domingo, 8 de outubro de 2023

TIAGO – A FÉ EM AÇÃO - 10/17

 

TIAGO – A FÉ EM AÇÃO

 

Estudo 10

Fontes de consulta:

Lição 08 da revista de adultos número 09 da Editora Cristã Evangélica – Tiago: a fé em ação

https://bibliaseensina.com.br/estudo-biblico-fe-e-obras/

 

FÉ E OBRAS

Tiago 2.14-26

 

Ø  Está aí um texto de uma certa dificuldade para a compreensão, para uma perfeita compreensão.

Ø  E tem tanta dificuldade que não somos só nós que as temos; os grandes pensadores cristãos de todos os tempos, incluindo Martinho Lutero, tiveram uma certa dificuldade em compreender essa mensagem de Tiago.

Ø  Mas, graças a Deus por isso, pois, porque eles tiveram esta dificuldade, labutaram em cima dela, adquiriram uma compreensão e deixaram para nós uma ajuda preciosa para que nós também possamos compreender.

Ø  A Bíblia, a Palavra de Deus, nós sabemos disso, é clara em afirmar que nós somos salvos pela fé.

Ø  O Novo Testamento como um todo é claro em afirmar que nós somos salvos pela fé. Pela graça de Deus mediante a nossa fé! Então, da nossa parte é a fé. Vamos ver? Alguns exemplos apenas:

 

o   João 1.11 e 12, texto muito conhecido nosso, diz de Jesus que Ele veio para o que era seu e os seus não receberam, mas a todos quantos receberam, a esses ele deu o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que creem no seu nome.

 

Quem é que recebeu o poder de ser feito filho de Deus? Está muito claro aí no texto: aquele que recebeu a Cristo, que creu em seu nome.

 

o   Ainda em João, no capítulo 3, no verso 16, lemos que “Deus amou o multo de tal maneiro que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”. E no verso 18 lemos que “quem crê nele não é condenado, mas aquele que não crê, já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”.

 

Então, com base nesses dois versos, quem é que tem a vida eterna e não será condenado? É aquele que crê em Jesus. Está muito claro aí que essa não condenação, que esse receber a vida eterna, é pela fé.

 

o   Atos 16.31 – o que o carcereiro de Filipos precisava para ser salvo? Precisava crer.

 

o   Romanos 3.28 – o homem é justificado pela fé.

 

o   Romanos 5.1 e 2

 

o   Efésios 2.8 e 9

 

o   E, tanto João Batista como Jesus começaram o seu ministério terreno pregando o que? Arrependimento e fé. Então, o que é necessário para entrar no reino de Deus? Arrependimento e fé.

 

Ø  Então, a bíblia é muito clara. Esses e muitos outros textos do Novo Testamento, não textos isolados, portanto, são muito claros em afirmar para nós que a salvação é pela fé; pela graça de Deus, mediante a nossa fé.

Ø  E, se assim o é, porque Tiago, nesse trecho de sua carta, coloca as obras junto com a fé? Essa é a pergunta que nós nos fazemos e essa é a pergunta que muitos pensadores cristãos se fizeram no decorrer da história da igreja e se debruçaram sobre as Escrituras para estudarem sobre esse assunto.

Ø  Tiago não exclui a fé, mas parece acrescentar as obras. Como vamos entender isso? É uma passagem de uma certa dificuldade, porém, não tanta dificuldade assim à luz da mensagem geral do Novo Testamento.

Ø  O Pr. José Humberto de Oliveira, numa lição que escreveu sobre esse trecho de Tiago, começa dizendo:

 

Você acreditaria numa pessoa que se diz eletricista, mas não consegue trocar uma lâmpada? Você acreditaria num homem que se diz excelente piloto, mas não consegue estacionar o carro numa garagem? Você acreditaria em alguém que se diz ser matemático, mas não sabe o resultado de 8 x 8? Tiago também quer saber como é que uma pessoa pode dizer que tem fé, mas não possui uma obra, nem uma sequer, para poder provar esta fé.

