quinta-feira, 18 de novembro de 2021

CONSTRUIR, GUARDAR, DESFRUTAR E PRESERVAR

 CONSTRUIR, GUARDAR, DESFRUTAR E PRESERVAR

 Pr. Walmir Vigo Gonçalves / PIB Muqui

Fontes de consulta:

Comentário Bíblico Expositivo – Warren W. Wiersbe

Comentário Histórico-Cultural da Bíblia – Novo Testamento – Craig S. Keener

 

SALMO 127:

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam;

Se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.

Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre, o seu galardão. Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.


INTRODUÇÃO


1.    A bênção de Deus precisa estar sobre o Seu povo. O povo de Deus trabalha em vão se não contar com a bênção do Senhor. Essa é a mensagem central desse Salmo. E já poderíamos parar por aqui e começar a orar diligentemente para que a bênção do Senhor esteja sobre nós que estamos lutando na continuidade da edificação desta igreja (PIB Muqui) que já caminha para o seu centenário. “Ebenézer”, “até aqui nos ajudou o Senhor”! Mas precisamos continuar contando com essa ajuda, com essa bênção, e, então, temos que orar, orar e orar.

a.    Termos nosso coração quebrantado e orar;

b.    arrependermo-nos de nossos pecados e orar;

c.    nos santificarmos e orar para que não aconteça um “icabô” entre nós, isto é, que a glória da presença de Deus não se vá de entre nós e com ela a bênção de que tento precisamos para que a igreja seja edificada.

d.    A bênção de Deus precisa estar sobre nós, e isso depende, pelo menos em parte, de nós mesmos.

2.    O Salmo parece se encaixar no contexto do período de Neemias após o exílio, quando a população de Jerusalém estava bastante reduzida, os edifícios precisando ser reparados e alguns reconstruídos, para abrigar as famílias. Caso contrário, a nação judaica não teria futuro. Também nesse contexto, os muros precisavam ser reparados e fortificados e vigias precisavam ser colocados, porque Jerusalém estava cercada de inimigos. Porém, muito mais importante que tudo isso era a bênção de Deus. Se o Senhor não abençoasse, todo o trabalho seria em vão.

3.    E este salmo pode muito bem ser aplicado a nós hoje, nos lembrando, segundo bem apontou Wiersbe, de pelo menos quatro atitudes necessárias de nossa parte como povo de Deus: construir, guardar, desfrutar e preservar.

4.    Vamos pensar nelas?

 

I.             CONSTRUIR/EDIFICAR

 

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam;

 

1.    “Destruir”, em muitos casos, é algo relativamente fácil.

2.    Quanto tempo é necessário para se construir uma casa? Bastante tempo, não é? Meses! E quanto tempo é necessário para destruir/demolir? Com os instrumentos certos tudo vem abaixo num tempo bem curto.

3.    Destruir é bem mais fácil que construir. E essa regra/proposição/verdade (escolha o termo que você quiser) é válida para muitas coisas: casa, empresa, reputação, vida, vida cristã... e também uma igreja (local, obviamente).

4.    Então, destruir é bem mais fácil, mas Deus não nos chamou para destruir, e, sim, para “construir”. Construir é mais difícil, mas foi para isso que Deus nos chamou.

5.    E o que Deus nos chamou para construir / edificar? Deus nos chamou para construir/edificar a nossa vida, nosso lar, nossa igreja e o reino de Deus ao redor do mundo.

a)    Deus nos chamou para construir/edificar a nossa vida e não a destruir, mas tem muita gente, a exemplo do filho pródigo antes de retornar à casa do pai, que está destruindo a sua vida vivendo dissolutamente, vivendo fora dos propósitos e da vontade de Deus.

§  Ei, você que está vivendo a sua vida dissolutamente, no adultério, nas drogas, no alcoolismo, nas “farras da vida”, volte! Faça como o filho pródigo: volte! O Pai te recebe de braços abertos e cuida de você: troca sua “roupa” manchada do pecado por “roupas” limpas, a melhor roupa – a roupa do próprio pai; põe um anel em seu dedo, isto é, reintegra-o à família; e ainda dá uma festa.

§  Ei, você que está vivendo, ainda que não uma vida totalmente dissoluta, mas fora dos propósitos e da vontade de Deus, volte! Pare de “passear” pelo mundo, pare de “flertar” com o mundo; se você é filho de Deus, volte!

b)    Deus nos chamou para construir/edificar o nosso lar e não o destruir. A mentira tem potencial para destruir o lar; o adultério tem potencial para destruir o lar; viver dissolutamente, além da vida pode destruir também o lar; a falta de amor e perdão pode destruir o lar; a falta de oração pode destruir o seu lar; então pare de mentir, abandone o adultério, deixe de viver dissolutamente, ame, perdoe e ore pelo seu lar, ore pelo seu cônjuge, ore pelos seus filhos, ore pelos seus pais. Tenha o propósito de edificar e não de destruir o seu lar.

c)    Deus nos chamou para participar na construção/edificação de Sua igreja. É nosso dever nos esforçarmos nisso, em edificar a igreja da qual fazemos parte, orando por ela, nos fazendo presentes na vida dela, não dando motivos para as pessoas se escandalizarem dela, sendo ativos e não passivos, buscando, como somos orientados pela Palavra, os melhores dons para, através deles, servirmos, edificando assim a igreja, contribuindo financeiramente... É para isso que Deus nos chamou.

d)    Deus nos chamou para participar da construção/edificação de Seu reino; da EDIFICAÇÃO e não da demolição. Infelizmente tem muito crente com atitude demolidora, mas entre nós não deve ser assim; Deus nos chamou para edificar então vamos ser ativos na edificação.

