sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Mais que Vencedores


MAIS QUE VENCEDORES


Romanos 8.31-39

 

01. O capítulo 8 de Romanos é um dos mais triunfantes entre todos de todas as epístolas. Os versículos 31 a 39 deste capítulo falam-nos sobre o fato de que Deus é por nós e de que nada e nem ninguém pode nos separar do Seu amor em Cristo Jesus.

a.    Ninguém pode nos acusar porque fomos justificados por Deus (v. 33);

b.    Ninguém pode nos condenar, pois foi Jesus quem morreu e ressuscitou em nosso favor, está à direita do Pai e também intercede por nós (v. 34);

c.    Podemos sofrer tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo ou espada, mas nada disso pode nos separar do amor de Cristo (v. 35);

d.    E nem mesmo morte, vida, anjos, principados, coisas do presente ou do porvir, poderes, altura, profundidade ou qualquer outra criatura (vs. 38 e 39).

02. Em todas e sobre todas essas coisas somos mais do que vencedores.

03. Por isso é que podemos denominar este capítulo de um dos mais triunfantes.

04. Mas precisamos observar duas coisas importantes:

a.    Somos mais do que vencedores, porém, SÓ POR MEIO DE CRISTO (v. 37);

b.    O “nós” a quem o capítulo se refere, são aqueles que estão em Cristo Jesus (v. 1).

05. A revista ULTIMATO, edição Julho-Agosto de 1998, na página 27, traz 17 pensamentos acerca daqueles que são mais do que vencedores. Vejamos apenas seis destes:

a.    Mais que vencedores são aqueles que têm fé em Jesus e não abrem mão dela em qualquer situação ou circunstância. Veja o exemplo de Paulo, em Filipenses 4.10-13.

b.    Mais que vencedores são aqueles que se alimentam da Palavra de Deus e da oração, com regularidade e perseverança.

c.    Mais que vencedores são aqueles cujos olhos “vêem” o invisível, seja a pessoa de Deus, seja o galardão da vitória, a redenção da natureza, a ressurreição do corpo e a glória por vir a ser revelada em nós. Paulo fala a esse respeito em II Co. 4.16-18.

d.    Mais que vencedores são aqueles que se negam a si mesmos quando a vontade própria não combina com a vontade de Deus, e, dia a dia, tomam a sua cruz e seguem ao Senhor.

e.    Mais que vencedores são aqueles que olham para dentro de si mesmos e enxergam todo o mal que reside neles e não se iludem a este respeito.

f.     Mais que vencedores são aqueles que estão de tal modo unidos a Deus que nada poderá separá-los d’Ele.

06. A mesma revista, à página 26, traz oito pensamentos em contrário, sobre os “mais que pecadores”. Vejamos apenas três:

a.    Mais que pecadores são aqueles que têm as trinta moedas de prata no bolso e ainda perguntam: “porventura sou eu, Senhor?” – Foi Judas Iscariotes quem fez isto. Mas nós também traímos ao Senhor todas as vezes que persistimos deliberadamente no erro.

b.    Mais que pecadores são aqueles que dão o dízimo até mesmo do endro, da hortelã e do cominho, mas deixam de obedecer aos ensinamentos mais importantes... Ou aqueles que coam publicamente um mosquito, mas, secretamente, engolem um camelo. Ou aqueles que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de podridão.

c.    Alguns são mais que pecadores por causa da mentira, do fingimento, da hipocrisia.

07. Que possamos todos ser mais que vencedores, por perseveramos em Cristo Jesus.

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

prwalmir@hotmail.com

www.prwalmir.blogspot.com

www.igrejabatistanoparqueimperatriz.blogspot.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...