quarta-feira, 19 de agosto de 2009

IMPORTA ESTAR PREPARADO

 

Conta-se que um filósofo realizou uma viagem, mas para chegar ao seu destino devia cruzar um rio grande e caudaloso, numa velha barca. Durante o trajeto ele começou a falar com o barqueiro, e lhe perguntou:

- Amigo, você conhece geografia?

- Não, não senhor - respondeu o barqueiro, nunca fui à escola.

- Se você não conhece geografia, você perdeu 1/4 de sua vida, replicou o filósofo. Então, você sabe gramática?

- Não, senhor, como lhe disse, nunca fui à escola.

- Lamento dizer, falou o filósofo. Então o senhor acaba de perder mais 1/4 de sua vida.

Andaram mais um pouco e o filósofo voltou a perguntar:

- Amigo, você ao menos sabe matemática?

- Não, senhor, também não sei matemática. Só sei mesmo é contar dinheiro.

- É lamentável falou o filósofo, pois o senhor com isso já perdeu 3/4 de sua vida.

Distraído com a conversa, o barqueiro descuidou e a barca bateu numa grande pedra que havia no meio do rio. A velha barca se rompeu e começou a afundar lentamente. Então o barqueiro perguntou ao filósofo:

- Amigo, você sabe nadar?

- Não, não sei, disse o filósofo.

- então você vai perder toda sua vida, porque esta barca vai afundar.

Não importa quanto conhecimento temos, quantos bens possuímos, ou o quanto sabemos de teologia. Se não sabes nadar na hora de cruzar o rio da eternidade, estás perdido. Saber nadar é ter Jesus como seu Salvador pessoal.

            Em Lucas 12.16-21 encontramos Jesus contando uma parábola: "... a herdade de um homem rico tinha produzido com abundância. E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi à minha alma: alma tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.  Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus." (RC)

Alguém conta de uma lenda judaica que dizia que naquela noite de destruição no Egito, uma criança, o primogênito de uma família tinha ouvido dizer que à meia-noite o anjo destruidor chegaria trazendo a morte a todas as casas que não tivessem a mancha vermelha do sangue do Cordeiro. Lá pelas onze da noite, a criança se virava na cama de um lado para o outro sem poder dormir. Então o pai lhe disse:

- Filho, durma tranqüilo, não tem perigo.

- Não consigo, pai. Você tem certeza que manchou a porta com o sangue do Cordeiro?

- Sim, filho. Eu pedi ao meu melhor amigo que manchasse a porta e ele me prometeu que o faria.

O filho se levantou e disse:

- Pai, você confiou essa tarefa a outra pessoa, mesmo sendo seu melhor amigo? Não foi você pessoalmente que manchou a porta?

- Não, filho. Mas eu confio nele, ele nunca falhou.

- Pai, por favor, vamos lá fora, eu quero conferir.

Foram lá e quando chegaram, a porta não tinha mancha de sangue. Eram cinco para meia-noite. O pai correu desesperado para dentro da casa, tomou uma bacia, pegou o sangue e manchou a porta. Enquanto o sangue ainda escorria pela porta, os relógios da cidade deram as doze badaladas e o anjo destruidor apareceu. Suas asas começaram a bater na escuridão da noite e dentro da casa, abraçado a seu pai, o filho dizia com lágrimas:

- Mais cinco minutos pai, e eu estaria morto.

            Em Romanos 14.12 lemos que cada um dará conta de si mesmo a Deus, e em Atos 17.30 e 31 está escrito que "Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam, porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos"

            Deus tem determinado um dia e nesse dia cada um terá que dar conta de si mesmo. Quando será esse dia?

            O dia e a hora ninguém o sabe, disse Jesus, e continua dizendo que "como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor... estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis... O Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro!  Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E, depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta! E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir." (Mateus 24:37-25:13 RC)

            Quando será não sabemos e também não importa; importa é estar preparado!

Você está preparado?

Você tem Jesus como seu salvador?

Você já tem o sangue de Jesus aspergido em seu coração?

Pense nisso!

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário