quarta-feira, 12 de outubro de 2011

SATANÁS, SEUS ARDIS, E COMO O CRENTE PODE DEFENDER-SE…


SATANÁS, SEUS ARDIS, E COMO O CRENTE PODE DEFENDER-SE CONTRA ELE


Áudio:

para baixar o áudio: http://www.4shared.com/audio/Y9ycZUgH/Satans-seus-ardis-e-como-o-cre.html


II Coríntios 2.10b – 11

“... para que não sejamos vencidos por Satanás, porque não ignoramos os seus ardis.” (RC)

“... para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios.” (RA)

“... a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções” (NVI)

“... a fim de que Satanás não se aproveite de nós; pois conhecemos bem os planos dele.” (BLH)

1. Alguém havia entristecido o Apóstolo Paulo na igreja de Corinto.

2. Aliás, não só o Apóstolo, mas toda a igreja.

3. No capítulo 5 de 1 Coríntios temos o registro do que causou tal tristeza.

4. E neste mesmo capítulo, nos versículos 3-5, a punição para tal pessoa é descrita:

“Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus.” (1 Coríntios 5:3-5 RC)

5. “Deveria ser disciplinado e entregue ao mundo, campo de ação de Satanás, e a um castigo que viria por meio de Satanás: a destruição ou ruína de seu corpo pela doença, ou mesmo pela morte.”

6. Porém, aqui em 2 Coríntios 2, o castigo prescrito já não se faz mais necessário, já que o ofensor estava demonstrando tristeza por causa de seu erro. O irmão deveria ser perdoado e trazido de volta à comunhão, para que Satanás não fosse vitorioso naquela ocasião, na aplicação de seus ardis / ou desígnios / ou intenções / ou planos. É tudo a mesma coisa, mas ficaremos com o termo ardis.

7. Satanás lança mão de muitos ardis na sua luta contra a obra de Deus.

a. Quais são estes ardis?

b. E, no que diz respeito aos crentes, como eles podem fazer para se defenderem contra Satanás e seus ardis?

8. É sobre isso que estaremos discorrendo nesta manhã: Satanás, seus ardis, e como o crente pode defender-se contra ele.

I. Os ardis de satanás

1. Satanás é muito ardiloso, e nós não podemos ignorá-lo.

2. Ele não pode atacar a Deus diretamente, mas vive para atacar a Sua criação-mestra: nós.

3. Ardilosamente Satanás conseguiu dominar os nossos primeiros pais, e, com eles, toda a raça humana.

4. Só pela regeneração é que o homem pode livrar-se do seu poder, o que não implica em ausência de tentação.

a. Mesmo depois de convertidos, e a Bíblia, bem como a nossa experiência mostra isso, continuamos sendo tentados.

5. E parece que quanto mais fazemos a vontade do Senhor, mais atacados somos.

6. Ele usa de muitos métodos. Vamos pensar em apenas alguns:


1.1. A Diversão

1. A diversão em si mesma não se constitui em um ardil de Satanás. Aliás, ela é até recomendável.

2. Porém, quando ela começa a fazer com que nós deixemos de pensar em Deus, na eternidade, nas coisas espirituais, é sinal de que Satanás está se aproveitando dela usando-a como ardil, fazendo com que nós substituamos as coisas espirituais por prazeres passageiros.

3. Na parábola do filho pródigo podemos ver como Satanás pode transformar a diversão em um de seus ardis. Usando a diversão Satanás pode fazer com que uma pessoa se conduza por caminhos inconvenientes e gaste dissolutamente aquilo que Deus lhe confiou, em termos de bens materiais.

1.2. A ilusão

1. Leia os seguintes textos: Gênesis 3.1-6 e Lucas 12.16-20 (texto abaixo):

“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E, vendo a mulher que aquela árvore [era] boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” (Gênesis 3:1-6 RC)

“E propôs-lhes uma parábola, dizendo: a herdade de um homem rico tinha produzido com abundância. E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?” (Lucas 12:16-20 RC)

2. A ilusão é uma confusão dos sentidos que provoca uma distorção da percepção.

3. Veja essa ilusão de ótica:

clip_image003

4. Quantas pernas tem o elefante? (deixar que respondam de acordo com o que vêem e de acordo com o que sabem ser verdade)

5. E se vocês não soubessem quantas pernas t em um elefante, o que diriam, olhando para essa figura?

6. Muita gente tem sido iludida por Satanás, e um dos grandes motivos pelos quais muitas pessoas têm se deixado iludir e seduzir é a falta de conhecimento, no caso, da Palavra de Deus, a falta de intimidade com a Palavra de Deus.

