quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Uma Boa Oração


UMA BOA ORAÇÃO 

Olá meus irmãos,

Quarta-feira passada, dia 10 de agosto de 2022, em nosso importantíssimo culto de oração (é importantíssimo mesmo – considere participar), refletimos no Salmo 141, mais precisamente no verso 3, onde lemos: “Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.” (Salmos 141:3 RC). É Davi quem está orando a Deus.

Conta-se que há muitos e muitos anos passados, um jovem perguntou a um velho por que ele se lamuriava tanto.

– Oh! – disse ele. Eu tenho muito trabalho todos os dias: dois falcões para domesticar, dois coelhos para vigiar, duas águias para dirigir, uma serpente para controlar, um leão para acorrentar e um doente para tratar e esperar o seu fim.

Em seguida, contestou o amigo:

– Mas nenhum homem tem de fazer todas estas coisas ao mesmo tempo!

– Ah! – corrigiu o velho. Mas comigo acontece isto justamente como lhe disse. Os dois falcões são os meus olhos; os dois coelhos, os meus pés; as duas águias, as minhas mãos; a serpente é a minha língua; o leão, o meu coração e o doente, o meu próprio corpo.

Então, veja só o que temos na história: olhos, pés, mãos, língua, coração e o próprio corpo; tudo precisando ser domesticado, vigiado, dirigido, controlado, acorrentado e tratado.

Já o Salmista, Davi, no salmo em questão, fala sobre a língua (ou boca, porta dos lábios) no verso 3, sobre o coração no verso 4 e sobre os olhos no verso 8. Uma língua que precisa ser guardada, um coração que precisa ser impedido de se inclinar para as coisas más e delas se ocupar, e olhos que estão e precisam continuar contemplando a Deus (olhando para Deus).

O salmo todo é uma oração de Davi; uma oração para que ele seja preservado no meio da tentação. E o verso 3 é parte da oração, e bem pode ser uma oração por si só, uma oração de um pedido só, e uma excelente oração: “Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.” (Salmos 141:3 RC)

Pra que?

Bem, o salmista tinha os motivos dele, e nós podemos pensar em alguns dos nossos.

Veja aí algumas ideias:

1) Para não falarmos palavras blasfemas contra o nosso Deus

Às vezes em algum momento de dor e sofrimento isso pode acontecer.

Às vezes em algum momento de brincadeira isso pode acontecer: em comentários jocosos acerca da fé de outras pessoas; em piadas que envolvem o nome de Deus. Tomemos cuidado!

Então, “Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.”

Pra que mais?

2) Para não falarmos “palavrão”

Palavras torpes, “repugnantes”. Crente pode falar essas coisas?

Claro que não. Colossenses 3.8 diz: “Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.” (Colossenses 3:8 RC)

3) Para não falarmos palavras maldosas sobre o nosso próximo

Tiago 4.11 diz: “Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.” (Tiago 4:11 RC)

4) Para não falarmos palavras mentirosas

Veja: “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos” (Colossenses 3:9 RC)

“Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.” (Efésios 4:25 RC)

“Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano;” (1 Pedro 3:10 RC)

5) Para falarmos a verdade, sim, mas com amor

A verdade é para ser dita, mas é para ser dita com cuidado, com amor, para ter o efeito de abençoar as pessoas, e não o contrário.

6) Para falarmos palavras que edificam

Pra que falar palavras que destroem a vida das pessoas? É muito melhor falar palavras que edificam.

7) Para falarmos com Deus em oração

Jesus, e os apóstolos também, nos ensinam que devemos sempre estar falando com Deus em oração.

8) Para falarmos de Deus às outras pessoas

A gente fala de tanta coisa uns para os outros. Falemos também de Deus. Essa é a vontade Dele.

E o que mais?

Certamente que você pode pensar em muito mais coisas e orar como Davi: “Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.”

Deus seja com todos.

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

2 comentários:

  1. Bom dia, pastor!

    Graças a Deus não sou de palavrão;
    Mas sempre que estou com colegas conversando estou vigilante pra saber o que posso falar; do que devo rir....

    ResponderExcluir

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...