sexta-feira, 7 de maio de 2010

UMA ORAÇÃO PARA FAZERMOS HOJE

UMA ORAÇÃO PARA FAZERMOS HOJE

1.    Texto bíblico: êxodo 33.12-23

2.    Contexto:

a.    Moisés está no Monte Sinai

b.    Moisés tarda em voltar do monte e o povo pede a Arão que lhe faça "deuses" que os guiem...

c.    Arão, utilizando-se do ouro doado pelos israelitas, lhes faz um bezerro que eles veneram como se fosse deus.

d.    Moisés volta por ordem de Deus, quebra as tábuas da lei recém recebidas, conclama o povo a que se volte para o Senhor, e ordena a morte daqueles que permanecem na idolatria.

e.    Moisés intercede pelo povo

f.     Deus diz que Moisés deveria continuar conduzindo o povo mas que Ele mesmo – Deus – não iria no meio do povo, mas enviaria um anjo.

g.    Moisés então fala com Deus em oração, uma oração para fazermos hoje.

3.    O que consta dessa oração de Moisés que faz dela uma oração que deveríamos fazer hoje, todos os dias?

4.    Vejamos:

I. Moisés suplica a Deus por direção para o caminho

1.    Veja o verso 13: "... rogo-te que agora me faças saber o Teu caminho..."

2.    "Me faças saber o teu caminho"

3.    Em outras palavras: revela-me os Teus propósitos para que eu ande segundo eles.

4.    Essa é uma oração que deveríamos fazer hoje.

5.    Senhor ajuda-me a compreender a Tua Palavra e através dela entender quais são os Teus caminhos, os Teus propósitos, a Tua vontade, para que eu ande segundo eles.

 

II. Moisés suplica a Deus que esteja presente com ele no caminho

 

1.    Veja o verso 15: "... se a Tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui"

2.    A presença do Senhor é garantia de vitória

3.    Hebreus 13.5 e 6 diz-nos que porque o Senhor disse que não nos deixará e nem nos desamparará, podemos com confiança e ousadia dizer: "O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem"

4.    Senhor, me dê direção para o caminho e esteja comigo no caminho. Essa é, com toda certeza, uma oração para fazermos hoje.

5.    Mas tem mais:

 

III. Moisés suplica a Deus que, no caminho, manifeste a Sua glória, o Seu poder

 

1.    Veja a partir do verso 18.

2.    Você não gostaria de ver a glória e o poder de Deus manifestando-se a você e na sua vida?

3.    Talvez Deus não manifeste a você a Sua glória e poder da mesma forma que manifestou a Moisés, mas os revelará de alguma forma, e, creio, tem revelado.

4.    Exemplos de como Deus pode manifestar sua glória e poder...

 

Conclusão

 

1.    Senhor, dê-me direção para o caminho, esteja comigo no caminho e manifeste Seu poder e glória em mim e através de mim enquanto vamos juntos pelo caminho.

2.    Esta é, certamente, uma oração para fazermos hoje. Todas as manhãs deveríamos, ao acordar, antes de sairmos da cama, dirigir a Deus essas palavras, com sinceridade: Deus, me dê direção para o caminho hoje, esteja comigo e manifeste Tua glória e poder a mim e em mim.

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...