sexta-feira, 19 de novembro de 2021

A NOSSA HABITAÇÃO FORTE

A NOSSA HABITAÇÃO FORTE

 Leia o Salmo 71

Durante o tempo em que vivi em Foz do Iguaçu passei por várias experiências relacionadas às moradias que ali tive. Algumas das experiências dizem respeito à resistência das casas. Da primeira eu me mudei principalmente devido à pouca resistência de um assoalho de madeira que havia em algumas partes. Pouco elevado do chão e com pouca circulação de ar, a madeira enfraquecera devido à umidade elevada, e já estava me causando alguns transtornos. Na segunda o problema, em termos de resistência, foi com o teto. Ele era muito velho, e as telhas, que eram de amianto de 4 mm, estavam enfraquecidas. Para “ajudar”, uma vez caiu uma árvore bem em cima de onde era o meu escritório. Estava chovendo e eu passei um grande aperto.

Confesso que às vezes ficava pensando em como seria bom morar em uma casinha simples, mas de laje, resistente! (Casa de laje é coisa rara por lá). E ao mesmo tempo que pensava em mim, também pensava nos outros. Não podia deixar de pensar em tantos cujas casas eram bem menos resistentes que a minha. Quem dera, pensava eu, haver uma habitação forte para cada família de Foz do Iguaçu, uma habitação que lhes protegesse das intempéries e dos perigos que rondam a cidade.

Olhando agora por outro prisma, podemos construir uma frase que parecerá, não sendo no entanto, um paradoxo em relação ao que foi dito anteriormente. A frase é: “Todos os filhos de Deus têm uma habitação forte!”. ...

“Onde está a minha?”, você pode perguntar. E o rei Davi responderá a essa pergunta prá você.

O Salmo 71 é um salmo, ainda que anônimo, atribuído, por alguns, a Davi. Nesse Salmo Davi expressa a sua confiança em Deus, ao mesmo tempo que roga por Sua proteção. Chamou-me a atenção, em especial, o versículo 3, onde Davi ora pedindo ao Senhor: “Sê tu a minha HABITAÇÃO FORTE, à qual eu possa recorrer continuamente”. Essa versão é a Almeida Revista e Corrigida. Outras versões dizem a mesma coisa com outras palavras. Por exemplo: “Sê Tu para mim uma ROCHA HABITÁVEL em que sempre me acolha” (ARA) e “Peço-te que sejas a minha ROCHA DE REFÚGIO para onde eu sempre possa ir” (NVI)

A nossa Habitação Forte é Deus! É nele que vamos encontrar constante refúgio!

Como está a sua vida? Como está você?

·         Perseguido?

·         Abatido?

·         Desanimado?

·         Deprimido?

·         Doente?

·         Fraco na fé?

·         Enfrentando uma “tempestade muito forte”?

·         O seu “chão” está ruindo?

·         O seu “teto” está desabando?

·         Sua vida está cheia de “frestas” por onde tem entrado “água”, “vento” e “frio”?

Faça como Davi! Busque refúgio em Deus! mas busque de verdade, busque com determinação. Faça com Deus o mesmo compromisso que Davi fez: “Mas eu esperarei continuamente e te louvarei cada vez mais. A minha boca relatará as bênçãos da tua justiça e da tua salvação todo o dia, posto que não conheça o seu número. Sairei na força do SENHOR Deus; farei menção da tua justiça, e só dela.” (Salmos 71:14-16 RC)

“Também eu te louvarei com o saltério, bem como à tua verdade, ó meu Deus; cantar-te-ei com a harpa, ó Santo de Israel. Os meus lábios exultarão quando eu te cantar, assim como a minha alma que tu remiste.  A minha língua falará da tua justiça todo o dia; pois estão confundidos e envergonhados aqueles que procuram o meu mal.” (Salmos 71:22-24 RC)

Você, então, descobrirá que tem uma Habitação Forte, uma Rocha Habitável, uma Rocha de Refúgio.

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...