quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

A FELICIDADE DOS JUSTOS E A INFELICIDADE DOS ÍMPIOS


A FELICIDADE DOS JUSTOS E A INFELICIDADE DOS ÍMPIOS
Salmo 01

Hoje quero pensar nesse salmo com os irmãos usando como tema “A felicidade dos justos e a infelicidade dos ímpios”.

Um esboço, na ordem do texto, poderia ser:

Ø  Quem é o justo e quem é o ímpio?
Ø  O justo é bem aventurado diante de Deus.
Ø  O ímpio não é bem aventurado diante de Deus.
Ø  O Senhor “conhece”.

Meu esboço inclui todas essas proposições, mas quero inverter a ordem só um pouquinho, fazendo da terceira a segunda e da segunda a terceira.

O autor não é revelado no salmo, sendo, portanto um Salmo anônimo. Se você pensava que era de Davi, como é comum pensar sobre a autoria dos salmos, você pode estar certo, mas também pode estar errado. Mas isso não importa tanto quanto as preciosas lições que podemos tirar dele.

Então, comecemos a pensar pela pergunta:

I.       QUEM É O JUSTO E QUEM É O ÍMPIO?

Quem é o JUSTO?

Num sentido puramente humano poderíamos dizer que justo é aquele que “está com a razão”, isto é, é aquele que diante de uma causa, seja esta causa judicial ou não, tem razão. É alguém que é honesto, respeitador, cumpridor das leis, de bom caráter...

Mas, no sentido espiritual, bíblico, justo é aquele que está corretamente relacionado com Deus pela fé, e, por isso, procura nos seus pensamentos, motivos e ações obedecer àquilo que Deus, em sua Palavra, estabelece como modelo de vida (Dicionário Almeida).

Note bem o que eu disse: é aquele que está “corretamente relacionado com Deus pela fé”.

Agora vejamos alguns versículos bíblicos comprobatórios:

TITO 3.3-7: “... nós éramos, noutro tempo, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. Mas, quando apareceu a benignidade e caridade de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito {isto é, não pelo fato de sermos humanamente justos, fazedores de boas obras}, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador, para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna”.

ROMANOS 3.22-26: “... a justiça de Deus é pela fé em Jesus Cristo [e é] para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.”

Creio que não tem necessidade de ser mais claro que isso. Você é “justo”, no sentido bíblico da palavra? Diante de Deus?

Ø  Sim, se você está corretamente relacionado com Deus pela fé;
Ø  Sim, se você foi justificado por Deus, pela graça, pela redenção que há em Cristo Jesus;
Ø  Mas não, se você está confiando em si mesmo, em seus méritos pessoais, em sua própria justiça.

Quem é o ÍMPIO?

Corretamente poderíamos dizer que ímpio é aquele que é insensível, cruel, desumano, ruim. Essa é uma das definições dos dicionários para impiedoso ou impiedade.

Entretanto, os mesmos dicionários também definem ímpio como sendo pessoa que não tem fé, incrédulo...

A palavra ímpio, na Bíblia, tem esses dois sentidos. Veja esses versículos:

PROVÉRBIOS 5.21-23: “Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele aplana todas as suas carreiras. Quanto ao ímpio, as suas iniquidades o prenderão, e, com as cordas do seu pecado, será detido. Ele morrerá, porque sem correção andou, e, pelo excesso da sua loucura, andará errado”.

PROVÉRBIOS 17.23: “O ímpio tira o presente do seio para perverter as veredas da justiça”.(RC) – Ou, num sentido mai claro: “O perverso aceita suborno secretamente para perverter as veredas da justiça”.(RA)

PROVÉRBIOS 28.15: “Como leão bramidor e urso faminto, assim é o ímpio que domina sobre um povo pobre”.

PROVÉRBIOS 29.2: “Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas, quando o ímpio domina, o povo suspira”

MALAQUIAS 3.18: “Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve.”

