segunda-feira, 7 de novembro de 2022

METAS

 

METAS PARA 2019

 

1.    Estipular metas toda vez que um novo ano está para iniciar é algo comum já há muito tempo. Em tempos modernos dispomos até de boas dicas que nos chegam ou as buscamos através da internet. Veja parte de uma bem legal que extraí para citar aqui a título de ilustração:

Nada de se lamentar ou se arrepender do que não aconteceu, ou deu errado em 2018. A hora agora é de olhar para frente, planejar e estabelecer seus propósitos para o ano novo.

“É muito importante escrever essas metas em um papel. Pense em todos os aspectos da sua vida: profissional, familiar, pessoal, espiritual, saúde, entre outros”, orienta a psicóloga e psicanalista Cássia Rodrigues.

Escreva as metas, divididas em objetivos de pequeno, médio e longo prazos.

“Coloque as metas de acordo com os meses, estabelecendo objetivos. [Depois] Não deixe de avaliá-las todos os meses e, se necessário, faça alterações”, completou.

Uma das dicas é colocar os desejos no papel e não esquecer de olhá-los. Você pode deixar em um lugar visível, no computador, no celular ou na porta da geladeira. O importante é reler ao longo do ano e avaliar o que você já conquistou e o que ainda falta.

E lembre: é preciso manter o foco na hora de alcançar as metas de Ano-Novo.

É fundamental também que as metas traçadas sejam possíveis de serem conquistadas durante o ano, para que isso não gere frustração.

“Se você tem um objetivo muito grande, algo que vai demorar anos para ser alcançado, coloque em um papel também. Porém, nesse caso é necessário traçar as metas anuais para que esse sonho seja realizado no final do período que você estipulou”, finalizou.

Ganhar mais dinheiro, comprar a casa própria, um carro novo, quitar dívidas, passar em concurso público, viajar, emagrecer, parar de fumar, praticar esporte, arrumar um amor estão entre os desejos mais comuns para o ano novo

http://www.sonoticiaboa.com.br/2018/12/26/como-preparar-e-definir-suas-metas-e-desejos-para-2019/

2.    E tem até aplicativo para ajudar a estabelecer e lembrar das metas no decorrer do ano:

O aplicativo 7waves produziu uma lista com os 15 maiores objetivos dos brasileiros para 2019.Os dados foram coletados na própria base do app, contando com os mais de 37 mil objetivos de vida cadastrados pelos usuários. Foram observados os desejos programados para serem concluídos entre janeiro e dezembro de 2019.

“Queremos criar o hábito de recorrer aos objetivos várias vezes ao ano, não uma vez só, como no ano novo”, comenta Rodolfo Ribeiro, CEO e fundador do negócio. A ideia geral do aplicativo é gerar uma orientação e ajudar os usuários a completarem seus objetivos.

Principais metas do brasileiro para 2019: guardar dinheiro, aprender algo novo, praticar esporte, quitar débitos, ter alimentação saudável, trocar de emprego, empreender, ser fluente em inglês, viajar nas férias, comprar casa própria, subir de cargo, comprar carro, emagrecer, comprar celular e ser aprovado em concurso público.

3.    Legal, não?

4.    Legal mesmo. Mas são dicas acerca de metas para o nosso bem-estar puramente humano e terreno. Há uma inclusão do “espiritual” em uma parte do texto, mas de forma muito vaga. Então vamos pensar em algumas metas para o nosso bem-estar espiritual em 2019.

5.    Quais poderiam ser? Apenas algumas para sermos breves: 

I. VIVER EM 2019 COERENTEMENTE COM O QUE SOMOS EM CRISTO: SEUS SEGUIDORES, SEUS DISCÍPULOS.

01. Uma certa ocasião, registrada em Mateus 10, Jesus aponta para seus discípulos situações de dificuldades, de perseguição e de maus tratos pelas quais eles passariam. Quando lhes apontava isso Jesus lhes disse: "Não é o discípulo mais do que o mestre, nem é o servo mais do que o seu senhor. Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo ser como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?". O que Jesus estava lhes dizendo é que, por eles – os discípulos – serem quem eles eram em relação a ele – Jesus – poderiam passar por todas aquelas situações. Se o discípulo está seguindo o caminho do Mestre e o servo o do Senhor, as mesmas dificuldades do Mestre e do Senhor, podem também ser as dos discípulos e dos servos. Vocês querem ser discípulos? Querem ser servos do Senhor? Saibam que o discípulo segue o Mestre e o servo o Senhor, em qualquer caminho, independentemente de o caminho ser fácil ou difícil. Isso é o correto, e coerente; se o discípulo dá um "jeitinho" para tornar seu caminho mais fácil, isso é incoerente.