7. Jesus, em Mateus 4.1-11 dá-nos um grande exemplo quando se defende das propostas ilusórias do inimigo lançando mão da Palavra de Deus. Veja o texto:

“Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. e, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás. Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.” (RC)

8. Uma das grandes ilusões de Satanás é fazer as pessoas pensarem que por seus méritos pessoais e alguns rituais religiosos elas terão acesso garantido à glória eterna. E ele consegue enganar apenas porque essas pessoas não conhecem a Palavra de Deus.

1.3. A vacilação (indecisão)

1. Leia Mateus 6:24 e 2 Coríntios 6:14 – 7:1:

“Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” (Mateus 6:24 RC)

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso. Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.” (2 Coríntios 6:14-7:1 RC)

2. Quantas pessoas vacilantes!

a. Não conseguem se decidir entre servir a Deus e ao mundo;

b. não conseguem se decidir entre estabelecer um jugo com Jesus ou com o mundo.

c. Martyn Lloyd-Jones, em “Estudos no Sermão do Monte”, dá a entender que um homem assim, caso persista nessa vacilação, descobrirá tarde demais a sua completa ruína, a sua total e eterna desgraça. Tudo aquilo para o que, pela sua vacilação, não por uma queda apenas, e, sim, por vacilação, por falta de decisão firme por Cristo, ardil de Satanás, ele se desviou, não estará em suas mãos no dia do seu encontro com Deus. Ele passou a vida inteira vacilando entre dois senhores para descobrir, no final, que da terra nada ele pôde levar e que no céu nada ele tinha.

3. O crente não pode ser vacilante. Jesus deixou bem claro que aquele que quiser ser seu discípulo precisa NEGAR-SE A SI MESMO, TOMAR A SUA CRUZ E, ENTÃO SEGUÍ-LO.

a. Você consegues compreender a força e a profundidade destas palavras?

b. Vacilação é coisa do diabo!

c. Decisão firme deve ser a postura de um crente de verdade.

d. O reino de Deus não é como uma agência de viagens de turismo que lhe oferece várias opções, vários pacotes.

e. Você não pode escolher alguns compromissos, algumas obrigações e excluir outras.

f. Não é como uma caixa de bombons de onde você retira aqueles que não lhe agradam e fica apenas com os que lhe agradam. Ou você fica com tudo ou você fica com nada.

g. Aquele (Jesus por intermédio do Espírito Santo) que começa a boa obra na vida do indivíduo tem a intenção de COMPLETÁ-LA.

4. Irmão, não seja vacilante, isso é coisa do diabo! Seja firme! Isso é bom e agradável ao Senhor!

1.4. O ceticismo (Dúvida, descrença).

1. Veja Romanos 14:23:

“Mas aquele que tem dúvidas, se come, está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.” (14:23 RC)

2. Por suas sutis insinuações, Satanás semeia dúvidas nos corações.

3. Sua maliciosa interrogação no jardim do Éden serviu para envenenar o clima espiritual do mundo desde então.

1.5. O desânimo

1. Às vezes é pelo desânimo (não o simples sentimento, e, sim o ceder ao desânimo) que o inimigo procura vencer o crente.

2. Mesmo a fraqueza ou enfermidade física pode enfraquecer um servo de Deus se ele não estiver bem firmado sobre a Rocha.

3. Não raras vezes Satanás se utiliza de acusações falsas para provocar desânimo.

1.6. A procrastinação (Adiamento).

1. Veja Atos 24:24-25 e 26:28:

“Alguns dias depois, vindo Félix com sua mulher Drusila, que era judia, mandou chamar a Paulo e ouviu-o acerca da fé em Cristo. E, tratando ele da justiça, e da temperança, e do Juízo vindouro, Félix, espavorido, respondeu: Por agora, vai-te, e, em tendo oportunidade, te chamarei;” (Atos 24:24-25 RC)

“E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!” (Atos 26:28 RC)

2. Este ardil Satanás aplica não necessariamente sobre os crentes, mas sobre aqueles que estão querendo crer.

3. É um dos mais perigosos e é responsável pela perdição de muitos.