 

Ø  Então essa é a questão que Tiago está tratando aqui: como é que uma pessoa pode dizer que tem fé sem ter nada que demonstre essa fé?

Ø  E o mesmo pastor, José Humberto de Oliveira, a partir do seu entendimento desse trecho de Tiago, faz algumas afirmações muito boas, que nos ajudam bastante, das quais vou citar apenas duas:

 

o   OBRAS NÃO PRODUZEM FÉ, MAS A FÉ PRODUZ OBRAS

 

Uma afirmação muito verdadeira – as obras não produzem fé, mas a fé produz obras, e essas obras confirmam a fé.

 

Então, a pessoa que diz que tem fé, tem que ter obras também, porque uma fé que não produz obras não é uma fé verdadeira, é uma fé morta.

 

o   TIAGO NÃO AFIRMA QUE AS OBRAS, POR SI SÓ, INDEPENDENTE DA FÉ, PODEM SALVAR; MAS SIM QUE A FÉ GENUÍNA SEMPRE REDUNDARÁ EM BOAS OBRAS.

 

E não é verdade isso? É verdade!

 

No mesmo texto de efésios 2.8-9, onde Paulo diz que somos salvos pela graça mediante a fé e que isso não vem das obras, para que ninguém se glorie, que é dom de Deus, nesse mesmo texto, um verso depois, o verso 10, Paulo também diz que Deus preparou as boas obras, de antemão, para que andássemos nelas.

 

Ø  Então, as obras são resultado de nossa fé. A pessoa que diz que tem fé, mas não tem obras, provavelmente não tem a fé verdadeira, e se não tem a fé verdadeira, a fé que tem é morta, e essa não é a fé que salva. E essa é a grande questão de Tiago.

 

Ø  Às vezes parece haver uma certa contradição entre Paulo e Tiago, mas não há. E o quadro comparativo apresentado também pelo Pr. José Humberto nos ajuda a ver isso:

 

PAULO

TIAGO

O que Paulo rejeita são obras sem fé.

O que Tiago rejeita é a fé sem obras

Paulo nega a eficácia das obras antes da salvação

Tiago apela à necessidade das obras depois da salvação

Paulo declara como alguém é justificado

Tiago enfatiza como alguém deve viver depois de justificado

Paulo afirma a declaração por Deus da nossa retidão

Tiago fala da demonstração da nossa retidão

Abraão foi justificado porque creu em Deus

Abraão foi justificado porque, crendo, obedeceu a Deus.

 

Ø  Esses ensinos não se contradizem; antes, se completam. Quando somos confrontados com a doutrina da salvação pelas obras, temos que chamar o teólogo Paulo. Entretanto, quando somos confrontados pelos que acham que as obras são desnecessárias para os cristãos, devemos ouvir o pastor Tiago.

 

Ø  Gabriel Filgueiras, sobre a relação entre fé e obras, escreveu:

 

 

o   Paulo considerou a fé o instrumento da salvação, Tiago considerou as obras como a evidência dela, isto é, a prova real de que uma pessoa realmente é salva.

 

o   Paulo ensinou que somos salvos pela graça e misericórdia de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo, nosso Senhor; foi Deus quem teve a iniciativa de salvar-nos! (Rm 5:8); Tiago completou este ensino, mostrando que a evidência da fé salvadora são as obras (Tiago 2:21,22).

 

o   As obras são a prova de que a fé realmente existe em uma pessoa, e a mesma fé é a base destas obras.

 

o   A fé verdadeira faz que uma pessoa, naturalmente, pratique boas obras (leia Mateus 25:34-40); e estas boas obras são a prova de que a fé em Jesus não são somente crenças e palavras! (leia Lucas 6:46)

 

o   O homem é justificado para com Deus somente pela fé no Senhor Jesus, independente das obras (Rm 4:1-14), mas a fé que justifica nunca vem sozinha, pois a fé sem obras é morta! (leia Tiago 2:19-22)

 

Ø  Então, é isso que Tiago tem para nós hoje. Que Deus nos ajude a compreender e a crer e agir de acordo com a fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...