segunda-feira, 17 de maio de 2010

MAIS ORAÇÕES PARA SE FAZER HOJE

MAIS ORAÇÕES PARA SE FAZER HOJE

 

1.    Os irmãos se lembram sobre o que pensamos na semana passada no culto de oração?

2.    Vamos relembrar: Olhando a oração de Moisés em Êxodo 33.12-23, pensamos em algumas partes dela como sendo uma oração para se fazer hoje. Essas partes são:

a.    Súplica a Deus por direção para o caminho;

b.    Súplica a Deus por Sua presença conosco no caminho;

c.    Súplica a Deus para que, no caminho, Ele manifeste sua glória e poder.

3.    Hoje quero ver brevemente com os irmãos mais algumas boas orações para fazermos hoje.

 

I.              Sonda-me!

 

1.    Esta é uma oração que foi feita por Davi, e nós a encontramos nos dois últimos versos do Salmo 139:

 

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno." (Salmos 139:23-24 RC)

 

2.    O Pr. Paschoal Piragine, em seu pequeno livro intitulado "Orações que Deus Gostaria de Ouvir", inclui esta e faz o seguinte comentário:

 

"É uma oração de profunda sinceridade e entrega... É uma oração daqueles que querem ser aperfeiçoados e moldados por Deus. Com essa oração estamos dizendo: Senhor, abra a porta do meu coração, entra lá e examina as profundezas da minha alma. Analisa como é que eu sou. Peço-te que me proves diante do Teu padrão de qualidade. Examina, Senhor, absolutamente tudo o que achares dentro de mim, naqueles lugares mais profundos da minha alma. Compara, Senhor, tudo isso com o Teu padrão de qualidade. E não proves, Senhor, só as minhas ações. Prova também as intenções, os desejos, as inquietações e pensamentos. Senhor, se há algo em mim que não bate com o Teu padrão, transforma-me. Não me limpes apenas, e sim transforma, porque eu quero andar pelo caminho eterno".

3.    Você tem orado assim?

4.    Se você orar assim e Deus vier lhe sondar, o que você acha que Ele apontará como sendo caminho mau em sua vida?

5.    Mas lembre-se: não se trata de uma sondagem segundo o seu padrão de qualidade, mas segundo o Dele (Deus).

6.    Segundo o padrão de qualidade Dele, então, o que você acha que Ele vai apontar?

7.    Faça você mesmo uma sondagem antes de pedir que Deus sonde.

a.    Olhe para o seu coração,

b.    para as suas intenções,

c.    para os seus caminhos.

d.    Olhe para as coisas que você tem conquistado, que você tem adquirido ao longo da vida. Mas olhe tudo! Desde um copo até um carro! Abras as gavetas e olhe. Verifique se têm sido fruto de uma negociação honesta, aprovada por Deus

e.    Faça uma sondagem geral

8.    E você está disposto a abandonar esse caminho mau, ser transformado para andar nos caminhos eternos, renunciar, "jogar fora" o que for necessário?

9.    Se você está, então está apto para fazer esta oração.

10. Vejamos outra oração:

 

II.    Purifica-me

 

1.    Essa podemos encontrar no salmo 51.7:

 

"Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve." (Salmos 51:7 RC)

 

2.    Este Salmo está relacionado ao pecado de Davi, registrado em 2 Samuel 11, seguido da repreensão de Deus por intermédio do profeta Natã (2 Samuel 12) – Veja lá.

3.    É, portanto, uma oração de confissão e de pedido de perdão, de purificação.

4.    Trata-se também de um reconhecimento de que ele não podia redimir-se a si mesmo diante do Senhor e, portanto, clama para que o Senhor o redima.

5.    Espero que nenhum de nós tenha pecado ou venha a pecar à semelhança de Davi nessa ocasião. Entretanto, temos de reconhecer que todos somos pecadores e que, portanto, precisamos também orar como Davi,

a.    Reconhecendo e confessando nossos pecados,

b.    reconhecendo nossa incapacidade de nos purificarmos a nós mesmos e

c.    clamando, então, para que Deus nos lave com o sangue de Jesus.

6.    Purifica-me, Senhor! Se o Senhor me purificar, então ficarei mais alvo que a neve.

 

III.   Usa-me

 

1.    Em Isaías 6.8, diante da questão sobre quem poderia ser enviado a proclamar uma mensagem da parte de Deus, encontramos o profeta dizendo ao Senhor: "Eis-me aqui, envia-me a mim".

2.    Em outras palavras: "Usa-me"

3.    Senhor, usa a minha vida! Usa a minha boca, usa minhas mãos, usa meus pés, usa minha casa, usa meus bens... usa tudo o que sou e tudo o que tenho!

4.    Nas palavras do Pr. Paschoal Piragine:

 

"Usa-me, Senhor! É uma oração de entrega, é a oração da consagração, a oração da verdadeira fé. Por isso Tiago nos afirma que a fé sem as obras é morta, porquanto uma espiritualidade que não nos leve a servir a Deus e a entender como Ele pode nos usar para abençoar as pessoas ao nosso redor, levando a salvação e consolação é, no mínimo, uma fé hipócrita. Uma religiosidade que não seja capaz de nos fazer ser uma bênção concreta e prática é vazia de autenticidade e muito semelhante àquela espiritualidade condenada por Jesus nos escribas e fariseus do seu tempo."

 

5.    Precisamos fazer essa oração!

6.    Se quisermos que o Senhor nos use precisamos nos colocar à sua disposição.

7.    Se quisermos ser parceiros de Deus na grande obra da salvação e transformação de almas – e a vida do crente não terá sentido se ele não o for – precisamos fazer essa oração com sinceridade no coração.

 

Conclusão

 

1.    Sonda-me, ó Deus!

2.    Purifica-me!

3.    E usa-me!

4.    É tempo de nos prostrarmos diante do Senhor com orações como estas.

5.    É tempo de nos tornarmos, mais do que tudo e antes de tudo, mais do que e antes de nossos interesses pessoais, ajudantes na construção do Reino de Deus.

6.    Para isso precisamos nos colocar na presença do Senhor, para que Ele nos sonde, nos purifique e nos use.

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Um comentário:

  1. Bom dia gostaria de oração para minha avó que hoje completa anos de falecida, nome Nurtigaria Sampaio Ramos. fiquem com Deus

    ResponderExcluir

A Chamada à Oração

A CHAMADA À ORAÇÃO   “Orai sem cessar” (1 Ts. 5.17)   1.      A Palavra de Deus é uma Chamada à Oração.   Ø   Orai sem cessar – ...