quarta-feira, 29 de junho de 2022

É PRECISO NASCER DE NOVO

 

É PRECISO NASCER DE NOVO 

“Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (João 3:3 RC)

Quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus!

O termo “quem” indica “qualquer pessoa”. Então, “qualquer pessoa” que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus; não pode estar no reino de Deus; não pode entrar no reino de Deus; terá que ficar “de fora” do reino de Deus.

v Você compreende isso?

v É importante compreender isso.

v É muito importante não ignorar isso.

v É Jesus quem está dizendo isso.

O novo nascimento é “regeneração”, é “ser de novo gerado”, um milagre operado pelo Espírito Santo e que faz com que o “velho homem” ceda lugar a um “novo homem”.

Ser de novo gerado é ter passado por uma transformação da mente, que leva a uma nova vida que procura conformar-se à vontade de Deus. Não é algo que nós fazemos, é algo que Deus faz em nós através de Seu Espírito.

E quando é que acontecesse esse novo nascimento? Quando é que acontece essa regeneração?

O novo nascimento acontece quando acontece a fé em nossos corações. É preciso reconhecer e crer naquilo que Deus realizou em Cristo. O versículo mais conhecido no mundo todo que fala sobre esse acontecimento é João 3:16, que diz que “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Então, esse novo nascimento é preciso ser recebido pela fé.

E junto à fé está o arrependimento. O novo nascimento acontece quando acontece, junto à fé, o arrependimento.

Arrependimento é o que aconteceu com o filho pródigo da parábola contada por Jesus e registrada em Lucas 15: ele caiu em si quanto ao que tinha feito, ele caiu em si quanto à situação em que estava, e talvez ele tenha caído em si quanto ao futuro sombrio que o aguardava naquele caminho em que estava, e ele desejou voltar para a casa do pai, e ele se levantou e voltou. Veja os passos: ele caiu em si, ele reconheceu a necessidade de voltar e ele se levantou e voltou. Arrependimento não é simplesmente remorso, arrependimento é (pelo menos também) atitude, a atitude de voltar para Deus, para servir a Deus.

Esse arrependimento é absolutamente necessário. Jesus disse: “Se, porém, não vos arrependerdes... perecereis” (Lucas 13.3). Ele disse também: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc. 1.15).

Fé e arrependimento! E isto leva, necessariamente a outro acontecimento, que é “receber a Jesus Cristo como Salvador e Senhor”.

O novo nascimento acontece quando se recebe a Jesus como Salvador e Senhor.

O evangelista João registrou que Jesus veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Porém, a todos quantos o receberam, aos que creram no seu nome, a estes ele deu o poder de serem feitos filhos de Deus. Está lá no capítulo 1 de João.

Quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus! Jesus disse isso pra Nicodemos há mais de 2.000 anos. E Jesus está dizendo isso pra mim e pra você hoje. QUEM NÃO NASCER DE NOVO NÃO PODE VER O REINO DE DEUS. E eu suponho que você queira ver o reino de Deus, queira estar nele, queira viver a sua eternidade nele, se não por ele em si, pelo menos porque a outra possibilidade é o inferno, e você não vai querer passar nem um minuto lá, quanto mais viver para sempre. Então eu lhe pergunto: Há fé no seu coração? Você crê naquilo que a bíblia diz e crê que Jesus Cristo é o Salvador enviado por Deus? Há arrependimento no seu coração? Há reconhecimento de que você está afastado de Deus (se está) e desejo de voltar-se para Ele? Há no seu coração disposição para receber a Cristo em sua vida como Salvador e Senhor?

Se há, ore a Deus, mas só ore se for com sinceridade. Ore aí no seu coração. Diga pra Deus:

Deus, eu creio naquilo que a bíblia diz, e que Jesus é o Salvador. Eu reconheço que tenho vivido afastado de ti, mas tenho o desejo de voltar. Eu quero que o Senhor Jesus hoje tome posse do meu coração, da minha vida, e seja o meu Senhor. Eu me entrego a ele, a Jesus, para ser salvo por ele e para viver para ele. Amém.

E agora? Bem, agora, se sua decisão é sincera, viva para Deus. Busque a companhia de outros irmãos em uma igreja em que a Palavra de Deus é ensinada de forma sadia com o objetivo de edificar a vida dos irmãos e glorificar a Deus.

Se você é morador de Muqui e quiser congregar conosco, seja bem-vindo:

Primeira Igreja Batista em Muqui

Rua João Jacinto, 269

Bairro Boa Esperança (Rua do hospital / antiga Maternidade)

E-mail: igreja.batista.muqui.primeira@gmail.com

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...