quinta-feira, 24 de março de 2016

ESTÁ CONSUMADO!

ESTÁ CONSUMADO!

 

"Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede! Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca. Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito." (João 19:28-30 RA)

 

1)    "Está consumado". Se esta não é a última, está entre as últimas falas de Jesus na cruz do Calvário. Jesus foi até ao fim em sua obra; Ele a começou e a terminou.

2)    "Está consumado" não é o gemido de alguém que foi derrotado, mas o brado de vitória de alguém que venceu, que cumpriu, que levou a cabo a obra que tinha para realizar.

3)    Mas o que significa, de forma bem prática, o "está consumado" dito por Jesus na cruz?

4)    Quem pode ser alcançado por essa obra que Jesus consumou na cruz?

5)    E o que acontece com quem "fica de fora"?

6)    Isso é o que estaremos vendo nesta noite em que louvamos ao Senhor Jesus, o nosso Cordeiro Pascal.

7)    Comecemos pelo significado.

 

I. O QUE SIGNIFICA

 

1)    Significa que a justiça de Deus fora satisfeita – nossa dívida fora paga e nós fomos definitivamente resgatados.

a.    COLOSSENSES 2.13-14: "E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio [de nós,] cravando-a na cruz." (RC)

b.    ROMANOS 8.1: "Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito." (RC)

c.    SANGUE CARMESIM (Arautos do Rei – primeira parte):

 

Num tribunal

Vi Jesus Se apresentar

Pra julgar um pecador condenado.

Um livro abriu e meu nome estava ali,

Rascunhado com lágrimas e dor.

Perguntei: onde estão meus erros vis

E o pecado que cometi?

 

Estão na cruz,

O Senhor respondeu-me;

Minha vida entreguei por você.

Foi com grande amor

Que deixei o meu lugar;

Da condenação te libertei ali,

Com meu sangue carmesim

 

d.    1 PEDRO 1.18-19: "... não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados* da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (1 Pedro 1:18-19 RC)

 

*Lutroo = libertar mediante o pagamento de resgate.

 

2)    Significa que Sua missão de ser o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo fora cumprida.

a.    GÊNESIS 22:7-8: "Então, falou Isaque a Abraão, seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos." (RC)

b.    JOÃO 1.29: "No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." (RC)

c.    JOÃO 1.36: "E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus." (RC)

d.    APOCALIPSE 5.12-13: "... Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. E ouvi a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre" (RC)

e.    APOCALIPSE 22.14: "Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas" (RC)

3)    Significa que um caminho cujo destino é a glória celestial terminara de ser aberto.

a.    GENESIS 3.24 (o caminho foi fechado): "E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida." (RC)

b.    PROVERBIOS 14.12 (o homem trilha por caminhos de morte): "Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte." (RC)

c.    JOAO 14.6 (Jesus é o caminho): "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim." (RC)

d.    HEBREUS 10.19-20: "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne..." (RC)

4)    Significa que um "direito permanente de posse" da herança celestial agora estaria disponível a nós.

a.    ROMANOS 8.17: "... Se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com [ele] padecemos, para que também com ele sejamos glorificados." (RC)

b.    1 PEDRO 1.3-5: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós que, mediante a fé, estais guardados na virtude de Deus, para a salvação já prestes para se revelar no último tempo" (RC)

c.    MATEUS 25.34: "Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" (RC)

5)    Tendo visto o significado, passemos para a próxima questão, que é:

 

II. PARA QUEM? OU: QUEM PODE SER ALCANÇADO PELA OBRA QUE CRISTO CONSUMOU NA CRUZ?

 

1)    Aqueles que atendem ao seu convite. "Venha e beba..." / "Eu sou a luz... quem me segue..."

a.    MATEUS 11.28-30: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (RC)

b.    JOÃO 6.35: "E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede." (RC)

c.    JOÃO 7.37: "... Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba." (RC)

d.    APOCALIPSE 21.6: "Está cumprido; Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida." (RC)

e.    APOCALIPSE 22.17: "E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida." (RC)

f.      JOÃO 8.12: "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (RC)

g.    JOÃO 12.46: "Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas." (RC)

2)    Aqueles que o invocam e o confessam

a.    ROMANOS 10.9-13: "Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Porquanto não há diferença entre judeu e grego, porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (RC)

3)    Aqueles que têm o coração contrito e quebrantado

a.    SALMO 51.17: "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus." (RC)

b.    ISAÍAS 57.15: "... assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade e cujo nome é Santo: Em um alto e santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos." (RC)

4)    Enfim, resumindo e englobando tudo: Aqueles que, arrependidos, creem e se rendem a Ele.

a.    MARCOS 1.14-15: "E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho." (Marcos 1:14-15 RC)

b.    LUCAS 15.17-24: "E, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus trabalhadores. E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão, e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço, e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés, e trazei o bezerro cevado, e matai-[o;] e comamos e alegremo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado. E começaram a alegrar-se." (RC)

c.    LUCAS 19.1-10: "E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico. E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali. E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu e recebeu-o com júbilo. E, vendo todos isso, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." (RC)

5)    Então esses são os "alcançados", e que são, por isso, justificados, limpos de seus pecados, conduzidos pelo caminho para a glória celestial onde têm herança da parte de Deus juntamente com Cristo. Mas e os demais? O que acontece com eles?

 

III. E OS DEMAIS?

 

1)    Ficarão de fora:

a.    MATEUS 8.11-12: "Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus. Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes." (RA)

b.    MATEUS 25.1-10: "Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro! Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta." (RC) – PRESTE ATENÇÃO NISSO! É UM AVISO SOLENE: ELAS SE DESCUIDARAM, "E FECHOU-SE A PORTA"...

2)    Não serão reconhecidos:

a.    MATEUS 7.21-23 – Mesmo quem tenha estado na igreja, e até trabalhado de alguma forma, porém falsamente, não será reconhecidos: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." (RC)

3)    Serão lançados no lugar de condenação e perdição:

a.    APOCALIPSE 20.15: "E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." (20:15 RC)

 

CONCLUSÃO – CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

1)    Jesus consumou na cruz a obra que veio realizar

a.    Ele satisfez a justiça divina – pagou o preço do nosso resgate

b.    Ele cumpriu o papel de Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo

c.    Ele abriu para nós o caminho para o céu

d.    Ele conquistou, para nos dar, um "direito permanente de posse" da herança celestial

2)    Você não precisa ficar de fora

3)    Você não precisa ser "irreconhecido" ou "não ser reconhecido" por ele no dia final

4)    Você não precisa ser lançado no lugar de condenação e perdição eterna

5)    Você pode se arrepender e crer e ser salvo

a.    Ele veio para buscar e salvar o que se havia perdido – Como buscou e salvou a Zaqueu;

b.    Ele veio para ser o médico capaz de nos curar do pecado que nos mantém afastados de Deus e perdidos – Quando Escribas e Fariseus viram que assentaram-se junto a Jesus e seus discípulos um bando de publicanos e pecadores, ficaram escandalizados, mas Jesus lhes disse que não necessitam de médico os sãos, e sim os doentes.

c.    Apelo

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

 

PIBMuqui – Março de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...