segunda-feira, 17 de julho de 2023

Crente Bem-Aventurado

 

CRENTE BEM-AVENTURADO

 

“ Bem-aventurado o varão que não anda (não vive o modo de vida) segundo o conselho (desígnio, propósito, intenção) dos ímpios, nem se detém (tomar a posição de) no caminho (maneira, hábito, caráter moral) dos pecadores, nem se assenta (estabelecer, formar parceria) na roda dos escarnecedores (aqueles que zombam, de alguma forma).  Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.  Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.  Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.  Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.  Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá.” (Salmos 1:1-6 RC)

 

1.    O livro dos Salmos tem 150 capítulos, e não é um livro composto em uma só época e por um só autor. A maioria foi de autoria de Davi, mas também tem salmos atribuídos a Asafe (o "diretor de música sacra" no tempo de Davi e de Salomão – 1 Crônicas 16.5), Salomão, Moisés, Etã, aos filhos de Coré (uma família Levítica de cantores) e outros são anônimos. Trata-se, portanto, de uma compilação, uma coletânea de escritos poéticos reunidos em um só livro.

2.    E quem escreveu o Salmo 1? O autor não é identificado..

3.    E, em não se sabendo quem é o autor, e também em não havendo no salmo a inserção de nenhum fato histórico, ficamos sem saber quem foram os seus primeiros leitores e/ou ouvintes, isto é, a quem o Salmo foi primariamente "endereçado".

4.    Mas uma coisa é certa: em se tratando da Palavra de Deus, ele é endereçado a todo aquele que teme a Deus.

5.    Portanto, todo crente é chamado para ser bem-aventurado.

6.    Mas, bem-aventurado como? O que significa ser bem-aventurado?

a.    "Ficar rico", diriam alguns;

b.    "Deixar de ser funcionário e se tornar 'patrão' ", diriam outros;

c.    "Conquistar"... a casa, o carro, a fazenda, o salário altíssimo...

7.    É mais ou menos assim que somos ensinados hoje. E cita-se muitos servos de Deus a quem Deus concedeu estas coisas ou coisas semelhantes a estas, dentro do contexto e do tempo em que as receberam.

8.    Mas o que dizer de:

a.    Estevão:

                                  i.    Era servo de Deus?

                                ii.    Teve estas conquistas?

                               iii.    Como morreu?

                               iv.    Não foi bem-aventurado?

b.    Pedro, o apóstolo:

                                  i.    Era servo de Deus?

                                ii.    Como morreu?

                               iii.    Não foi um "bem-aventurado"?

c.    Paulo:

                                  i.    Era servo de Deus?

                                ii.    Jesus disse que ele experimentaria o que é sofrer pelo evangelho;

                               iii.    Ele tinha um espinho na carne que Deus não retirou;

                               iv.    Foi preso, açoitado mais que uma vez, por causa do evangelho...

                                v.    Foi preso e morreu executado, provavelmente em 67 d.C., em Roma, no tempo de Nero.

9.    Quando Deus mandou o dilúvio sobre a Terra salvou Noé e sua família, porque Noé era justo. E em outra ocasião Deus prometeu a Abraão que não destruiria Sodoma e Gomorra se lá houvessem dez justos. E veja o argumento de Abraão ao falar a Deus sobre essa questão:

 

“Então, viraram aqueles varões o rosto dali e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do SENHOR.  E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?  Se, porventura, houver cinquenta justos na cidade, destrui-los-ás também e não pouparás o lugar por causa dos cinquenta justos que estão dentro dela?  Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti seja. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?  Então, disse o SENHOR: Se eu em Sodoma achar cinquenta justos dentro da cidade, pouparei todo o lugar por amor deles.  E respondeu Abraão, dizendo: Eis que, agora, me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.  Se, porventura, faltarem de cinquenta justos cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.  E continuou ainda a falar-lhe e disse: Se, porventura, acharem ali quarenta? E disse: Não o farei, por amor dos quarenta.  Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: se, porventura, se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta.  E disse: Eis que, agora, me atrevi a falar ao Senhor: se, porventura, se acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei, por amor dos vinte.  Disse mais: Ora, não se ire o Senhor que ainda só mais esta vez falo: se, porventura, se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei, por amor dos dez.  E foi-se o SENHOR, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou ao seu lugar.” (Gênesis 18:22-33 RC)

 

E em episódios como as duas grandes guerras mundiais em que morreram milhões de pessoas; o ato terrorista no world trade center; o tsunami no Japão; o rompimento da barragem em Mariana e depois em Brumadinho, e agora nesta pandemia que o mundo vive… Será que não morreram milhares e milhares de "Justos" nesses e em outros episódios?

