quarta-feira, 26 de agosto de 2009

SE VOCÊ PERTENCE A DEUS...


Texto base: Gênesis 28.10-17



1. Há uma música cantada pelo grupo Diante do Trono cujo título é "Dono do Meu Coração". Uma parte da letra diz: "Tu és o dono do meu coração... e não há outro... só Tu és o dono do meu coração..."


2. Quem é o dono do SEU coração? Que é o dono da SUA vida?


3. Veja a seguinte imagem:


4. No primeiro círculo o EU está no centro e em volta uma série de coisas, mas não encontramos Jesus aí. No segundo círculo Jesus está presente, mas em volta, não no centro; no centro continua o EU. No terceiro círculo Jesus está no centro. Qual delas representa você?


5. Em 2 Pedro lemos:



"Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos. Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" (1 Pedro 2:6-9 RA)



6. A quem você pertence?


7. Se você pertence a Deus há coisas importantes às quais você precisa relembrar sempre, ou, se ainda não as sabe, precisa tomar conhecimento delas. Hoje quero pensar com vocês sobre algumas dessas coisas.


8. Vamos à primeira



I. Se você pertence a Deus saiba que Ele exige de você submissão



1. Isso não está declarado no texto base para essa reflexão, mas o texto fala sobre Jacó, e quem conhece a história de Jacó sabe como Deus trabalhou em sua vida para levá-lo a essa submissão.


2. Em Hebreus 12.9 lemos sobre os pais na carne, que nos corrigem e nós lhes somos submissos e respeitamos; não seremos então muito mais submissos ao Pai espiritual?


3. Em 1 Samuel 15 lemos que Deus tem muito mais prazer em que se lhe obedeça do que em sacrifícios.


4. Em João 14.21 Jesus diz que aquele que tem e guarda os seus mandamentos esse é o que o ama e esse será amado pelo Pai e a ele Jesus, bem como o Pai, se manifestará.


5. Não importa o quão forte, o quão inteligente, o quão capaz você seja por si mesmo, você precisa se submeter a Deus. Diz-nos uma história que



Durante manobras de navios americanos na costa canadiana o seguinte diálogo foi captado e gravado: O capitão de um navio americano estava perto da costa canadiana quando avistou uma luz distante e resolveu enviar uma mensagem via rádio. Aqui é o capitão J. Smith. O curso do seu navio está em rota direta com o nosso. Favor alterar o seu curso 15 graus 1,5 graus norte. Câmbio. O Canadiano respondeu. Vocês é que estão em rota de colisão conosco. Alterem o vosso curso 15 graus para sul. O capitão americano ficou irritado e respondeu: Nós é que exigimos que vocês alterem o vosso curso 15 graus para norte. O canadiano insistiu. Alterem o vosso curso 15 graus para sul. O capitão ficou irritadíssimo e disse: AQUI É DO USS LINCON O MAIOR PORTA AVIÕES DE GUERRA DO ATLÂNTICO NORTE, DA MARINHA AMERICANA E ESTAMOS EM COMBOIO COM MAIS 2 FRAGATAS E 2 DESTROYERS E NUMEROSOS NAVIOS DE APOIO. NÓS EXIGIMOS QUE VOCÊS MUDEM DE CURSO 15 GRAUS 1,5 GRAUS PARA NORTE. ESTAMOS PREPARADOS PARA TOMAR TODAS AS CONTRA-MEDIDAS QUE FOREM NECESSÁRIAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA DO COMBOIO. CÂMBIO. E o Canadiano Respondeu. Aqui é do Farol . Câmbio



6. 1 Pedro 1.2 diz que nós fomos "... eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência..." (que é o mesmo que submissão)


7. Creio que basta. Passemos para a próxima consideração.



II. Deus promete estar contigo em qualquer situação.



1. Se você pertence a Deus você lhe deve submissão, mas também tem garantida a presença dele em qualquer situação.


2. Deus diz a Jacó, no verso 15 de nosso texto base: "... eis que estou contigo..."


3. Não tenha medo Jacó, Eu te escolhi, assim como escolhi a Abraão, assim como escolhi a Isaque, Eu te escolhi para fazer de ti uma grande nação e para na tua semente abençoar todas as famílias da terra, Eu te escolhi e Eu estou contigo, Eu o Senhor, o Deus de Abraão e de Isaque, e agora o Teu Deus, o Deus de Jacó.


