sexta-feira, 21 de agosto de 2009

COMO VAI A SUA FÉ?

 

1.    Você é capaz de se lembrar quantas vezes esse ano lhe perguntaram "como vai você"?

2.    Como vai você? Como vai o seu esposo (ou esposa)? Como vai o seu pai (ou mãe)? Como vai o seu filho... filha... irmão... primo... vizinho... São perguntas comuns, às vezes até feitas por simples formalidade.

3.    Mas quantas vezes já lhe perguntaram como vai a sua fé?

4.    Se nunca lhe perguntaram, então eu quero lhe perguntar: como vai a sua fé?

5.    Certo soldado estava morrendo no campo de batalha, quando o capitão lhe perguntou sobre sua convicção, sua fé naquele momento. O soldado ferido, olhando para o alto citou: "Estou convicto – que nem morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas do presente século, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-me do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor"

6.    Isso é que é fé! Uma fé saudável, inabalável! E a SUA fé, como vai?

7.    Hoje vamos pensar um pouquinho em algumas coisas que evidenciam uma fé saudável. Para isso, nada melhor que o exemplo daquele que é considerado o pai da fé, ou o pai dos que crêem, Abraão. O texto principal que vamos usar é Gênesis 22 (ler).

8.    Ainda quero que os irmãos abram suas Bíblias em 2 Pedro 1.1.

9.    O que diz esse verso, sobre a fé?

10. Diz que a fé é preciosa.

11. Em sua primeira carta, no verso 7 do capítulo 1 Pedro diz que a fé é mais preciosa do que o ouro.

12. Em Hebreus 11 lemos da fé e das grandes obras da fé de pessoas do Antigo Testamento. Estes, por causa só da fé que tiveram, foram colocados como que em uma galeria de heróis, constituindo-se em testemunhas para nós de que vale a pena deixar de lado todo o embaraço e todo o pecado e seguir adiante olhando para Jesus, que é o autor e consumador da fé. Abraão é um deles.

13. Vamos ver algumas coisas, olhando para a vida de Abraão, mais particularmente para o episódio narrado em Gênesis 22, a respeito da fé, uma fé firme, forte, saudável, em Deus.

 

1) A Fé Exige Sacrifício.

 

"E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi" (v. 2 RC)

 

1.    Em termos terrenos, um filho, costumamos dizer, é o que de mais importante nós temos. É mais do que tudo o mais. O que você faria por seu filho, para restaurar-lhe a saúde, por exemplo e tê-lo junto de você?  [Hipóteses]

2.    Deus poderia ter imposto um teste a Abraão pedindo-lhe tudo o mais, mas o filho? Entretanto, Deus pediu-lhe o filho, e Abraão deu-lhe o filho.

3.    A fé, amados, pede de nós um sacrifício, e o sacrifício é colocar TUDO, TUDO, TUDO o que temos sobre o altar de Deus. Veja Romanos 12.1, 2 e 15.3

4.    Mas, quando fazemos isso, irmãos, descobrimos algo maravilhoso: na verdade não se trata de um sacrifício, mas de um investimento; o melhor investimento que podemos fazer.

5.    Deus devolveu Isaque a Abraão e Abraão, começando por Isaque, tornou-se o pai de uma numerosa nação.

6.    Em "21 Leis De Vida Que Ninguém Deveria Esquecer", Max Anders fala sobre a obediência (que é uma outra maneira de dizer que estamos colocando tudo sobre o altar de Deus). Ele diz que "a Bíblia promete alegrias para quem obedece. Uma pessoa é abençoada por Deus quando Lhe obedece. Em João 15.10-11 lemos: "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo". Como podemos ver através dessa passagem, o resultado dessa obediência é... (a alegria. E alegria completa). Aquele que obedece fielmente às Escrituras e não faz perguntas do tipo: "será que saio desta sem que Deus perceba?", é ricamente abençoado. Se entendermos que o caminho mais curto entre nós e aquilo que desejamos [ou aquilo que de melhor Deus tem pra nós] é a obediência, obedeceremos. Quando desobedecemos. É porque vacilamos na fé. Não cremos que a obediência nos trará felicidade. Ou acreditamos que desobedecer só em parte não nos trará grandes problemas. Fica bem mais fácil quando nos convencemos de que não o fazemos apenas para a glória de Deus, mas também para o nosso próprio bem."

