quarta-feira, 29 de junho de 2022

SE PARA MIM O VIVER É CRISTO, O MORRER É GANHO

 

SE PARA MIM O VIVER É CRISTO, O MORRER É GANHO 

“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” (Filipenses 1.21)

Ø  Quando Paulo escreveu esta carta aos Filipenses ele estava preso em Roma. A Igreja em Filipos cooperava financeiramente com ele e ele escreveu para agradecer; e ao escrever para agradecer, inevitavelmente se referiu também a algumas coisas não muito boas aos olhos humanos que aconteceram com ele, incluindo a prisão em Roma. Mas ele não fala disso negativamente, antes, ele tem palavras como as que lemos no verso 12: “as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho”, e, sendo assim, ele, ao invés de insatisfeito estava satisfeito, porque “para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho”. Na epístola ele não tem lamentação, mas voz de triunfo e de regozijo, porque, independente das circunstâncias, sua preocupação e atitude era manifestar a vida, a natureza e a mente de Cristo vivendo nele.

Ø  Vamos pensar hoje nas duas coisas que Paulo diz


I.  O VIVER É CRISTO


Ø  O que isso significa?

Ø  Eis algumas ideias para você pensar (e pode pensar em outras):

a.    Significa que nosso alvo nesta vida é Cristo e não o dinheiro. O dinheiro faz parte das necessidades do caminho e todos dele precisamos, mas ele, o dinheiro, não pode ser nosso alvo; nosso alvo é Cristo; nosso alvo é amar, adorar e servir ao Senhor Jesus Cristo.

b.    Significa que nosso alvo nesta vida não é a fama. A fama pode acontecer enquanto caminhamos em direção a Cristo, mas ela, a fama, não pode ser nosso alvo; nosso alvo é Cristo; nosso alvo é amar, adorar e servir ao Senhor Jesus Cristo.

c.    Significa que nosso alvo nesta vida não é o poder. O poder pode acontecer enquanto caminhamos em direção a Cristo, mas o poder não pode ser nosso alvo; nosso alvo é Cristo; nosso alvo é amar, adorar e servir ao Senhor Jesus Cristo.

d.    Significa que nosso alvo não é o prazer ou a “felicidade” (nos moldes desse mundo). O prazer ou a “felicidade”, pode acontecer enquanto caminhamos em direção a Cristo, mas o prazer ou a “felicidade” não pode ser nosso alvo; nosso alvo é Cristo; nosso alvo é amar, adorar e servir ao Senhor Jesus Cristo.

e.    Significa que nosso alvo nesta vida não somos nós mesmos e tudo aquilo que diz respeito a nós. Cuidar de nós mesmos faz parte das atitudes no caminho em direção a Cristo, faz parte da boa mordomia Cristã, mas nós mesmos e aquilo que diz respeito a nós não pode ser nosso alvo; nosso alvo é Cristo; nosso alvo é amar, adorar e servir ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

f.     E você pode pensar em outras ideias acerca disso, sempre lembrando que O ALVO é Cristo.

Ø  Então é isso que significa “para mim o viver é Cristo”

Ø  Agora vamos à segunda parte:

 

II.  O MORRER É GANHO / LUCRO

 

Ø  Porque o morrer é ganho se para mim o viver é Cristo?

Ø  Eis algumas ideias para você pensar (e pode pensar em outras):

a.    O morrer é ganho porque vou para um lugar melhor que este, vou para junto de Jesus no "Paraíso", vou estar com ele por toda a eternidade.

b.    O morrer é ganho porque vou receber um corpo melhor que este, não sujeito às mesmas limitações e corrupção que este.

c.    O morrer é ganho porque no lugar para onde vou e no estado/condição em que viverei, estarei completamente livre do pecado.

d.    E você pode pensar em algumas outras ideias de o porque o morrer é lucro

Ø  Mas, “ATENÇÃO!”: isso é SE para mim o viver é Cristo, porque SE para mim o viver NÃO é Cristo, então o morrer é perda, e não ganho. O morrer é perda porque apesar de eu ressuscitar em um corpo que não mais perecerá, eu, nesse corpo, estarei em eterna perdição num lugar de tormento.

Ø  Então é bom em que eu esteja preocupado em que o viver para mim seja Cristo.

 

CONCLUINDO:

 

Ø  Pois bem, se o meu viver é assim, se em meu viver Cristo está no centro, se o meu viver é Cristo, então a morte para mim é ganho. Se não, é perda; mas se sim, é ganho.

Ø  Que tal, então, assentar em nossos corações vivermos por Cristo, ter como alvo na vida Cristo – o dinheiro virá para alguns, a fama para outros, bem como o poder. Momentos prazerosos experimentaremos enquanto caminhamos em direção à eternidade, mas que nosso alvo seja Cristo, que nosso objetivo seja amar, adorar e servir a nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Você aceita esse desafio?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...