Biblicamente, então, ímpio não é apenas a pessoa má, socialmente falando. Qualquer pessoa que não tenha a qualidade de fé apresentada pela Bíblia, fé essa que faz de Jesus o seu Salvador e Senhor, é um ímpio.

Em Lucas 13.1ss. temos um episódio interessante. O texto não diz claramente, mas deixa implícito, e, por inferência podemos dizer, algumas pessoas estavam conversando sobre a morte trágica de outros e considerando-a como um castigo da parte de Deus por causa de suas impiedades. Entretanto, o que diz Jesus? Veja o que o Mestre diz: “Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não...”. “E aqueles dezoito sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados {ou devedores} do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não...”

Todos nós somos, enquanto a graça de Jesus não se manifestar sobre nós e não nos justificar, mediante a nossa fé, ímpios, e, como tais, separados de Deus.

Passemos à próxima proposição:

II.      O ÍMPIO NÃO É BEM AVENTURADO DIANTE DE DEUS

Aquele que não está corretamente relacionado com Deus pela fé, diz Deus em Sua Palavra, neste Salmo, não é bem aventurado diante Dele. E porque não é?

Ø  Porque ele não é como o grão que será recolhido no celeiro, e, sim, como a moinha que o vento espalha.

O Salmista se utiliza aqui de uma figura muito conhecida. Quando o cereal, especialmente o trigo passava pela eira, para ser limpo, ou descascado, a palha, ou moinha, que não tinha serventia, era levada pelo vento, enquanto que os grãos dos cereais eram guardados nos celeiros.

João Batista, em Mateus 3.10-12, se utiliza mais ou menos da mesma figura ao falar de Jesus como aquele que vem para segar e limpar a eira. Veja: “E também, agora, está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.” (Mateus 3:10-12 RC)

Então, essa é uma das razões pelas quais o ímpio, aquele que não se entrega a Deus por intermédio de Jesus, não é bem aventurado. Você pode vê-lo muito bem “aqui e agora”, mas a vida não se resume a “aqui e agora”; além do “aqui e agora” há um “depois”, e mais ainda, há uma “eternidade”. Há algum tempo escrevi um pequeno texto pensando em alguém próximo, da família. Não é crente e nem é de Muqui. O texto vale para todos e diz assim:

ISSO PASSA

Tudo... ou quase tudo... passa
O prazer de um dia de curtição passa;
A sensação de liberdade e êxtase proporcionado por algumas cervejas ou o uso de uma droga qualquer passa;
A saúde pode passar a qualquer momento;
A juventude passa;
A vida passa.
E quando a última coisa, a vida, passar, você vai ao encontro de algo que não passa : A ETERNIDADE.
E da forma como você está lidando com essas coisas que são passageiras, da forma como você está vivendo a vida, onde você acha que vai viver a eternidade?
Moço, moça, viva com Jesus aqui, para poder viver com ele na eternidade.

Ø  Ainda o ímpio não é bem aventurado porque ele não subsistirá no juízo e nem quando os justos forem congregados na presença de Deus. Veja (ou imagine) a cena: “E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Apocalipse 20:11-15 RC)

Isso é muito ruim, não é? É sim, muito ruim. E, por isso mesmo eu quis dizer antes, pra não omitir, mas também pra acalmar o seu coração com a boa notícia de que:

III.    O JUSTO É BEM AVENTURADO DIANTE DE DEUS

Essa é uma boa notícia!

Mas preste atenção! Quero lhe dizer logo de início: é uma boa notícia apenas para aquele que já foi ou for justificado em Cristo, conforme já vimos hoje.

Mas, por que o justo é bem aventurado diante de Deus?