7.    Diz-se de Bill Bright que ele foi um operoso servo de Deus do século XX, fundador da "Cruzada Estudantil e Profissional Para Cristo". Perguntado sobre o porquê Deus abençoa tanto sua vida, ele respondeu: "Quando ainda jovem eu fiz um contrato com Deus. Eu verdadeiramente o redigi e assinei meu nome embaixo. Esse contrato dizia: Deste dia em diante sou um escravo de Jesus Cristo".

8.    A fé, amados exige sacrifício, mas em uma análise mais profunda descobrimos que esse sacrifício é, na verdade, um investimento.

 

2) A Fé Exige Pronta Obediência.

 

"Então, se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e fendeu lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera" (v. 3 RC)

 

1.    Veja também Hebreus 11.8

2.    Muitas coisas há das quais Deus se agrada, e as quais Ele quer que estejam presentes na vida de Seus servos. Uma dessas coisas é a obediência a Ele.

3.    O livro de Deuteronômio é o quinto livro da Bíblia. Nele estão registrados os discursos que Moisés fez quando o povo de Israel estava na terra de Moabe, antes de atravessar o rio Jordão e tomar posse de Canaã. Nesses discursos Moisés se refere aos 40 anos de peregrinação pelo deserto. Nesse livro Moisés manda que o povo obedeça a Deus porque a desobediência traz como resultado o castigo. O povo de Israel deve adorar somente o Eterno, o Deus dos seus antepassados. Veja a orientação que encontramos em 13.1-4: "Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti e te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos, porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, com todo o vosso coração e com toda a vossa alma. Após o SENHOR, vosso Deus, andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis." (RC)

4.    Samuel teve de repreender duramente a Saul por causa da desobediência, mesmo sendo essa desobediência "aparentemente" simples, e cheia de boas intenções. Entretanto, nenhuma desobediência a Deus é simples, e as palavras de Samuel mostram isso muito bem: "Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar (ou obstinação, teimosia) é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei." (1 Samuel 15:22-23 RC)

5.    No Salmo 111.10 encontramos: "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre." (RC)

6.    Jesus disse: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele." (João 14:21 RC)

7.    João escreveu: "Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele." (1 João 2:5 RC)

8.    Em II Coríntios vemos que a obediência é um dever que temos diante de Cristo: "... embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas[1] e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo," (2 Coríntios 10:3-5 RA)

9.    Por que Deus exige obediência?

10. Max Anders, em "21 Leis de Vida...", comenta: "Em tudo que Deus requer de nós, Ele deseja dar-nos uma bênção ou proteger-nos do mal. Nada daquilo a que Deus nos submete é em vão. Nesse particular, somos como um atleta passando por um programa de treinamento rígido, um músculo sob o escrutínio de ensaios cuidadosamente monitorados, ou um soldado escolhido para um programa especial de treinamento para combate a guerrilhas. Cada ação, cada atitude, cada ensaio tem um objetivo final. Se formos preguiçosos, descuidados ou rebeldes, apenas atrasaremos o atingimento do objetivo final que ele nos reservou. Lemos no Salmo 19.7-11: "A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa" (RA). Se essas palavras são verdadeiras, e é claro que o são, só um tolo desejaria desobedecer a Deus de propósito. Entretanto, mesmo assim somos desobedientes. Esquecemo-nos de que Deus está.. (nos vendo)..."

11. Veja que maravilha, irmãos! A fé exige pronta obediência, mas em uma análise mais profunda descobrimos que essa obediência também é, na verdade, um investimento...

 

3) A Fé é Fonte de Bendita Esperança.

 

"E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e, havendo adorado, tornaremos a vós." (v. 5 RC)

 

1.    Veja Hebreus 11.17-19

 

4) A Fé em Deus é Simples e Não Complexa – É um Crer Simples na Divina Providência.

 

"E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos." (v. 8 RC)

 

5) A Fé Viva é Constante, Perseverante; é Para os Momentos Fáceis, Mas Também Para os Momentos Difíceis da Vida. Ela Vai Até ao Fim.

 

"E vieram ao lugar que Deus lhes dissera, e edificou Abraão ali um altar, e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque, seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha." (v. 9 RC)

 

6) Os Que Têm Essa Fé São e Serão Vitoriosos.

 

1.    Veja novamente Hebreus 11.17-19 e 1João 5.4

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Porto Meira – Setembro de 2009

 

 



[1] Sofisma = Argumento que parece ser correto, mas que, na verdade, é enganoso e leva ao erro

Walmir Vigo Gonçalves (Pr.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...