que as conhecêssemos hoje, e desta forma usá-las como exemplos de mulheres transformadas pelo poder de Deus em diversas situações, e tirarmos lições de suas histórias. As mulheres na Bíblia desempenharam papéis significativos e foram instrumentos de transformação em diversas narrativas. Vejamos algumas delas:

 

Maria, a mãe de Jesus: Ela foi escolhida para dar à luz ao Salvador do mundo, e seu papel como mãe de Jesus teve um impacto monumental na história da redenção. Ela foi escolhida por Deus e aceitou o desafio, apesar das dificuldades e incertezas que enfrentaria. Hoje, pode parecer fácil, mas imaginemos a sociedade na época de Maria. Ela era uma jovem solteira, noiva é claro, mas ainda corria o risco de ser abandonada por seu noivo, estando grávida. Poderia ser até apedrejada, mas nada disso fez a diferença para que Maria não aceitasse a missão dada por Deus a ela. E hoje, a sua história de fé e fidelidade a Deus faz a diferença em nossas vidas.

 

Ester: Ester, uma figura central no Livro de Ester na Bíblia, era uma judia que se tornou rainha do Império Persa por meio de circunstâncias extraordinárias. Sua história é marcada por coragem e astúcia. Quando um decreto foi emitido para destruir todos os judeus no império, Ester arriscou sua vida ao interceder diante do rei persa, seu marido, para salvar seu povo. Ela organizou banquetes e, finalmente, revelou sua identidade judaica ao rei, expondo os planos malignos de Hamã, o primeiro-ministro. Por causa de sua coragem, o rei foi favorável a ela, salvando assim os judeus. Ela fez toda a diferença na vida e história do povo hebreu.

 

Débora: Débora foi uma figura importante no Antigo Testamento. Ela foi profetiza e juíza de Israel durante um período de opressão e conflito. Ela exerceu autoridade e liderança espiritual, política e militar sobre o povo de Israel. Ela foi uma líder sábia e corajosa, que guiou Israel em tempos de conflito e foi uma voz profética.

Seu papel mais conhecido foi durante a batalha contra os cananeus liderados por Sísera. Débora, juntamente com o general Baraque, liderou o exército de Israel à vitória contra os opressores. Ela profetizou que a batalha seria ganha, mas que a glória da vitória não seria atribuída a Baraque, mas sim a uma mulher. Essa profecia se cumpriu quando uma mulher chamada Jael matou Sísera enquanto ele dormia.

Além de seu papel militar, Débora também era uma juíza que decidia questões legais e resolvia disputas entre o povo de Israel. Sua sabedoria e discernimento foram reconhecidos e respeitados por sua comunidade.

Débora é lembrada como uma mulher corajosa, sábia e inspiradora, que exerceu liderança e influência em um contexto cultural e socialmente desafiador. Sua história destaca o papel significativo das mulheres na história de Israel e na realização dos propósitos de Deus.

 

Joquebede: Mãe de Moisés. Joquebede teve um papel crucial na história de Moisés. Quando o faraó do Egito emitiu um decreto para matar todos os meninos hebreus recém-nascidos, Joquebede escondeu seu filho e o manteve em segredo por três meses. Quando não pôde mais escondê-lo, fez um cesto de juncos, impermeabilizou-o com betume e piche, colocou o bebê dentro e o colocou no rio Nilo, enquanto sua filha Miriam vigiava à distância.

O cesto acabou sendo encontrado pela filha do faraó, que o adotou como seu próprio filho e o chamou de Moisés. No entanto, Joquebede foi chamada para cuidar de Moisés como sua ama de leite. Assim, apesar das circunstâncias difíceis, Joquebede pôde continuar a desempenhar um papel fundamental na vida de seu filho, garantindo que ele fosse criado de acordo com a fé de Joquebede.

A coragem e a determinação de Joquebede em proteger e preservar a vida de seu filho Moisés desempenharam um papel crucial na história do povo de Israel, pois Moisés se tornaria o grande líder que libertaria os israelitas da escravidão egípcia e os conduziria rumo à liberdade e à promessa da terra prometida.

 

Essas mulheres, entre outras na Bíblia, demonstram a capacidade das mulheres de serem agentes de mudança e instrumentos nas mãos de Deus para transformar o mundo. Poderíamos citar muitas outras mulheres da bíblia: Sara, Rebeca, Miriam, Ana, Abigail, Maria Madalena, Marta e Maria e muitas outras, mas vamos parar por aqui... Temos aqui hoje várias mulheres, que tenho certeza, são importantes e relevantes para a sociedade onde vivem. Nosso desejo nessa noite, é que todos, homens e mulheres, estejam refletindo sobre a necessidade de transformação de vida que temos. Já fomos realmente transformados por Jesus? Ele faz a diferença em nossas vidas? Quando o aceitamos deixamos as coisas velhas para trás? Tudo se fez novo em nossas vidas? Ou ainda temos traços do “Velho homem” em nosso viver diário?

 

Abaixe sua cabeça e reflita sobre isso. Tem alguma dificuldade em viver essa transformação? Conte pra Jesus. Peça a Ele para te fortalecer, como fez a essas mulheres citadas hoje aqui. A diferença que elas fizeram não foi pelas suas próprias forças, mas foram fortalecidas pelo Senhor. Nosso Deus é o mesmo. Como Ele fez no passado, faz hoje ainda. Basta confiar e entregar tudo a Ele.

 

Oremos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...