sexta-feira, 28 de maio de 2010

SERVINDO AO DEUS VIVO E VERDADEIRO

SERVINDO AO DEUS VIVO E VERDADEIRO

 

"porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura." (1 Ts 1:9-10 RC)

 

1.    A maior bênção que podemos receber na vida, bênção essa que está englobada a e engloba muitas outras, é a bênção de servir ao Deus Vivo e Verdadeiro.

2.    Servir significa "ser útil a", "prestar serviço de qualquer natureza".

3.    Sendo assim, todos nós servimos de alguma maneira, ainda que às vezes involuntariamente, ainda que por motivos nada nobres, egoístas até.

4.    No que tange à vida espiritual, também é assim. Servimos...

a.    a Deus

b.    ou ao inimigo.

5.    Agora veja bem o que temos no texto apresentado. Esse texto mostra pra nós que a conversão a Deus, para ser útil, servir a Ele, é uma bênção que devemos desejar. Quanto àqueles Colossenses convertidos diz Paulo:

a.    Antes eles serviam o que não era vivo e / ou verdadeiro;

b.    Após se converterem tornaram-se servos do Deus que é Vivo e Verdadeiro;

c.    Quando eles serviam o que não era vivo e / ou verdadeiro, o que os aguardava era a ira futura, o juízo vindouro de Deus;

d.    Mas, uma vez convertidos e servindo ao Deus Vivo e Verdadeiro, o que ou quem os aguarda é Jesus, que livra dessa ira futura.

6.    É por isso que eu disse logo no início que servir a Deus é a maior bênção que podemos receber na vida.

7.    Se você ainda não serve a Deus por intermédio de Jesus, se você ainda não se converteu a Cristo, você está perdendo a bênção e, pior, está ainda sob a ira de Deus. Veja o que diz João 3.36: "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece"

8.    Agora, uma coisa importante, relacionada a esse assunto, que não podemos deixar de observar é como estamos servindo a esse Deus que é Vivo e Verdadeiro e que nos dá a vida eterna livrando-nos da ira futura.

9.    Como você tem servido a Deus?

10. Adauto Lourenço em uma de suas palestras na II Conferências Fiel para Jovens, falando sobre a construção da Arca de Noé, enfatiza que aquilo que vamos fazer para Deus devemos fazê-lo com esmero. É para a glória de Deus... tem que ser o melhor possível, o melhor de nós. Não podemos servir seguindo a lei do mínimo esforço e do menor tempo.

11. Como você tem servido a Deus?

12. Como você tem trabalhado com os projetos de Deus na e para a sua vida?

13. Como devemos servir ao Senhor, a esse Deus Vivo e Verdadeiro que, em Seu Filho nos livra da ira futura?

14. Vejamos algumas idéias:

 

I. Devemos servir a Deus com diligência.

 

1.    Lemos assim no Salmo 119: "Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do SENHOR. Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos e o buscam de todo o coração. E não praticam iniqüidade, mas andam em seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos." (Salmos 119:1-4 RC)

2.    Qual o significado da palavra diligente?

3.    Aplicado, esforçado, ativo, decidido, dinâmico, eficaz, zeloso... são algumas palavras que podem descrever o significado de diligente.

4.    Sendo assim, diligente em servir ao Senhor é aquele crente que se importa (na prática) com a causa divina, zela por ela e age decididamente em prol dela, ocupa-se com essa causa.

5.    Você faz isso?

6.    Toda e qualquer pessoa na igreja pode ocupar-se com a causa. Não há desculpas.

 

II. Devemos servir a Deus com integridade e fidelidade

 

1.    Encontro essa informação em Josué 24.14: "Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade, e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do rio e no Egito, e servi ao SENHOR." (RC).

2.    A versão RA usa as palavras integridade e verdade. O sentido é o mesmo.

3.    O sentido é ser inteiramente dedicado ao Senhor e servi-lo inteiramente de acordo com a vontade Dele, com muita firmeza, constância, estabilidade... retidão! É ser o que se deve ser segundo o padrão apresentado por Deus em Sua Palavra.

 

III. Devemos servir ao Senhor através de um viver digno e perfeito

 

1.    Veja o exemplo de Paulo no verso 9 de nosso texto inicial

2.    Veja o que diz o mesmo Paulo em Efésios 4.1

3.    Veja Também 2 Pedro 3.10-14

 

*      Imaculado – puro; inocente; não manchado.

*      Irrepreensível – que não pode ser censurado; inocente; correto.

*      Não somos imaculados como Deus o é, e nem irrepreensíveis como Deus é irrepreensível.

*      Entretanto, somos exortados a vivermos dessa forma.

*      O que Deus quer dizer com isso? R.: O mesmo que foi dito de Zacarias e Isabel (At. 1.5-6), Enoque, Noé e muitos outros: que mesmo situados em um mundo de impiedades e sendo pecadores nós podemos, pela graça de Deus, viver de um modo que O agrade.

 

4.    Deus não quer menos que isso de nós. Romanos 8.29 diz que fomos predestinados para sermos conformes à imagem de Jesus Cristo.

5.    É nosso dever viver a constante ambição de em tudo sermos agradáveis a Jesus, como nos mostra em palavras e atitudes o apóstolo Paulo.

 

IV. Devemos servir ao Senhor com alegria e liberalidade, constrangidos pelo amor de Cristo e não coagidos pela igreja ou o pastor.

 

1.    Veja o Salmo 100.2.

2.    Veja 2 Coríntios 5.14.

 

V. Devemos servir ao Senhor com humildade, ausência de orgulho, trazendo sempre em nossa mente a lembrança de que o que somos o somos em Cristo e por causa de Cristo.

 

1.    Veja Colossenses 3.12.

2.    Veja 1 Pedro 5.5.

 

Concluindo

 

1.    Tragamos sempre em mente que fomos salvos por Jesus; fomos, em Cristo, livres da ira futura e que somos servos do Deus Vivo e Verdadeiro e que, a esse Deus devemos servir

a.    com diligência.

b.    com integridade e fidelidade

c.    através de um viver digno e perfeito

d.    com alegria e liberalidade, constrangidos pelo amor de Cristo e não coagidos pela igreja ou o pastor.

e.    com humildade, ausência de orgulho, trazendo sempre em nossa mente a lembrança de que o que somos o somos em Cristo e por causa de Cristo.

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário