domingo, 8 de outubro de 2023

TIAGO - A FÉ EM AÇÃO - 01/17

 

TIAGO – A FÉ EM AÇÃO

 

Estudo 01

Para esse estudo usei o estudo 01 da revista de Adultos número 09, ano 2005, da Editora Cristã Evangélica, escrito pelo Pr. José Humberto de Oliveira.

Estudo adaptado para estudar junto à PIB Muqui

 

ABRINDO A CENA

 

Ø  Vamos começar hoje um estudo da carta de Tiago.

Ø  Então abram suas bíblias “no começo”, em Tiago 1, e permaneçam com elas abertas.

Ø  A epístola de Tiago é, podemos assim dizer, “uma carta prática”. Seu propósito é caracterizado, dentre outros, por instruções para o viver diário. Henrieta Mears a denominou de “manual prático de religião”, e outros estudiosos a chamam de “guia prático para a vida e a conduta cristã”.

Ø  Broadus Hale observou que Tiago estava tentando corrigir em seus leitores originais falhas tipicamente farisaicas, como a fé sem obras por exemplo. Desta forma, esta epístola é um convite e uma exortação para que os cristãos, originalmente os cristãos judeus, lutem para ir além do judaísmo farisaico ou da fé inoperante. Assim como creram em Jesus Cristo para a salvação, a partir daí deveriam viver como discípulos do Senhor, e não apenas como “fariseus melhorados”.

Ø  Comecemos com informações sobre o Tiago que escreveu a carta:

 

I.      QUEM É ESTE TIAGO?

 

Ø  Quatro homens do Novo Testamento são chamados de Tiago:

 

1)    Tiago, o filho de Zebedeu – o irmão de João que, juntamente com ele e Pedro, formava aquele trio mais íntimo de Jesus (Mc 5.37; 9.2; 10.35; 14.33)

2)    Tiago, o filho de Alfeu – Um dos doze. Seu nome é mencionado na lista dos apóstolos (Mc 3.18). Em Marcos 15.40 ele é chamado de “Tiago, o menor”. Nada mais sabemos sobre ele.

3)    Tiago, o pai de Judas – É mencionado em Lucas 6.16. Este Judas se diferencia do Iscariotes, conforme João 14.22, e provavelmente é o mesmo Tadeu de Mateus 10.3 e Marcos 3.18.

4)    Tiago, o “irmão do Senhor” (Gl 1.19) – Este Tiago tinha uma posição influente na igreja de Jerusalém (Atos 12.17; 15.13; Gl 2.9)

 

Ø  Destes quatro, apenas dois poderiam ser o autor da epístola: o filho de Zebedeu e o irmão do Senhor. Contudo, Herodes Agripa I fez o primeiro, o filho de Zebedeu, “passar ao fio da espada” (At 12.2) no ano 44 d.C., e a carta foi escrita numa data posterior.

Ø  Além disso, o autor da epístola não se identifica como um apóstolo, como o fazem Paulo e Pedro em suas cartas. E isto apoia a conclusão de que nenhum dos dois apóstolos chamados Tiago escreveu esta carta. E, diante disto, resta-nos Tiago, o irmão do Senhor.

Ø  Agora um detalhe importante: Tiago e seus outros irmãos, a princípio não eram simpáticos ao ministério de Jesus; não criam. Lemos isso nos evangelhos. Porém, em Atos 1.14 lemos que os irmãos de Jesus, juntamente com Maria, “perseveravam unanimemente em oração e súplicas” no cenáculo aguardando o cumprimento da promessa de Deus Pai. E aqui na carta que Tiago escreve, ele se apresenta como “servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo”, o que indica um reconhecimento e fé de que seu irmão mais velho era realmente tudo o que ele afirmara ser.

Ø  visto isso, vamos adiante:

 

II.    PARA QUEM TIAGO ESCREVEU?

 

Ø  “... às doze tribos que andam dispersas...” (1.1)

Ø  Após o exílio babilônico (538 a.C.), as doze tribos de Israel já não existiam mais física e geograficamente, mas a expressão era usada para indicar o povo de Deus reunido nos últimos dias (Ez 47.13; Mt 19.28; Ap 21.12)

Ø  Sendo assim, “doze tribos” pode ser uma expressão simbólica para todos os que são filhos de Deus pela fé em Jesus.

Ø  Estes se encontravam “dispersos”. Pode ser uma referência aos cristãos que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão, conforme lemos em Atos 11.19. Os cristãos, perseguidos, se espalharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia.

Ø  Num sentido metafórico podemos pensar nos cristãos espalhados pelo mundo e que ainda não chegaram ao seu verdadeiro lar, o lar celestial.

Ø  Então, a carta é para “aqueles” e também é para “nós” – pra mim e pra você.

Ø  E pra concluir este estudo introdutório:

 

III.    O QUE TIAGO PRETENDIA TRANSMITIR AOS SEUS LEITORES?

 

Ø  Tiago, nesta pequena carta, fala sobre muitos temas. Aqui vamos apenas citar, mas no decorrer dos estudos vamos falar um pouquinho mais sobre estes e outros temas.

 

1)    Ele fala sobre Deus Pai – Ele é

a)    O Doador de sabedoria (1.5);

b)    Santo – ele não pode ser tentado pelo mal e nem tenta ninguém (1.13);

c)     Imutável (1.17);

d)    Criador (1.18);

e)    Justo (1.20);

f)      Pai (1.27; 3.9);

g)    Deus que escolhe os “rejeitados” e “improváveis” (2.5);

h)    Amigo de Abraão (2.23);

i)       Criador do homem (3.9);

j)       Zeloso (4.4);

k)     Doador de graça aos humildes, mas resistente aos soberbos (4.6);

l)       Legislador e Juiz (4.12)

2)    Ele fala sobre Jesus Cristo – Jesus Cristo é o “Senhor”. O nome de Jesus Cristo aparece duas vezes (1.1 e 2.1), e “Senhor”, como referência a Jesus, aparece 14 vezes. Isso significa que o Deus de Israel deve ser visto na pessoa de Jesus Cristo.

3)    Ele fala sobre fé e obras – a fé deve resultar em prática; se assim não for, a fé é morta.

4)    Ele fala sobre escatologia – “O Juiz está às portas” (5.9) – Um lembrete para que os cristãos sejam motivados a viverem de maneira santa e agradável a Deus.

5)    Ele fala sobre a lei – destacando-se que para Tiago a lei se cumpriu no ensino e na obra de Jesus Cristo. Daí ele usar a expressão “lei da liberdade”.

6)    Ele fala sobre questões éticas e práticas da vida cristã – provação, pobreza, riqueza, tentação, visita a órfãos e viúvas nas suas tribulações, sabedoria, acepção de pessoas, mau uso da língua, mundanismo, soberba, maledicência, omissão na prática do bem, opressão dos ricos, queixas, juramento, oração e apostasia.

 

Ø  Então, é uma epístola riquíssima que temos diante de nós.

 

CONCLUINDO

 

Ø  Se precisássemos resumir Tiago em pouquíssimas palavras, diríamos que ele remove todo o pensamento de que a fé pode estar presente em uma vida não transformada.

Ø  Se você acredita nesta afirmação, então seja bem vindo a esta série de estudos sobre a carta de Tiago, pois ela é uma carta para a igreja de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...