02. Vamos adiante, vamos prosseguindo em nosso raciocínio dentro deste desafio. O primeiro pensamento que nos veio à mente foi o de suportar as dificuldades do caminho. Mas além do suportar essas dificuldades, essas resistências em ocasiões específicas, diferenciadas, o nosso comportamento em geral também deve ser coerente. Em 1 João 2.6 lemos: “Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou.” E como é que Jesus "andou"? E o que é que Jesus ensinou?

a.    Acerca do amor...

b.    Acerca do perdão e da reconciliação...

c.    Acerca da comunhão...

d.    Acerca de como e para que usamos a nossa fala...

e.    Acerca da ostentação...

f.     Acerca de se achar mais e melhor do que os outros, digno de posição melhor;

g.    Acerca de julgar e condenar os outros...

h.    Acerca da prostituição, adultério, fornicação – pecados de natureza sexual...

i.      Acerca da avareza – que não é diferente da idolatria que tanto condenamos...

j.      Acerca do testemunho e de nos comportarmos de uma forma a não sermos motivo de escândalo para ninguém, que é uma coisa muito séria; tão séria que Jesus chega a dizer que é melhor amarrar uma pedra pesada no pescoço e se atirar no mar do que escandalizar. Então, em 2019 tenha como meta não escandalizar. Pense: que comportamento meu está escandalizando, impedindo pessoas de se achegarem ao evangelho, dando “munição” às pessoas para desprezarem o evangelho e a igreja?...

03. Citei alguns exemplos de coisas acerca das quais temos ensinamento nas Escrituras e desafio a todos nós a que em 2019 observemos nossas atitudes e as comparemos com aquilo que Jesus ensinou e a que façamos mudanças, se necessário, para que vivamos coerentemente com aquilo que somos.

04. Outra meta:

II. SER PERSEVERANTE NA FÉ E NAS COISAS QUE DIZEM RESPEITO À FÉ.

01. Ser perseverante significa permanecer em um estado, atividade, pensamento... mesmo havendo dificuldades, mesmo havendo oposição...

02. Conta-se de Wycliffe que ele "trabalhou duro para dar para ao mundo uma tradução inglesa da Bíblia. Ele quis uma Bíblia que qualquer um pudesse ler, não só os padres. Foi declarado um bandido e um herege por causa dos seus esforços. Os seus inimigos não fizeram nenhum segredo do fato que buscavam a sua vida, e Wycliffe teve que terminar o seu trabalho se escondendo. Quando terminou, não havia como imprimir, assim cada cópia teve que ser feita à mão. Era um projeto lento e caro. Então, em menos de dois anos depois, a primeira cópia foi completa, e Wycliffe morreu. Anos depois ele continuava sendo odiado e seus inimigos desenterraram os seus ossos, e os queimaram, suas cinzas foram espalhadas no Rio de Thames. Hoje, nós somos os ceifeiros da colheita de Wycliffe. Nós temos a Bíblia em nossas mãos porque ele não desistiu em diante da oposição e do desânimo".

03. O seguinte dizer é atribuído a um homem chamado Bertold Brecht: "Há homens que lutam por um dia e são bons. Há outros que lutam por um ano e são melhores. Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons. Há, porém, os que lutam por toda a vida, estes são os imprescindíveis."

04. Nós os crentes somos desafiados a sermos perseverantes em nossa carreira cristã.

a.    Hebreus 12:1 diz: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”.

b.    Em 1 Coríntios 16:13 Paulo orienta os crentes: “Vigiai, estai firmes na fé...”.

c.    Em 2 Coríntios 13:5, fazendo uma repreensão, Paulo diz: “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos...”.

d.    Em Romanos 12.12 e Colossenses 4.2 encontramos que devemos ser perseverantes na oração: Romanos 12:12: “alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” / Colossenses 4:2: “Perseverai em oração, velando nela com ação de graças”

e.    2 João 1:9  fala sobre perseverar na doutrina de Cristo: “Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho”.

f.     E Atos 2:42 diz sobre os primeiros cristãos, aprovando essa atitude, tomando-a como positiva, que eles “perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”.

g.    E para perseverar na doutrina de Cristo e dos apóstolos é preciso tomar conhecimento dela de alguma maneira. Depreende-se daí, portanto, que é necessário ser perseverante também no estudo da Palavra.

h.    Além disso o texto diz que eles perseveravam na comunhão, isto é, eles estavam sempre juntos, reunidos como igreja. Hebreus 10:25 também fala sobre isso em forma de repreensão. Vejamos em três versões:

“... não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia” (RC)

“Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando”. (NTLH)

“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia” (NVI)

05. Vemos então, irmãos, que devemos ser perseverantes na fé, mas também nas coisas que dizem respeito à fé: oração, estudo da Palavra (quantos já abandonaram a EBD), participação nas reuniões da igreja, e outros.