6.    Agora, finalizando esse ponto, é preciso “enfatizar o que é enfático” aí no texto: O SENHOR precisa edificar a casa. Se O SENHOR não fizer isso, em vão trabalham os edificadores. Isso significa que precisamos ser ativos, diligentes, mas debaixo de muita oração e dependência do Espírito Santo de Deus.

7.    Amém?

8.    Passemos adiante.

 

II.            GUARDAR

 

Se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

 

1.    Como foi dito na introdução, o salmo parece se encaixar no contexto do tempo de Neemias no período pós exílio. As casas em Jerusalém estavam sendo reparadas e reedificadas, então os muros também precisavam ser reparados e fortificados e vigias precisavam ser colocados, porque Jerusalém estava cercada de inimigos. Construir e guardar, isto é, proteger aquilo que construímos.

2.    Jesus disse algo muito importante que eu vou dizer aqui em ordem inversa: Ele, Jesus, veio para nos dar vida em abundância, mas o ladrão (satanás e suas hostes malignas e seus mensageiros humanos e quem e o que mais estiver sob seu comando) sempre vem para roubar, matar e destruir. Roubar, matar e destruir aquilo que estamos, sob as ordens e orientação divinas, construindo: a nossa vida, o nosso lar, a igreja e o Reino de Deus, e tudo mais que é bom e tem virtude.

3.    E é nosso dever guardar; construir e guardar ou guardar enquanto vamos construindo. E o que a gente pode fazer para guardar?

a.    Levar a sério a Palavra de Deus – “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para os meus caminhos” (Salmo 119.105). “Os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:13-17 RC)

b.    Levar a sério a oração – “Orai sem cessar” – 1 Ts. 5.17

c.    Vestirmo-nos de toda a armadura de Deus – “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:13-18 RC)

d.    Resistir ao diabo – “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7 RC)

e.    Trabalhar para progredir em nossa santificação – “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.” (1 Ts 4:7 RC)

f.     Evitar prover para nossa carne no tocante às suas concupiscências – “... revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.” (Romanos 13:14 RA)

g.    Não abandonar a nossa congregação – “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” (Hebreus 10:24-25 RA)

h.    Assentar em nosso coração não nos contaminarmos – “E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.” (Daniel 1:8 RC)

i.      Em suma: viver a integralidade da vida cristã

4.    Assim, guardamos a nossa vida, a qual estamos edificando na presença do Senhor; guardamos o nosso lar, o qual nos esforçamos para edificar na presença do Senhor; guardamos a nossa igreja e guardamos o Reino de Deus.

5.    Mas, finalizando esse ponto, como já disse no ponto anterior, é preciso “enfatizar o que é enfático” aí no texto. E o que, dessa vez, é enfático? É o seguinte: O SENHOR precisa vigiar “a cidade”. Se O SENHOR não fizer isso, em vão vigia a sentinela. Isso significa que precisamos ser ativos, diligentes em guardar, mas debaixo de muita oração e dependência do Espírito Santo de Deus.

6.    Podemos ir adiante?

7.    Então vamos:

 

III.          DESFRUTAR

 

Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.

 

1.    Vamos ler de novo esse verso...

2.    Será que é errado trabalhar bastante para comer um pão que seja fruto de nosso intenso labor?

3.    Obviamente que não. Mas se a vida se resumir a isso, que graça tem? É preciso desfrutar um pouco.

4.    Assim também precisamos “desfrutar” da vida cristã

 

IV.          PRESERVAR

 

Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre, o seu galardão. Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

 

1.    De que adiantaria construir e guardar se não houver gerações futuras para herdar e dar continuidade? Era preciso preservar não apenas o que estava sendo reparado, construído e vigiado, mas também o próprio povo, a própria nação de Israel. Então, “gerem filhos”...

2.    No que respeita à igreja hoje, nós a estamos construindo, nós a estamos guardando e nós estamos desfrutando dela no presente; mas é preciso que “geremos filhos”, que “frutifiquemos” para que essa igreja possa continuar existindo quando nós “formos”.

 

E PRA ENCERRARMOS, UMA PALAVRA FINAL:

 

1.    Tratamos desse salmo enfatizando que O SENHOR precisa edificar a casa e vigiar a cidade, para que quem edifica e quem vigia não trabalhe em vão. Mas agora quero falar na ordem inversa e fazer uma “chamada de atenção”:

 

a)    O SENHOR precisa edificar a casa e guardar a cidade. Se O SENHOR não fizer isso, em vão trabalham os edificadores e em vão vigiam as sentinelas. Essa é a mensagem desses dois versos do salmo. Entretanto, podemos ver aí também, e não nos deve passar despercebido, que o fato de O SENHOR edificar e vigiar não isenta os edificadores e as sentinelas de fazerem o seu trabalho.

2.    Aplicando à igreja: a igreja é a casa e a cidade, e precisamos deixar que O SENHOR a edifique e guarde, mas precisamos também, como edificadores e sentinelas, fazer a nossa parte.

3.    Acontece que:

 

a)    Muitos edificadores e sentinelas estão dormindo sossegados

b)    Muitos edificadores e sentinelas estão “de férias”, “viajando” pelo mundo

c)    Muitos estão trabalhando em vão porque se esqueceram DO EDIFICADOR e SENTINELA, e trabalham sob suas próprias orientações e não sob a orientação divina

 

4.    E há aqueles que estão acordados, em plena atuação e sob orientação divina, mas, muitas das vezes sobrecarregados, porque além de se preocupar com a obra em si, têm que se preocupar com os dorminhocos, os viajantes e os que não querem ouvir a orientação divina.

  

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

PIB Muqui – outubro de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...