segunda-feira, 31 de julho de 2023

Andar Como Ele Andou

 

ANDAR COMO ELE ANDOU

 

1.    Em 1 João 2.6 lemos que “Aquele (eu ou você) que diz que está nele (em Jesus) também deve andar como ele andou”

2.    Muitos foram e são os servos de Deus que andaram e andam como Jesus andou, e andaram ou andam como Jesus andou de uma tal maneira, que não é nenhuma surpresa ouvir acerca deles mais tarde, como se ouviu de Sadhu Sundar Singhi: "Cristo passou por aqui".

3.    É assim também que nós devemos viver: perto de Cristo. E é assim também que nós devemos andar: como ele andou.

4.    Mas para isso o que, de forma prática, precisamos fazer?

5.    Eis algumas ideias, ou algumas dessas coisas que precisamos fazer:

 

I.     Precisamos buscar saber qual é a vontade de Deus para nós

 

1.    É óbvio! Se vamos andar como Cristo andou precisamos buscar saber qual é a vontade de Deus para nós, porque é isso que o nosso Senhor Jesus Cristo fazia.

2.    Em João 8.28 é ele mesmo quem diz ao povo, especialmente aos escribas e fariseus:

 

“Quando levantardes o Filho do Homem, então, conhecereis quem eu sou e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou.”

 

3.    Em João 17 é ele também quem diz em sua oração ao Pai, a “oração sacerdotal”:

 

“Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti, assim como lhe deste poder sobre toda carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. E, agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra. Agora, têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti, porque lhes dei as palavras que me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.”

 

Jesus, no mundo, sabia qual era a vontade do Pai, e a cumpriu; e as próprias palavras que ele “deu aos discípulos” eram palavras que “o Pai lhe havia dado”.

 

4.    Essa é uma atitude a ser imitada por nós – buscar saber qual é a vontade de nosso Pai Celestial. E nem é muito difícil, e creio que até já sabemos bastante. Sabemos, por exemplo:

a.    Que é da vontade de Deus que amemos uns aos outros;

b.    Que é da vontade de Deus que perdoemos uns aos outros;

c.    Que é da vontade de Deus que deixemos de lado todo o embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus;

d.    Que é da vontade de Deus que busquemos a santificação;

e.    Que é da vontade de Deus que busquemos em primeiro lugar o Seu reino e a Sua justiça.

f.     E muito mais!

5.    Sabemos ou não sabemos? É claro que sabemos!

6.    Mas é preciso que continuemos “sintonizados” em Deus através de Sua Palavra e da oração para sabermos cada vez mais e com mais perfeição.

7.    É isso que Jesus fazia e é isso que precisamos fazer. Então, enfatizo: leia a bíblia! Estude! Medite! Volte à velha prática de gravar na mente várias passagens bíblicas.

8.    Outra coisa que precisamos fazer:

 

II.    Sermos submissos à vontade de Deus

 

1.    Se vamos andar como Jesus andou precisamos não só saber, mas cumprir a vontade de Deus, porque é isso que Jesus fazia.

2.    De que adiantaria estar com o olhar constantemente voltado para o Pai, para saber o que Ele queria que fosse feito, se depois Jesus fizesse tudo diferente?

3.    NÓS às vezes agimos assim. Oramos, lemos a bíblia, escutamos sermões, tomamos conhecimento da vontade de Deus, e fazemos “diferente” – Muitos crentes caindo facilmente em “pecadões”, e muitos crentes não abrindo mão de alguns “pecadinhos” prazerosos, divertidos – Olha, olha, olha! “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” (2 Coríntios 13:5 RC)

4.    Mas Jesus não agiu assim; ele foi plenamente submisso à vontade do Pai.

5.    Veja João 8.29:

 

“E aquele que me enviou está comigo; o Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.”

 

6.    A Palavra e a vontade do Pai ele as considerava como o alimento – João 4.32, 34 e Mateus 4.4:

 

“Porém ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. ... A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.” (João 4:32 e 34 RC)

 

“Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” (Mateus 4:4 RC)

 

7.    Imagine você quase na hora do almoço, com fome, a comida sendo preparada e já inundando o ambiente com aquele cheiro gostoso... a fome aumenta, a barriga ronca, você dá uma “passeada” próximo ao fogão para ver... Nosso corpo precisa de alimento; ele é indispensável... E Jesus compara a Palavra de Deus e o fazer a vontade de Deus a esse item tão importante...