4. Em Isaías 41 lemos:



"Calai-vos perante mim, ó ilhas, e os povos renovem as suas forças; cheguem-se e, então, falem; cheguemo-nos e pleiteemos juntos. Quem suscitou do Oriente aquele a cujos passos segue a vitória? Quem faz que as nações se lhe submetam, e que ele calque aos pés os reis, e com a sua espada os transforme em pó, e com o seu arco, em palha que o vento arrebata? Persegue-os e passa adiante em segurança, por uma vereda que seus pés jamais trilharam. Quem fez e executou tudo isso? Aquele que desde o princípio tem chamado as gerações à existência, eu, o SENHOR, o primeiro, e com os últimos eu mesmo... tu, ó Israel, servo meu, tu, Jacó, a quem elegi, descendente de Abraão, meu amigo, tu, a quem tomei das extremidades da terra, e chamei dos seus cantos mais remotos, e a quem disse: Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei, não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel." (Isaías 41:1-10 RA)



5. Conta-nos uma história que certa vez um pai muito abatido, por causa de uma circunstância muito difícil pela qual estava passando, estava com sua filhinha deitada ao seu lado... Naquela noite a sua filhinha demorou muito a conciliar o sono... Assustada com a escuridão, à certa altura da noite, a menina perguntou: "Pai, você está aqui?" O pai colocou a sua mão sobre a cabeça da criança e procurou acalmá-la; - sim, querida, o papai está ao seu lado, durma tranqüila. Em pouco tempo a menina adormeceu. A partir daquele momento cresceu a angústia do pai, que chorando baixinho não conseguiu dormir, por causa da tristeza e da dor do golpe que o atingira. Então ele fez uma pergunta semelhante à da filha: "Meu Pai Celestial, você está aqui?" No mesmo instante recebeu uma promessa em sua mente: "Não temas porque eu sou contigo" (Isaías 41.10)


6. João Falcão sobrinho contou certa vez a seguinte história, refletindo sobre o pedido de Davi no Salmo 27.4:



O bom Raimundo recebeu dez contos de réis, diz a história, pelas suas terras que seriam alagadas nas obras do açude. Ao voltar da cidade, já encontrou à sua espera os parentes mais próximos e os amigos, que conversavam à sombra da mangueira e foram entrando. Como era costume, cada um foi pedindo seus "favores". Era uma forma de repartir a felicidade. A prima Severina foi a primeira a pedir um vestido para ir ao casamento da filha. A própria noiva precisava de uma trempe para o fogão. O primo Nonato queria um jegue para levar os jerimuns para a feira que o angico, de velho, já não agüentava a carga. Sebastião, o irmão mais velho, pigarreou e disse: "Eu careço de um par de botinas". O outro, Genésio, precisava de uma dentadura nova. Eleutério pediu como "favor" "um ócus, porque a vista num dá mais prá rodá o bilro". Em pé no canto da sala, quieto, um moço chamado José a tudo assistia sem nada pedir. "E você, José", pergunta o bom Raimundo, "não vai pedir nada?" José ajeita o chapéu de palha na cabeça, arranca um suspiro da alma e responde com toda a pompa: "Eu quero só uma coisa, seu Raimundo; eu quero sua filha Glória em casamento". – Este é, de fato, um pedido só, mas obviamente, contém muito mais porque, uma vez casado com a filha de Raimundo, José terá todas as suas carências supridas... Davi declara que pediu apenas uma coisa, mas nesse pedido estava tudo que ele haveria de precisar por todos os seus dias: a presença do Senhor, simbolizada na casa do Senhor. A presença do Senhor é esperança, socorro na angústia, vitória sobre os inimigos, rocha de perenidade e proteção.



7. No final de seu ministério terreno, ao ordenar os discípulos que pregassem o evangelho a todos, faz uma promessa: "... estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos..."


8. Se você pertence a Deus e se você lhe é submisso, não temas, Ele, Deus, está com você em qualquer situação.


9. Mas ainda tem mais:



III. Deus promete proteger-te.



1. Se você pertence a Deus Ele exige de você submissão, mas promete estar contigo em toda e qualquer situação e ainda promete proteger-te.


