sexta-feira, 27 de agosto de 2010

AGORA SOMOS FILHOS DE DEUS!

AGORA SOMOS FILHOS DE DEUS!

 

1.    Texto bíblico: "Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro." (1 João 3:1-3 RA)

2.    Lucas 19:1-10 registra a história da conversão de Zaqueu, o publicano.

a.    Eu posso imaginar Zaqueu chegando em casa, muito mais radiante do que de costume, causando um grande espanto em sua esposa e filhos (se é que ele tinha esposa e filhos).

b.    Posso imaginar Zaqueu fazendo a conta de suas posses e separando uma parte para cumprir o que houvera dito em relação aos pobres e àqueles a quem ele havia defraudado.

c.    Sua esposa, então, naturalmente, lhe pergunta o que ele está fazendo, e, ao ouvir a resposta, pergunta o porquê, e então, ouve de Zaqueu: "É porque agora eu sou um filho de Deus de verdade".

3.    Os irmãos já pararam para pensar sobre o que significa ser filho de Deus?

4.    Feche os seus olhos, pense o mais profundo que você puder sobre isso, e, pensando, diga em voz alta: "AGORA EU SOU UM FILHO DE DEUS".

5.    Somos filhos de Deus porque Deus nos adotou como Seus filhos.

6.    Ele também está nos transformando na mesma imagem de Seu Filho Jesus, e nos purificando de tudo o que nos identifica com o mundo, para que sejamos um povo de Sua exclusiva propriedade.

7.    Comecemos então por pensar neste fato:

 

I. SOMOS FILHOS DE DEUS.

 

1.    João diz isso enfaticamente.

2.    A versão Almeida Revista e Corrigida não registra a ênfase, mas a Revista e Atualizada registra.

3.    Depois de dizer: "Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus...", João acrescenta: "... e, de fato, somos filhos de Deus".

4.    Todo mundo quer ser filho de Deus.

5.    Não é raro ouvirmos pessoas afirmando que todos somos filhos de Deus.

6.    Isso é tão arraigado em nosso pensamento e querer, que às vezes falamos sobre o assunto sem sequer pensar no mesmo.

7.    Não são poucas as vezes que eu já ouvi pessoas que estavam se preparando para receber, ou para se dar, ou para viver algo bom, afirmando: "Afinal, eu também sou filho de Deus!".

8.    É verdade que, em certo sentido, todos somos filhos de Deus.

9.    Todos somos filhos de Deus por criação.

10. Mas ser filho só porque foi criado pelo Pai, não é ser filho em todo o seu sentido, não é ser filho de verdade.

11. A Bíblia deixa claro que o verdadeiro filho de Deus é aquele que nasceu de novo, porquanto recebeu o Senhor Jesus em sua vida. Veja:

a.    João 1:12 – "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome"

b.    Romanos 8:14 – "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus."

c.    Gálatas 3:26 – "Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus"

12. Diante disso, vejamos:

 

a.    O que significa ser filho de Deus.

 

1.    Ser filho de Deus significa ser novamente aceito pelo Pai: (Contar a história do filho que queria voltar para casa mas não sabia se seu pai iria aceitá-lo, e pediu para que lhe desse um sinal: um pano branco na árvore em frente da casa.

a.    A história do filho pródigo também nos mostra esse fato.

b.    Vejamos alguns textos bíblicos:

                                  i.    "... Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.  De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.  Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus." (2 Coríntios 5:19-21 RA)

                                ii.    "Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor"(Colossenses 1:13 RA)

2.    Ser filho de Deus significa ter a posição de:

a.    Cidadão do céu: "Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo" (Filipenses 3:20 RA)

b.    Membro de um sacerdócio santo e real: "também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo" (1 Pedro 2:5 RA)

"Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pedro 2:9 RA)

c.    Membro da família de Deus: "Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus" (Efésios 2:19 RA)

d.    Membro de um povo de propriedade exclusiva de Deus: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pedro 2:9 RA)

3.    Ser filho de Deus significa ser co-herdeiro, com Cristo, de uma herança indescritível: "Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados". (Romanos 8:17 RA)

4.    Ser filho de Deus tem um significado tão grande que é-nos impossível expressá-lo em toda a sua extensão, mas o coração de todo o significado está no fato de que podemos gozar de uma comunhão tão íntima com Ele, a ponto de podermos exclamar: "Aba, Pai!": "Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai" (Romanos 8:15 RA)

 

b.    Só somos filhos de Deus porque Ele, em Seu amor, nos concedeu essa bênção.