8.    Se vamos andar como Jesus andou precisamos buscar conhecer a vontade de Deus e fazer a vontade de Deus.

9.    E tem mais duas coisas que eu ainda gostaria de citar que Jesus fez e que nós precisamos fazer também. Essas duas coisas fazem parte da vontade de Deus. São elas:

 

III.  Jesus se dedicava à procura dos pecadores perdidos e à oração.

 

a.    Jesus se dedicava à procura dos pecadores.

 

1.    Em Lucas 19.10, depois de salvar Zaqueu, Jesus diz que ele “o Filho do Homem”, veio buscar e salvar o que se havia perdido.

2.    Destaque-se aí a palavra “buscar”.

3.    Salvar nós não podemos, mas podemos “buscar”. Podemos e devemos buscar os pecadores para que Jesus os salve. Não é só esperar que eles venham até nós para lhes apresentarmos a Jesus, é preciso “ir atrás”, “buscar”. E não são apenas os pastores, evangelistas e missionários que têm que fazer isso; todos nós temos que fazer.

4.    Se vamos andar como Jesus andou, temos que buscar os pecadores.

 

b.    Jesus se dedicava à oração.

 

1.    Isso é algo tão evidente nos evangelhos que quase dispensa comentários. Mas vamos ver alguns textos que demonstram essa verdade. Apenas no evangelho de Lucas:

a.    Lucas 5.16: “Porém ele retirava-se para os desertos e ali orava.”

                                  i.    Onde? – Desertos

b.    Lucas 6.12: “E aconteceu que, naqueles dias, subiu ao monte a orar e passou a noite em oração a Deus.”

                                  i.    Onde? – Monte

                                ii.    Quanto tempo? – a noite inteira

c.    Lucas 9.28: “E aconteceu que, quase oito dias depois dessas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago e subiu ao monte a orar.”

                                  i.    No monte com alguns dos discípulos

d.    Lucas 11.1: “E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.”

                                  i.    “Num certo lugar...” – qualquer lugar é lugar: no monte, no deserto, no quarto, no templo, na floresta, dentro do carro e até dentro do banheiro se esse for o melhor lugar no momento.

e.    Lucas 22.41: “E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava”

                                  i.    Sozinho de joelhos

f.     Lucas 22.44-45: “E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue que corriam até ao chão. E, levantando-se da oração, foi ter com os seus discípulos e achou-os dormindo de tristeza.”

                                  i.    Sozinho, intensamente e na angústia, enquanto os outros dormem.

2.    Mas porque Jesus se dedicava a oração?

a.    Não é só porque ele tinha coisas a agradecer;

b.    E não é só porque ele tinha coisas a pedir;

c.    Era também porque Deus é seu Pai, e qual é o filho que, não estando com o relacionamento rompido com o pai, não estando afastado do pai, não conversa com o pai?

3.    Se vamos andar como Jesus andou precisaremos nos dedicar à oração.

a.    Para agradecer sim;

b.    Para pedir sim;

c.    Mas muito mais porque Deus é o “nosso Pai celestial” e precisamos manter essa comunhão com ele. Se não estamos rompidos com Ele, se não estamos afastados Dele, então precisamos falar com ele. Às vezes vamos nos achegar a ele em oração até sem a intenção de agradecer ou pedir, vamos só falar com Ele, glorificar o nome Dele. Terminaremos por agradecer e pedir, mas o objetivo será simplesmente comunhão, porque Ele é o nosso Pai.

 

Conclusão

 

1.    Meu querido, você “está em Cristo”? Se sua resposta é sim, então saiba que “aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou”, isto é, deve se comportar como ele se comportou, fazer o que ele fez, incluindo:

a.    Buscar saber qual é a vontade do Pai;

b.    Fazer a vontade do pai;

c.    Se dedicar à busca dos pecadores não redimidos;

d.    E se dedicar à oração.

2.    Crente tem que ser como Jesus e não como o mundo.

3.    Que o Espírito de Deus esclareça isso para nós e nos ajude a colocarmos em prática.

4.    Amém!

 

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...