2. No nosso texto base Deus diz a Jacó: "... estou contigo e te guardarei onde quer que fores..."


3. Não tenha medo Jacó, Eu te escolhi, assim como escolhi a Abraão, assim como escolhi a Isaque, Eu te escolhi para fazer de ti uma grande nação e para na tua semente abençoar todas as famílias da terra, Eu te escolhi e Eu estou contigo, e Eu te guardarei onde quer que fores, Eu o Senhor, o Deus de Abraão e de Isaque, e agora o Teu Deus, o Deus de Jacó


4. Veja que maravilha de fé a do Salmista que escreveu o Salmo 121:



"Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia, nem a lua, de noite. O SENHOR te guardará de todo mal; ele guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre." (Salmos 121:1-8 RC)



5. O salmista está dizendo, amados, que o Senhor que fez os céus e a terra pode proteger, sabe proteger, sabe quando proteger e sabe de que proteger, sabe também a partir de onde proteger e quer proteger o seu servo.


6. Sendo assim, e crendo nós em Deus e tendo conhecimento de muitos exemplos práticos, podemos afirmar quando Deus permite que vivamos uma aflição é porque Ele está nos protegendo de algo maior.


7. Paulo assim expressou a sua fé:



"... se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo... para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada... sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto. Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?... em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!" (Romanos 8: 17-18, 28-39 RC)



8. Se você pertence a Deus e se você lhe é submisso, não temas, Ele, Deus, está com você em qualquer situação e promete proteger-te.


9. Mas tem mais:



IV. Deus promete guiar os seus passos até à "Terra Prometida"



1. Se você pertence a Deus Ele exige de você submissão, mas promete estar contigo em toda e qualquer situação, promete proteger-te e ainda promete guiar os seus passos até à "Terra Prometida".


2. No nosso texto base Deus diz a Jacó: "... estou contigo e te guardarei onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra..."


3. Não tenha medo Jacó, Eu te escolhi, assim como escolhi a Abraão, assim como escolhi a Isaque, Eu te escolhi para fazer de ti uma grande nação e para na tua semente abençoar todas as famílias da terra, Eu te escolhi e Eu estou contigo, e Eu te guardarei onde quer que fores e te farei tornar a esta terra, a terra que prometi a Abrão e a Isaque, Eu o Senhor, o Deus de Abraão e de Isaque, e agora o Teu Deus, o Deus de Jacó


4. Deus está, se você pertence a Ele, te levando para o céu. A nossa "terra prometida" é o céu; é a "terra" onde Deus está. Deus está nos guiando, se pertencemos a Ele, à eternidade com Ele.


5. Veja em Efésios 2.1-6, 13, 18-19 o que Paulo diz a respeito deles. Antes os pés deles estavam caminhando em direção à eternidade sem Deus, ao inferno, mas, uma vez que ele receberam a Cristo e passaram a pertencer à família de Deus, Deus redireciona os seus pés para o céu.


6. Em João 14 Jesus diz aos seus que voltaria para buscá-los para que eles pudessem estar onde ele está.


7. Em 1 Tessalonicenses 4 Paulo fala que na volta de Cristo os pertencente a Ele que estiverem vivos serão transformados e os que já tiverem morrido serão ressuscitados em corpos já transformados e então todos serão arrebatados ao encontro do Senhor nos ares.


8. Se você pertence a Deus, meu amado, seja-lhe submisso, alegre-se pela Sua presença e Sua proteção e alegre-se por saber que os seus pés estão sendo guiados por Ele em direção à glória.



Conclusão



1. Você pertence a Deus? Você Já é de Jesus?


2. Se você já é de Jesus, já pertence a Deus, então saiba que Ele exige de você submissão, mas também promete estar contigo, proteger-te dos perigos reais, perigos de verdade, e guiar-te em direção à terra prometida.



Pr. Walmir Vigo Gonçalves


Porto Meira – Agosto de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Chamada à Oração

A CHAMADA À ORAÇÃO   “Orai sem cessar” (1 Ts. 5.17)   1.      A Palavra de Deus é uma Chamada à Oração.   Ø   Orai sem cessar – ...