domingo, 25 de dezembro de 2011

Deus tem um presente para você

 



DEUS TEM UM PRESENTE PRA VOCÊ


1.   Você tem dificuldades para escolher o que comprar na hora de presentear alguém?

2.   Se você tem essa dificuldade, tenho uma sugestão pra você: acesse a internet, vá ao site de busca do Google e digite “o que dar de presente” e depois leia todos os sites de dicas de presente que ele lhe indicar. São “poucos”, são “apenas” alguns milhões de links.

3.   Imagine só – milhões de links para sites de ajuda para escolher o presente ideal!

4.   Acho melhor procurar descobrir, talvez até perguntar o que a pessoa gostaria de ganhar de presente.

5.   Então eu lhe pergunto: o que VOCÊ gostaria de ganhar de presente? (deixar alguns responderem... brincar com as respostas... levar uma caderneta para fingir que está anotando os pedidos...)

6.   Bem, quero lhe dar duas notícias agora das quais uma, a primeira, certamente vai lhe decepcionar, mas a outra se constitui em motivo para grande alegria:

a.   A primeira é que eu não vou lhe dar presente algum. Se você disse o que gostaria de ganhar esperando que eu o leve pra você amanhã, pode esquecer. Nem amanhã, nem depois, nem na semana que vem, nem no mês que vem e talvez nunca. Talvez! Resta uma esperança! A esperança é a última que morre!

b.   Mas a segunda notícia é excelente: DEUS TEM UM PRESENTE PRA VOCÊ!

7.   Certamente que você sabe de que presente eu estou falando. Você conhece um pouquinho da Bíblia, você está numa igreja, o momento do culto é o momento da pregação do evangelho... Então, certamente que você sabe de que presente eu estou falando...

8.   ... e talvez até fique decepcionado... Muitos ficam!

9.   Bem, mesmo você já sabendo qual é o presente, vamos pensar um pouco sobre ele:


Em primeiro lugar, não se trata de um presente terreno


10.       Veja o seguinte texto bíblico:

 

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança (o presente) incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós que, mediante a fé, estais guardados na virtude de Deus, para a salvação já prestes para se revelar no último tempo...” (1 Pedro 1:3-5 RC)

 

11.       É por isso que eu disse que muitos se decepcionam.

12.       E se decepcionam porque só pensam no aqui e agora.

a.   Querem resolver seus problemas imediatos, e esquecem-se de que o maior problema que têm é em relação ao futuro eterno.

13.       Em Lucas 17.11-19 temos uma história onde Jesus beneficia dez pessoas.

a.   Destes, apenas um voltou até Jesus dando glórias a Deus e agradecendo-lhe.

b.   Os outros nove foram embora.

c.   Nove deixaram de receber uma bênção muito maior talvez porque o seu interesse estava voltado apenas para eles mesmos e para o presente,

d.   mas um, o que voltou, recebeu uma bênção maior, um presente maior, porque Jesus lhe disse: “... Vai; a tua fé te salvou”.

e.   Com essa frase Jesus estava dizendo para ele que ele teria de presente uma herança no reino celestial.

f.     Agora, além de livre da lepra, ele estava também livre da condenação eterna.

14.       Em I Coríntios 15.19 encontramos a mensagem que diz que “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.”.

15.       Sabe o porquê desta mensagem?

16.       É porque o verdadeiro presente, a verdadeira herança que Deus quer nos dar, a grande herança é celestial, e não terrena.


Em segundo lugar, não se trata de um presente perecível, que se estraga, que se acaba.


17.       Quantos presentes você já recebeu e que já se acabou, ou se estragou?

18.       Mas esse não se acaba e nem se estraga.

19.       Hebreus 9.15 diz exatamente isso. Falando de Jesus o autor diz que ele é

 

“... Mediador de um novo testamento {ou pacto}, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. (Hebreus 9:15 RC)

 

20.       E muitos outros textos revelam essa verdade:

 

1 João 2:25: “E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.”

1 João 5:11: “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.”

João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Romanos 6:22: “Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.”

Romanos 6:23: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.”

2 Coríntios 5:1: “Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.”

 

21.       Há algum tempo atrás, em um programa de TV, um grande empresário estava preocupado porque só um de seus filhos o ajudava na empresa, e mesmo este lhe revelara que também não gostava da função. O pai empresário então pergunta: - “E o que acontecerá com a empresa depois que eu morrer?” E então ele ouviu a triste resposta: - “A gente ‘torra’!”.

22.       E é isso mesmo o que acontece com as coisas deste mundo.

a.   São “torradas”, em alguns casos.

b.   Em outros, são roubadas,

c.   são “confiscadas”,

d.   são perdidas,

e.   são desvalorizadas, etc.,

f.     porque são perecíveis.

23.       Mas a herança celestial, o presente que Deus nos oferece não é perecível, é eterno. E é por isso que Jesus nos orienta:

 

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam.” (Mateus 6:19-20 RC)

 

24.       É por isso que Jesus deixa claro que não adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma. Perdeu a alma, deixou de ganhar a herança, e, ao invés de ouvir:

 

“Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25:34 RC)

 

         Ouvirá:

 

 “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:41 RC)


Mas, em terceiro lugar, cabe-nos dizer que esse presente só se ganha por intermédio de Jesus.


25.       Ele é o Mediador. Diz Hebreus:

 

“E, por isso, é Mediador de um novo testamento, {ou pacto} para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.” (Hebreus 9:15 RC)

 

26.       Ele é o Testador e, como tal, precisou morrer. O texto continua:

 

“... Porque, onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?...”

 

27.       Alguém disse acertadamente que

a.   através de uma folha nova de oliveira Noé soube que era findo o juízo de Deus;

b.   pelo Arco-Íris Deus mostrou que aquele tipo de juízo não mais se abateria sobre a Terra

c.   e por intermédio da Videira Verdadeira – que é Jesus – aqueles que o têm como Salvador e Senhor sabem que se findou o juízo de Deus para eles. Eles ganharam de presente a absolvição, a vida eterna.

28.       A cruz é para os que crêem o símbolo do poder de Deus que aniquilou a juízo. O próprio Jesus disse:

 

“E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3:14-18 RC)

 

29.       A Bíblia é enfática em demonstrar essa realidade: o presente que Deus oferece só é recebido por intermédio de Jesus.


Conclusão


30.       Vimos então que

a.   Deus quer nos dar um presente, e que

b.   esse presente não é terreno, não é perecível e

c.   só pode ser recebido por intermédio de Jesus.

31.       Você quer esse presente?

32.       Se sim, você precisa ir a Jesus, precisa crer em Jesus.

33.       Jesus disse, certa vez:

 

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. E não quereis vir a mim para terdes vida.” (João 5:39-40 RC)

 

34.       Não é isso o que acontece com muitos nos dias atuais?

35.       Mas o que significa ira a Jesus, crer em Jesus?

36.       Gosto muito de usar uma história para demonstrar esse significado; é a história de um homem que atravessava pra lá e pra cá, equilibrando-se sobre uma corda, uma cachoeira tipo as nossas cataratas...

a.   Crer, falando de forma simples, é isso: é ter a coragem e a confiança para “subir nos ombros de Jesus e deixar que ele nos leve”. Que ele nos leve vida afora, que ele dirija os nossos caminhos, que ele nos leve para a “terra prometida”

37.       Você não gostaria de fazer isso, se ainda não fez?


Pr. Walmir Vigo Gonçalves

prwalmir@hotmail.com

www.prwalmir.blogspot.com

www.igrejabatistanoparqueimperatriz.blogspot.com

https://twitter.com/prwalmir


Nenhum comentário:

Postar um comentário