 

1.    João deixa isso bem claro no texto, e essa é uma verdade cristalina em toda a Escritura.

a.    Foi Deus quem tomou a iniciativa da reconciliação: "Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,  a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. (2 Coríntios 5:18-19 RA)

b.    É o Espírito de Deus que nos convence do pecado: "Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.  Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: (João 16:7-8 RA)

c.    É Deus quem efetua em nós tanto o querer quanto o realizar: "porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade". (Filipenses 2:13 RA)

d.    Não poderíamos ir a Cristo se o Pai não nos tivesse levado: "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia". (João 6:44 RA)

e.    Foi Deus quem nos escolheu, e é Ele quem nos guarda salvos, nos faz perseverar: "Vocês foram escolhidos de acordo com o propósito de Deus, o Pai. E pelo Espírito de Deus vocês foram feitos um povo dedicado a ele a fim de obedecerem a Jesus Cristo e ficarem purificados pelo seu sangue. Que vocês tenham, mais e mais, a graça e a paz de Deus!" (1 Pedro 1:2 BLH) – "Essas bênçãos são para vocês que, por meio da fé, são guardados pelo poder de Deus para a salvação que está pronta para ser revelada no fim dos tempos". (1 Pedro 1:5 BLH)

 

c.    O Mundo não conhece os filhos de Deus, porque não conhece a Deus.

 

1.    "Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus.  Isto farão porque não conhecem o Pai, nem a mim." (João 16:1-3 RA)

2.    Isto que Jesus disse no versículo acima aconteceu com os seus, e continua acontecendo, e vai continuar até o fim.

3.    Quem pensa que no Brasil a perseguição aos filhos de Deus não acontece é porque está um pouco por fora da realidade.

4.    Comecemos a pregar, a profetizar, a alvoroçar o nosso bairro, e veremos muitos, até conhecidos nossos, virando-nos as costas, e alguns até odiando-nos.

5.    Isso acontece, porque o mundo não nos conhece e nem conhece ao Pai.

 

6.    Em segundo lugar, a bíblia nos diz que, por sermos filhos de Deus...

 

II. SEREMOS SEMELHANTES A CRISTO NA SUA VINDA.

 

1.    Perguntaram certa vez a um homem qual era o seu maior desejo, e ele respondeu: - "O meu maior desejo é ser cada vez mais parecido com Jesus".

2.    João falou que isso vai acontecer, e outros textos também falam sobre isso:

a.    "Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." (Romanos 8:29 RA)

b.    "E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial." (1 Coríntios 15:49 RA)

c.    "E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." (2 Coríntios 3:18 RA)

3.    O que exatamente isso significa, em toda a sua extensão, talvez só saberemos quando Cristo voltar.

4.    Mas a Bíblia exorta-nos a já, em virtude desse fato, irmo-nos purificando a nós mesmos, assim como ele é puro. Dessa forma, o padrão de pureza que a Bíblia nos apresenta não é Pedro, João ou Paulo, e, sim, o próprio Cristo.

5.    Temos que nos purificar a nós mesmos, ou deixar que Cristo nos purifique, porque vivemos na companhia de Cristo.

6.    Quando eu preparava este estudo, um hino estava tocando no rádio, e uma das frases do mesmo dizia o seguinte: "Quem anda com o Santo tem que ser santo também".

7.    Ser puro é ser separado das coisas que não agradam a Deus.

8.    Ebard, citado por Champlin em O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, diz: "Não purificar-se alguém a si mesmo é equivalente a dizer a Deus: 'Não quero a jóia que me ofereces ante os meus olhos, como a mais preciosa jóia que me prometes dar um dia – ser livre do pecado. Não dou valor a essa jóia."

9.    E Longstaff escreveu um hino que é citado na mesma obra. O hino diz:

 

Separa tempo para te santificares, fala sempre com o Senhor;

Permanece sempre nele e alimenta-te de Sua Palavra

Faz amigos dos filhos de Deus; ajuda aos fracos;

Em nada te esqueças de buscar a sua bênção.

 

Separa tempo para te santificares, o mundo se apressa;

Passa muito tempo em segredo, sozinho com Jesus;

Olhando para Jesus, serás como ele, finalmente;

Teus amigos, em tua conduta, verão sua semelhança

 

10. E o próprio Champlin escreve: "A santidade deve ser cultivada. Vem em resultado da aplicação dos 'meios espirituais' para sua obtenção, como a busca feita pela alma, o treinamento do intelecto, o contacto com o Espírito Divino, mediante a oração e a meditação, a busca e o uso dos dons espirituais".

 

CONCLUINDO

 

1.    Diné é filho de um falecido pastor de Cachoeiro de Itapemirim. Ele canta muito bem, e é bem conhecido nas igrejas daquela cidade. Um dia, ele estava no seminário onde eu estudava, e eu me aproximei dele e, para iniciar uma conversa, disse, cheio de boas intenções: Esse é o Diné, o filho do pastor Davi! Então ele me disse: "Eu não quero ser conhecido por ser filho do pastor Davi, e sim por minhas próprias qualidades!".

2.    Eu quase fiquei sem graça, mas não me importei muito. Hoje, pensando nisso, imagino que se eu chegasse e dissesse: Esse é o Diné, filho de Deus! Ele responderia: Amém!

3.    Nós somos filhos de Deus, e isso é maravilhoso.

4.    Desde o momento que recebemos o Senhor Jesus em nosso coração, ele nos deu também o poder de sermos feitos filhos de Deus em toda a plenitude do que isso significa.

 

AGORA SOMOS FILHOS DE DEUS.

ALELUIA!!!

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...