domingo, 9 de maio de 2010

O QUE DEUS ESPERA DE VOCÊ

O QUE DEUS ESPERA DE VOCÊ

– Quatro coisas que Deus espera de você à luz de Atos 11.19-26 –

 

I. Deus espera que as dificuldades não impeçam você de anunciar o evangelho.

 

1.    Leia João 15.1-19

2.    Veja bem o que Jesus está dizendo pra você, que é discípulo dele, neste texto:

a.    Ele é a videira verdadeira e você é um dos galhos nessa videira (v.5). Isso quer dizer, dentre outras coisas, que você tem a responsabilidade de produzir frutos.

b.    Deus é glorificado e você prova que é um verdadeiro discípulo quando produz frutos (v. 8).

c.    Você foi escolhido por Jesus não apenas para ser salvo, mas para dar frutos, para contribuir para que outros também sejam alcançados pelo evangelho.

3.    Agora, é fato que muitas vezes enfrentamos dificuldades as mais diversas que tendem a frear a nossa dedicação nessa tarefa de evangelizar. Mas devemos vencer tais dificuldades; elas não podem, e Deus espera que assim o seja, nos impedir de desincumbir de nossa missão evangelizadora.

4.    Olhe para o nosso texto inicial, Atos 11.19-26. Esse texto mostra servos de Deus em dificuldade, dispersos, em fuga, por causa da perseguição que se abateu sobre eles. Entretanto, mesmo diante de tal dificuldade, eles não se calaram. Por onde iam anunciavam o evangelho, ainda que só a judeus, e quando entraram em Antioquia falaram de Jesus aos gregos, e um grande número creu e se converteu a Deus. A graça de Deus estava com eles e sobre eles.

5.    Quais são as dificuldades que você tem encontrado para anunciar o evangelho?

6.    Sejam quais forem, elas estão aí para serem vencidas. Deus espera que assim o seja, e se você se dispor, com coragem e fé, a graça Dele vai estar sobre você lhe sustentando, concedendo grandes vitórias para a honra e glória Dele.

 

II. Deus espera que você permaneça nele com firmeza de coração.

 

1.    Veja o verso 23.

2.    Uma das primeiras coisas que Barnabé faz ao chegar e contemplar o grande número de convertidos em Antioquia, é exortá-los a que permanecessem no Senhor com propósito (ou firmeza) de coração.

3.    Essa exortação continua tão atual e necessária quanto o foi naquela ocasião, e talvez até mais.

4.    Tenho visto muita gente entrar na igreja para daí a algum tempo sair justamente porque não têm essa firmeza de coração.

 

III. Deus espera que no seu coração haja plena disposição para aprender e também para ensinar.

 

1.    Veja os versos 25 e 26

2.    Paulo e Barnabé já haviam disposto o coração para aprender, e agora se dispuseram a ensinar. E o povo estava disposto a aprender.

 

IV. Deus espera que você viva de uma maneira tal que as pessoas reconheçam a presença de Cristo na sua vida.

 

1.    Observe novamente o verso 26 – Eles foram chamados Cristãos. Eles não se autodenominaram cristãos, mas foram reconhecidos como tais, e a razão certamente estava em que as pessoas viam que eles eram seguidores de Cristo.

2.    Em 1 João 2.6 lemos: "Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou."

3.    Em Tito 1:16 lemos sobre determinado grupo de pessoas: "Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra". Esses não são os fiéis, e sim os infiéis.

4.    Em Ezequiel 33:31 Deus fala, reprovando Seu povo: "E eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza".

5.    Depois que você aceitou a Jesus pela fé, requer-se de você uma vida de acordo com os padrões do evangelho, uma conduta excelente diante de Deus e dos homens.

6.    Há uma história que fala sobre um lenhador que vendia lenha aos seus vizinhos, mas os defraudava, mandando as toras sempre com dez centímetros a menos do que elas deveriam ter. Um dia, circulou a notícia de que ele havia se convertido. Ninguém acreditou. Então, um dos fregueses, foi até um feixe de lenha entregue por ele naquele dia e mediu as toras. Voltou dizendo que ele realmente havia se convertido, porque agora, a lenha que ele entregava, não só estava na medida certa, como estava passando dez centímetros em cada tora.

