segunda-feira, 24 de julho de 2023

O Desenvolvimento da Vida Cristã

 

O DESENVOLVIMENTO DA VIDA CRISTÃ

 

Essa mensagem não é, em seu todo, de minha autoria, mas não anotei e não me lembro mais a fonte.

 

Ø  Hoje vamos pensar sobre um assunto de extrema importância: “O Desenvolvimento da Vida Cristã”.

Ø  Precisamos continuar nos desenvolvendo e até nos esforçar para "acelerar um pouquinho mais o processo".

Ø  Algumas das razões da importância desse assunto encontramos nos seguintes trechos da Palavra de Deus:

 

“Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.  Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.” (Hebreus 5:13-14)

 

“Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.” (1 Coríntios 14:20)

 

“Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” (Efésios 4:14)

           

Ø  Todos que um dia recebemos a Jesus pela fé somos, indistintamente, capazes de nos desenvolvermos espiritualmente, e necessitamos de tal desenvolvimento, que deve ser constante.

Ø  Jerônimo disse uma grande verdade: “Feliz é a pessoa que avança diariamente e não considera o que fez ontem, mas, sim, que progresso pode obter hoje”.

Ø  Warren Wiersbe também acertou quando disse que “Quando paramos de crescer, paramos de viver e passamos meramente a existir”.

Ø  É certo que não será fácil – há forças contrárias – mas é perfeitamente possível e faz parte do plano de Deus para nós e Ele provê meios para que isso possa acontecer.

Ø  Pensemos, então, por partes:

 

1) Você precisa crescer espiritualmente

 

Ø  Em todo o Novo Testamento encontramos a mensagem de que a nova vida, iniciada no momento em que se recebeu a Cristo pela fé, na regeneração, precisa desenvolver-se.

Ø  Por exemplo, em dois substantivos que são usados para designar pessoas que seguem e servem a Jesus podemos ver implícita essa necessidade:

 

o   Discípulo – Essa era a designação mais comum daqueles que seguiam a Jesus.

§  E o que é um discípulo?

§  Ora, em qualquer dicionário que você consultar, você verá que um discípulo é um aluno, ou aprendiz.

§  Você pode consultar um dicionário das línguas bíblicas originais e você verá que tanto a palavra hebraica, no antigo testamento – talmiyd – quanto a grega, no novo testamento – mathetes – traduzidas por "discípulo", tem o significado de "aprendiz, aluno, pupilo, estudante". Você consulta um dicionário comum da língua portuguesa e o significado é o mesmo.

§  Então, um discípulo é um aluno ou aprendiz, no caso aqui, um aluno de Cristo.

§  E o que um aluno faz?

§  Ora, um aluno estuda; mas ele não começa da faculdade – ele principia nas coisas elementares, mas não para aí; ele avança, degrau por degrau.

 

o   Soldado – (2 Timóteo 2.3)Quando uma pessoa se alista no exército ela deve passar por um curso de instrução de recrutas e disciplina, antes de efetivar-se como soldado.

 

Ø  Os cristãos não desenvolvidos são chamados “meninos”. Os mestres cristãos, por vezes, repreenderam tais meninos e manifestaram tristeza e desapontamento porque eles não se desenvolveram na vida cristã. Veja, por exemplo:

 

“E EU, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tão pouco ainda agora podeis; porque ainda sois carnais: pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?” (1 Cor. 3:1-3)

 

“Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.  Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.” (Hebreus 5:12-14)

 

            Pedro exorta os cristãos a crescerem em graça:

 

“Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza, antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.” (2 Pedro 3:17-18)

 

Ø  Jesus pôs em relevo a vida espiritual em termos de coisas que vivem e crescem. Ele compara o reino:

 

o   à semente semeada por um lavrador (Mateus 13.3 ss.)

o   à semente crescendo por si mesma (Marcos 4.26 ss.)

o   a uma pequena semente de mostarda tornando-se uma grande árvore (Mateus 13.31 ss.)

o   ao fermento (Mateus 13.33)

 

Ø  Há muitos cristãos que reconhecem a necessidade de crescimento, mas na prática o têm negligenciado. Não se dão conta de que os velhos hábitos de pecado devem ser dominados e que toda a vida emocional, intelectual e volitiva, com todas as suas atividades e relações sociais precisam ser levadas ao controle de Cristo.