Ø  Porque ele não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores e nem se assenta na roda dos escarnecedores. Isto é:
o   Ele não se guia pelas opiniões do ímpio; pelo menos não “toda e qualquer” opinião.
o   Ele não imita a vida prática do ímpio; pelo menos não aquelas práticas que Deus desaprova;
o   E ele evita estar na companhia do ímpio quando este está falando ou fazendo impiedades, coisas que desrespeitam a Deus.
Ø  Porque ele tem prazer na lei do Senhor, isto é, em toda a Palavra do Senhor. A Palavra do Senhor é lâmpada para os seus pés e luz para os seus caminhos neste mundo de trevas; a palavra do Senhor é para ele uma fonte de bênçãos infindas; na Palavra do Senhor ele encontra promessas maravilhosas para ele por ele estar em Cristo; então ele medita nela em todo tempo e procura praticá-la em seu viver diário.
Ø  E porque, por não andar no conselho dos ímpios, não se deter no caminho dos pecadores, não se assentar na roda dos escarnecedores e ter prazer na lei do Senhor, ele será como uma árvore plantada junto aos ribeiros de águas, que dá fruto na estação própria e cujas folhas não caem.
o   Observe que ele é como árvore “plantada”. Ele foi “plantado”, ele não se “autoplantou”; não é mérito dele, é mérito de Jesus.
o   Ele é plantado junto aos ribeiros de águas – O Espírito Santo é uma fonte de águas vivas que jorra de seu interior...
o   Há um fruto que ele produz, ou, podemos dizer, que é produzido nele, e esse fruto é um fruto bom e viçoso, é o Fruto do Espírito: Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
o   A sua folha não murcha – o seu testemunho é sempre “viçoso”.
Ø  E também porque na “congregação dos justos” ele estará presente. Ele ouvirá: “vinde, bendito de meu Pai, possuí por herança o reino que está preparado desde a fundação dos séculos” (Mateus 25.34). “E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque as primeiras coisas são passadas.” (Apocalipse 21:4 RC). E ele se encontrará numa cidade, a cidade celestial, onde “nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e na sua testa estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre.” (Apocalipse 22:3-5 RC)

Você não gostaria de ser bem aventurado assim?

IV.   O SENHOR CONHECE

O salmo termina dizendo que o Senhor conhece o caminho dos justos. O caminho dos ímpios perecerá, mas o caminho dos justos o Senhor “conhece”.

Obviamente temos que pensar no termo “conhecer” aqui de uma forma diferente da qual normalmente nós pensamos. “Conhecer” aqui não é simplesmente “saber qual é o caminho”, porque nesse sentido o Senhor conhece todos os caminhos, tanto os dos justos quanto os dos ímpios.

“Conhecer” aqui traz o sentido de “aprovar”. O Senhor conhece e aprova o seu caminho, se você já foi justificado em Cristo e tem comportamento de justo.

Mas por que o Senhor “conhece e aprova” esse caminho? A resposta é simples e objetiva: É porque o caminho que o justo trilha é o caminho que “ELE” (Deus) indicou para “ele” (o justo) seguir. Então o Senhor conhece, aprova e esse caminho tem continuidade na eternidade. Já o caminho do ímpio... este perecerá... como o caminho do “rico” na parábola do rico e Lázaro.

CONCLUSÃO

Eu preciso lhe perguntar, e você precisa ser sincero com você mesmo, para o seu bem estar espiritual: Você já é um bem aventurado diante de Deus?

Se ainda não é, pode ser, e deveria considerar ser. Você pode ser voltando-se para Cristo, como fez o filho pródigo da parábola contada por Jesus ao voltar para a casa de seu pai.

Se o caminho que você está trilhando hoje o está levando ao inferno, à eterna “mal aventurança”, eu o convido a render-se a Cristo e mudar o seu caminho para a direção do céu e da eterna “bem aventurança”. Jesus é o caminho; ele veio buscar e salvar o que se havia perdido; ele tem as palavras de vida eterna; nele, e somente nele, é possível.

Pr. Walmir Vigo Gonçalves
Fevereiro de 2020
PIB Muqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...