sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Persevera e Prega


“PERSEVERA NA” E “PREGA A” PALAVRA DE DEUS, A SÃ DOUTRINA

Leitura bíblica – 2 Timóteo 3.10 – 4.5

É uma exortação de Paulo a Timóteo, para que ele perseverasse na sã doutrina e que pregasse a palavra em todas as ocasiões.

Porém, em se tratando de uma palavra não simplesmente de Paulo, mas de Deus por intermédio do Espírito Santo, ela não foi válida apenas para Timóteo naquela ocasião; ela é válida para mim e para você. Eu sou Timóteo; você é Timóteo; a igreja é Timóteo; e, como tal, deve ser perseverante na sã doutrina e na pregação da Palavra de Deus em todas as ocasiões.

E Paulo tinha uma razão para essa exortação. A razão está aí no verso 3 do capítulo 4, que, na versão Linguagem de Hoje lemos assim: “Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir...”

Pois eu penso que já estamos vivenciando esses tempos. Está acontecendo! E com muita facilidade. Na verdade, já está acontecendo há muitos séculos, até mesmo antes de Paulo dizer essas palavras, até mesmo no tempo dos profetas do Antigo Testamento já acontecia – Veja 1 Reis 22. E talvez a semente dessa atitude humana já esteja presente no Éden, quando nossos primeiros pais resolveram que a sugestão de satanás, na forma da serpente, era melhor e mais agradável do que o que Deus dissera... Só que nos últimos tempos isso acontecerá de forma muito mais abundante e evidente, como já começa ou começou a acontecer em nossos dias, bem diante de nossos olhos.

Jesus disse a seus discípulos: “No mundo tereis aflições”. Certamente que ele também disse: “tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Mas ele disse “tereis aflições”, e a forma como ele venceu o mundo não foi sendo livre das aflições, mas não cedendo quando atingido por elas; ele venceu o mundo na cruz. Mas é muitos mais agradável, obviamente, ao invés de ouvir “tereis aflições”, ouvir “não tereis nenhuma aflição e nenhuma enfermidade e tereis tudo o que quiserem para seu deleite pessoal”.

Tenho um conhecido que sempre viveu uma vida de altos e baixos, talvez mais baixos do que altos. Mas hoje me parece que ele está bem contente, não porque tenha se consertado, mas porque encontrou um lugar que apoia suas práticas erradas, onde não há uma pregação que lhe confronte em seus pecados, pelo menos não naqueles de que ele não quer se livrar. Ele buscou para si mestres que lhe dizem o que ele quer ouvir.

Muitas pregações hoje são antropocêntricas ao invés de teocêntricas, isto é, colocam o homem ao invés de Deus no centro. Tudo gira em torno do homem, do bem estar do homem, e até da glória do homem. Fala-se até em o homem perdoar a Deus, como se Deus lhe tivesse feito alguma injustiça.

Diante disso, Paulo exorta, e nós devemos tomar essa exortação para nós hoje:
1)    Persevera na sã doutrina – onde encontramos a sã doutrina?
2)    Prega A PALAVRA DE DEUS em todas as ocasiões...

Pr. Walmir Vigo Gonçalves
PIB Muqui – fevereiro de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...