4. Conta-nos uma história ilustrativa que

“houve uma reunião entre as hostes espirituais do mal para se traçar planos sobre como levar mais gente para o inferno. Várias opiniões foram dadas. Dentre elas: Dizer que a Bíblia é mentira; Dizer que Jesus não é o Filho de Deus; Dizer que o arrependimento e a fé em Jesus são desnecessários. Mas a mais aplaudida foi: Dizer que a Bíblia é verdadeira, que é a Palavra de Deus; dizer que Jesus é o Filho de Deus; dizer que é necessário o arrependimento e a fé em Jesus; mas também dizer que isto pode ser adiado para mais tarde, quando se estiver mais velho, mais vivido.”

1.7. A transigência com o mal

1. Tolerância, condescendência com o mal.

2. O Diabo procura de todas as formas levar o homem a fazer isso, e, em muitos casos, tem conseguido.

3. Quantos crentes estão tão condescendentes com o mal em suas vidas pessoais, que nem o percebem mais! Estão com as suas consciências cauterizadas. O mal tornou-se algo “normal”.


7. Satanás é muito ardiloso. Até com Jesus ele mexeu: quis matá-lo quando era bebê, e, em não o conseguindo, quis fazer com que ele falhasse no cumprimento de sua missão, quando o tentou no deserto.

II. Como o crente pode defender-se contra satanás

1. Revestindo-se da armadura de Deus:

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:10-18 RC)

2. Percebendo, não ignorando seus ardis:

“porque não ignoramos os seus ardis. (2 Co. 2:11 RC)

3. Não dando lugar à ele:

“Não deis lugar ao diabo.” (Efésios 4:27 RC)

4. Resistindo-lhe:

“Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7 RC)

5. Sendo sóbrio e vigilante:

“Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pedro 5:8 RC)

6. Vencendo-o...

a. ...Pela Palavra, a espada do Espírito:

“Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.” (1 João 2:4 RC) – “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12 RC)

b. ... Pelo sangue, e pela palavra do testemunho, e pela disposição a o que quer que seja por Cristo:

“E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte.” (Apocalipse 12:9-11 RC)

c. ... Em Cristo:

“e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus, acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro. E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja” (Efésios 1:19-22 RC) – “Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor” (Colossenses 1:13 RC)

7. A vitória de Jesus sobre Satanás é nossa também, mas é imprescindível que permaneçamos nele e que o poder do Espírito Santo opere em nós.

Conclusão

1. Satanás é real.

2. Muitos negam a sua existência, considerando-o apenas um símbolo do mal.

3. Outros o “pintam” como alguém que tem chifres, patas, rabo e um garfo grande na mão, e preside um lugar chamado inferno.

4. A Bíblia, porém, no-lo apresenta como

a. alguém real, que não deve ser ignorado.

b. Alguém que faz de tudo para que o homem não se converta a Jesus, e que os já convertidos caiam de sua firmeza em Cristo.

c. Alguém contra quem precisamos nos defender com armas espirituais.

d. Mas também alguém que já foi vencido por Jesus na cruz.

5. Que Deus nos abençoe!

Pr. Walmir Vigo Gonçalves – prwalmir@hotmail.com

Parque Imperatriz – Agosto de 2011


Fontes de consulta

A Bíblia Anotada: The Ryrie Study Bible/ Texto Bíblico: Versão Almeida Revista e Atualizada, com introdução, esboço, referências laterais e notas por Charles Caldwell Ryrie; Tradução de Carlos Oswaldo Cardoso Pinto. São Paulo: Mundo Cristão, 1994.

LLOYD-JONES, Martin – Estudos No Sermão Do Monte, Quarta edição em Português, São José dos Campos – SP: Editora Fiel, 1999.

OLSON, N. Lawrence – O Plano Divino Através Dos Séculos; Quarta edição, Rio de Janeiro: CPAD, 1979.

THIESSEN, B. D., PH. D.,, D. D., Henry Clarence – Palestras em Teologia Sistemática; primeira edição, São Paulo – SP: Imprensa Batista Regular, 1987.

5 comentários:

  1. Sinceramente, meu irmão amado, quero parabenizá-lo por seu blog. Saiba que já está em meus favoritos... Vez por outra passarei por aqui para suprir meu arsenal e minha dispensa da Palavra e do "trigo" do céu.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. verdadeiramente é muito boa essa narrativa... tive essa aula hoje muito proveitosa

    ResponderExcluir
  3. Obrigado! Já sou cadastrado e só falta começar a fazer uploads.

    ResponderExcluir
  4. muito bom me ajudou em uns estudos parabens!!!!!

    ResponderExcluir

A Chamada à Oração

A CHAMADA À ORAÇÃO   “Orai sem cessar” (1 Ts. 5.17)   1.      A Palavra de Deus é uma Chamada à Oração.   Ø   Orai sem cessar – ...