06. Mais uma meta:

III. SER AGENTE DE DEUS NA COMUNICAÇÃO DAS BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS.

01. Anunciar o evangelho, as boas-novas da salvação possível em Cristo Jesus, é um imperativo claríssimo na Palavra de Deus.

02. Veja 2 Coríntios 5.18-20: “E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus.” (2 Coríntios 5:18-20 RC)

03. Nesse texto Paulo estava falando dele mesmo em sua função de apóstolo, mas essa palavra é também aplicável a toda a igreja, ou a todos os crentes. Vejamos o que temos aqui:

a.    Deus nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo – Isso significa, falando de maneira bem simples que Deus fez o que, por falta de recursos, não podíamos fazer, isto é, Ele removeu as causas da separação entre nós e Ele. Só Deus podia fazer isso, e Ele fez. Não fosse isso nosso destino seria inevitavelmente o inferno.

b.    Deus nos deu, a nós que já fomos reconciliados, e dará a tantos quantos o forem, a alguns de forma especial, a outros não, mas a todos, o ministério da reconciliação, isto é, a responsabilidade de tornar conhecida de outros a possibilidade da salvação em Cristo Jesus. Em outras palavras, todos recebemos de Deus a responsabilidade de desenvolver o serviço evangelístico.

c.    Assim, somos embaixadores da parte de Cristo, isto é, somos representantes por intermédio de quem Cristo roga, exorta, conclama, apela, encoraja, convida, as pessoas que ainda não o fizeram a se reconciliarem com Deus.

04. Vou ficar só com esse, mas há muitos textos, os quais, pelo menos a maior parte, se não a todos, os irmãos conhecem bem, que nos mostram que anunciar o evangelho é um imperativo de Deus para nós.

05. Mas:

a.    Como posso viver coerentemente como discípulo de Cristo se ainda não sou discípulo de Cristo?

b.    Como posso ser perseverante na fé e nas coisas que dizem respeito à fé se ainda não vivo a fé?

c.    E como posso ser agente de Deus na comunicação das boas novas da salvação se nem eu fui ainda alcançado por essa salvação?

06. Por isso sugiro mais uma meta que, aqui em nossa reflexão é a última, mas na prática deve ser a primeira:

IV. CRER EM JESUS PARA SUA SALVAÇÃO – FIRMAR SEU COMPROMISSO COM ELE.

01. Sem isso as demais outras atitudes até podem ter um significado, uma importância, mas significado e importância apenas temporais.

02. Ao escrever isso me lembro da passagem de João 3, em que Nicodemos foi ter de noite com Jesus. Nicodemos era alguém que tinha as atitudes, mas as atitudes iriam morrer com ele quando ele morresse, porque, disse-lhe Jesus, "quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus", e nasce de novo e estará no Reino de Deus aquele que crê em Cristo. Não é aquele que só tem as atitudes corretas, mas aquele que as tem porque creu em Cristo e com Ele tem compromisso.

03. Quantas vezes temos ouvido isso? Quantas vezes temos ouvido que precisamos de Cristo se quisermos estar na eternidade com Deus? Muitas vezes ouvimos, mas sempre podemos ouvir de novo:

a.    João 1.11 e 12

b.    João 1.29

c.    João 3.16-18

d.    João 6.68-69

e.    João 14.6

f.     Atos 4.12

g.    Romanos 8.1

h.    Hebreus 2.3 e etc.

04. Se não cremos em Jesus e não firmamos nosso compromisso com ele, então, por mais que tenhamos as atitudes, as obras características de alguém que segue uma igreja ou religião, essas tem significado e importância apenas temporais, porque não vamos estar na glória eterna e em outro estado que não este estas obras não tem importância.

05. Porém, quanto aos que estão no Senhor, diz a Palavra – Apocalipse 14.13 – que a morte para estes é descanso e que suas obras os seguem.

06. Então, creia em Cristo; firme seu compromisso com ele. E nem deixe para 2019, faça isso ainda hoje.

CONCLUSÃO

01. Quatro metas espirituais, agora alistando a última como primeira:

a.    Crer em Cristo para sua salvação;

b.    Viver coerentemente com o que você é: discípulo e servo de Cristo;

c.    Ser perseverante na fé e nas coisas que dizem respeito à fé;

d.    Ser agente de Deus na comunicação das boas novas da salvação em Cristo Jesus.

02. Bem, não sei se vamos encarar decididamente essas metas em 2019, mas que elas são sérias, importantes, boas e têm estreita relação com a nossa saúde espiritual, disso eu não tenho dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...