 

2) Você, no caminho do crescimento, terá que enfrentar adversários fortíssimos.

 

Ø  Existem forças contrárias à vida cristã que precisam ser subjugadas se quisermos crescer. Quando nos tornamos cristãos as dificuldades não desaparecem, e às vezes até se acentuam. Tozer assim se expressou em seu tempo: “O recém-convertido é semelhante a um homem que aprendeu a dirigir em um país cujo tráfego orienta-se pelo lado esquerdo da rodovia e repentinamente encontra-se em outro país, forçado a dirigir à direita. Ele precisa desaprender o velho hábito e aprender o novo e, o que é mais sério, precisa aprender isso no meio do trânsito pesado”.

Ø  Agora vejam o que um homem de nome F. R. Maltby disse: “Jesus prometeu a seus discípulos três coisas: eles seriam totalmente corajosos, absurdamente felizes e estariam constantemente em problemas”. Será verdade isso? Se analisarmos direitinho veremos que é a mais pura verdade.

Ø  Entretanto, agora também é-nos dada uma disposição que não nos permite descansar no pecado, disposição essa que nos faz lutar contra esses inimigos, essas forças contrárias. Que forças contrárias são essas? São basicamente três. Vejamos:

 

o   A Carne – Por carne entendamos a natureza humana em sua disposição pecaminosa. O cristão percebe que agora ele é dois, em vez de um. Há o velho homem e o novo homem; a carne e o Espírito, e entre esses há um combate incessante. A carne foi crucificada, sabemos, mas deve continuar sendo condenada à morte diariamente, até o fim. A carne não pode ser, enquanto aqui vivemos, destruída de uma vez por todas de modo que não seja necessário fazê-lo de novo. E, a menos que a carne seja mantida em sujeição não poderá haver progresso na vida cristã, pois esse depende do domínio dos impulsos e tendências da vida humana que se opõem à vontade de Deus.

 

o   O Mundo – O que lemos em Romanos 12.1-2?

 

ROGO-VOS pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.  E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2)

 

O crente não deve se amoldar "ao", ou "segundo o" mundo. Isto significa que ele não deve tomar como normal práticas do mundo que são estranhas ao reino de Deus. E isso nem sempre é fácil. Às vezes é muito difícil, afinal, apesar de não pertencermos a este mundo, vivemos nele.

 

o   Forças do Mal – Veja Efésios 6.10-18:

 

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.  Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.  Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:10-18 RC)

 

3) Deus providencia meios para você crescer

 

Ø  Os meios não são coisas que têm em si mesmas o poder de aumentar a vida espiritual de qualquer pessoa, mas, como a própria expressão indica, “meios” que podemos utilizar para crescer. Quais são alguns desses meios? Dentre outros:

 

o   Igreja

o   Bíblia

o   Oração

o   Influência de pessoas

o   Testemunhos

 

4) Existem algumas condições para que você possa crescer

 

Ø  Arrependimento e fé;

Ø  Repúdio crescente e contínuo ao pecado em nossa vida;

Ø  Dependência ininterrupta e crescente de Cristo;

Ø  Progresso da fé – às vezes isso acontece em nossa luta contra o mal. A fé não deve só descansar em Deus. Existe o descanso da fé, mas também o combate da fé. Essa luta é contra o mal dentro de nós e também no mundo;

Ø  Enfim, obedecer incondicionalmente à Palavra de Deus.

Ø  Assim iremos crescendo mais e mais até atingirmos a estatura de varão perfeito.

 

5) Existe um alvo no desenvolvimento

 

Ø  Ser semelhante a Cristo é o grande alvo.

 

“ Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho; a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29 DO)

 

Ø  Observe neste versículo a palavra imagem. Deus quer que sejamos conformes, isto é, idênticos à imagem de Jesus.

Ø  A palavra imagem é a tradução de um termo grego que indica que a semelhança é, além de outras coisas, ao estado de mente mais santo e abençoado que Cristo possui. E também tem o sentido de alguém em quem a semelhança de outro é vista – no caso, a semelhança de Cristo deve estar visivelmente estampada no crente.

 

Conclusão

 

Ø  Concluamos com a leitura de Colossenses 3.1-17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...