 

10. Com pouca pesquisa poderíamos passar aqui um bom tempo citando exemplos de servos de Deus que passaram por muitas dificuldades semelhantes a estas e até piores que estas.

11. Falhou, nesses casos, a Palavra de Deus? O "Guarda de Israel" "tosquenejou"?

12. Obviamente, sabemos, NÃO! Deus não falha em sua Palavra, e em coisa alguma.

13. Os falhos somos nós, porque lemos a Palavra de Deus à luz dos "nossos" conceitos pessoais.

14. A bem-aventurança não é segundo os homens, segundo os nossos conceitos, e, sim segundo Deus. Em algumas ocasiões ela se apresenta/manifesta segundo o conceito que temos; em alguns casos alguns prosperam financeiramente; em alguns casos alguns conquistam a casa, o carro, a fazenda...; em alguns casos alguns deixam de ser empregados e se tornam patrões..., mas nem sempre. Entretanto, todos que são "justos", *justificados em Cristo Jesus*, são bem-aventurados segundo Deus.

15. O bem-aventurado segundo Deus é aquele que:

a.    aqui no Salmo 1:

                                  i.    não anda segundo o conselho dos ímpios, (isto é, não vive o modo de vida do ímpio)

                                ii.    nem se detém no caminho dos pecadores,

                               iii.    nem se assenta na roda dos escarnecedores (não se associa àqueles que zombam…). 

                               iv.    Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

b.    Em Mateus 5:

                                  i.    É humilde de Espírito – sabe que nada é e nada tem com Deus à parte de Cristo;

                                ii.    Chora/lamenta, não os reveses da vida, mas o pecado;

                               iii.    É manso – Entrega a Deus todas as suas causas;

                               iv.    Tem fome e sede de justiça – A justiça de Deus

                                v.    É misericordioso

                               vi.    É limpo de coração

                              vii.    É pacificador

                             viii.    Se sofre algo por causa de Cristo, não se entristece, antes, alegra-se.

c.    Em Lucas 12.35ss, é aquele que é servo vigilante, que não se descuida quanto às suas responsabilidades diante do Senhor;

d.    Em Apocalipse 16.15, é aquele que vigia e guarda as suas "vestes", para que não ande nu e sejam vistas as suas vergonhas.

e.    Em outras passagens bíblicas, é aquele que "deixa o mundo":

                                  i.    Evitando a cumplicidade com ele – Veja a mensagem de Romanos 12:1-2

                                ii.    Permanecendo separado do mal que nele há – 2 Coríntios 6:14-7:1. A idéia do presente texto é a de “não estar emparelhado a um animal incompatível”. É a mesma idéia de Deuteronômio 22:10: “Com boi e com jumento juntamente não lavrarás.”. Em outras palavras podemos dizer que não devemos estar associados a tudo, ou qualquer coisa que for incoerente com o que nós somos: “santuários do Deus Vivente”. Veja novamente a mensagem inicial do Salmo 1.

                               iii.    Não o amando – 1 João 2:15-17.

16. Esse é o varão bem-aventurado.

a.    É bem-aventurado porque o Fruto que Deus quer produzir através de Seu Espírito é nele encontrado;

b.    É bem-aventurado porque no dia do juízo, diferentemente dos ímpios, poderá estar em pé na presença de Deus;

c.    É bem-aventurado porque a Ele pertence o reino dos céus;

d.    É bem-aventurado porque receberá o consolo de Deus no dia em que Deus retirar por completo o pecado;

e.    É bem-aventurado porque ouvirá: "Vinde bendito de meu Pai..."

f.     É bem-aventurado porque é herdeiro de Deus, co-herdeiro com Cristo de todas as coisas.

 

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...