 

Concluindo

 

1.    Vá para sua casa hoje, meu irmão, refletindo sobre isso.

2.    Deus espera:

a.    Que as dificuldades não impeçam você de anunciar o evangelho;

b.    Que você permaneça nele com firmeza de coração;

c.    Que em seu coração haja plena disposição para aprender e ensinar;

d.    E que você viva de uma maneira tal que as pessoas reconheçam a presença de Cristo em sua vida.

 

No Senhor,

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

 

3 comentários:

  1. O fato deu não gostar de igreja pode me levar ao inferno?. Eu queria agradar a Deus mas não sei como, eu não me sinto a vontade em igreja por mais que eu tente estar no meio, me sinto como um completo estranho, eu até tento interagir com as pessoas mas não soa verdadeiro pra mim. O que eu faço? há anos que eu não frenquento uma igreja assiduamente a última vez em nem lembro mais. Eu só queria viver minha vida numa boa sem esse negócio de igreja e sem que me sentisse culpado por isso, queria saber como Deus pode me abençoar e que eu devo fazer pra viver de acordo com a vontade dele sem que eu seja ou tenha algum vínculo com qualquer igreja que seja, eu sei que o templo do epírito santo somos nós mesmos por tanto somos a igreja, mas o fato de ter que ir a uma igreja física vamos dizer assim não me traz felicidade alguma pelo menos a felicidade que eu procuro,mas sim apenas algumas poucas situações momentâneas de felicidade, mas isso tem mais haver como coisas que eu participei com pessoas fora dela e não ncessáriamente na igreja que eu acredito também que este deve ser um dos propósitos dela bom mas o que eu quero dizer é destas felicidades momentâneas as mais prazeroas foram fora da igreja. Preciso da sua ajuda pastor dê-me sua opinião com o amparo de Deus e nosso senhor Jesus Cristo por favor aguardo sua reposta atenciosamente. Desde já agradeço! Grande Abraço! Vlw!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Evandro, eu não posso dizer que o fato de você não gostar de igreja pode te levar ao inferno. A salvação é pela graça, mediante a fé em Jesus Cristo SOMENTE, e não mediante a igreja ou qualquer outra coisa e/ou pessoa.

    Entretanto, não posso deixar de questionar o porquê de você não gostar de igreja, afinal:

    1) A igreja foi instituída POR JESUS para que pudéssemos conviver em família e, através dela realizar Sua obra neste mundo. A igreja é o corpo de Cristo; o Apóstolo Paulo, por onde passava, se preocupava
    em deixar uma igreja estabelecida

    2) Jesus nos deixou o que chamamos de ordenanças - o batismo e a ceia. Quanto à ceia do Senhor, é-nos ordenados observá-la e, todas as vezes que o fizermos, fazermos em memória de Jesus. Mas, como celebrar a ceia se não através da igreja?

    3) Em Efésios 3.10 Paulo diz que é pela igreja que a multiforme sabedoria de Deus é tornada conhecida.

    4) Em Efésios 4.11-14 lemos que Jesus: “... deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.” - Isso é edificação mútua, mas como pode ser isso possível senão através da igreja?

    5) Jesus disse que deveríamos fazer discípulos de todas as nações e ensiná-los a guardar as coisas que ele ordenou. Como será isso possível senão através da igreja?

    6) Em João 13.35 Jesus diz: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. Como praticar esse amor, e como praticar a comunhão se não como igreja?

    7) Veja o que lemos em Hebreus: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” (Hebreus 10:25 RA)

    8) Jesus orientou seus discípulos: “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão. Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que, pela boca de duas ou três testemunhas, toda palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-[o] à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.” (Mateus 18:15-17 RC) - Como será possível o exercício da disciplina cristã senão estando na igreja?

    Bom, eu poderia continuar citando uma série de textos, contextos e situações que evidenciam a grande importância da igreja, mas creio que você já tenha conhecimento disso.

    PERGUNTO:
    1) Você tem buscado a Deus através da oração? O quanto você tem orado?
    2) Você tem estudado a Bíblia? O quanto você a tem estudado?
    3) Você está evangelizando ou discipulando alguém?
    4) Você tem sido uma boa testemunha de Jesus, mesmo não estando vinculado a uma igreja?
    5) O que você quer dizer com felicidade? Qual a felicidade que você procura? O que é viver a vida numa boa?
    6) Tem algum servo de Deus com quem você tem mais afinidade e com quem você ora junto e estuda a bíblia junto?

    Aguardo as respostas.

    Um abraço,

    Pr. Walmir

    ResponderExcluir

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...