quinta-feira, 25 de agosto de 2022

SONO DA ALMA? EXISTE ISSO?

 

SONO DA ALMA? EXISTE ISSO?


Texto do boletim do dia 28 de agosto de 2022, da PIB Muqui.

O primeiro “Boletim Apologético” da proposta de trazer temas nessa área da teologia nos boletins do último domingo de cada mês.

Antes de mais nada devo dizer que não sou apologeta, mas dadas as circunstâncias atuais em que somos alcançados facilmente por muitos ensinos, e alguns deles não muito de acordo com as Escrituras, me acho na responsabilidade de, como pastor de uma igreja batista, me aventurar um pouquinho nessa parte da teologia para defesa da fé. E também devo dizer que, ao disponibilizar esses estudos, não o faço para ofender ninguém que pense contrário, mas para, conforme já disse, defesa da fé que temos.

Então vamos lá.

Sono da alma? Existe isso?

Alguns dizem que sim, e assim ensinam, mas o conceito do "sono da alma" não é uma doutrina bíblica. Quando a Bíblia diz que uma pessoa está "dormindo" em relação à morte (Lucas 8:52; 1 Coríntios 15:6), não significa um “sono” literal. Dormir é só uma forma de descrever a morte porque um corpo morto aparenta estar dormindo. A Bíblia nos diz que no momento que morremos, somos levados ao céu ou ao inferno, dependendo de se colocamos nossa fé em Cristo para a nossa salvação. Para os Cristãos, estar ausente do corpo é estar presente com o Senhor (2 Coríntios 5:6-8; Filipenses 1:23). Para os incrédulos, a morte significa punição eterna no inferno (Lucas 16:22-23). No momento que morremos, temos que encarar o julgamento de Deus (Hebreus 9:27). Até à ressurreição, no entanto, há um céu temporário chamado de “Paraíso” (Lucas 23:43; 2 Coríntios 12:4) e um inferno temporário chamado no grego de “Hades” (Apocalipse 1:18; 20:13-14).

De certa forma, o corpo de uma pessoa está “dormindo” enquanto sua alma está no Paraíso ou Hades. Esse corpo então é “acordado” e transformado em um corpo eterno que essa pessoa possuirá por toda a eternidade. Esses corpos eternos são o que possuiremos por toda a eternidade, quer estejamos no céu ou no inferno. Aqueles que estavam no Paraíso serão enviados ao novo céu e nova terra (Apocalipse 21:1). Aqueles que estavam no Hades serão lançados no lago de fogo (Apocalipse 20:11-15). Esses serão os dois destinos finais de todas as pessoas – baseado completamente em se aquela pessoa confiou apenas em Jesus Cristo para a salvação de seus pecados ou não.

Grupos atuais que defendem a doutrina do sono da alma são a Igreja Adventista do Sétimo Dia, as Testemunhas de Jeová, os Cristadelfianos e outros.

Agora vamos a algumas questões:

1) O QUE VAI ACONTECER CONOSCO QUANDO ESTE NOSSO CORPO CHEGAR AO FIM? 

2 coríntios 5:1, 2 e 8 diz: “Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; ... Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.”

Note no texto que Paulo até desejava ser revestido da habitação que é do céu e deixar este corpo para habitar com o Senhor. Certamente que ele não pensava em um “sono da alma”, senão o que ele desejaria era viver o máximo possível aqui, já que ele só poderia aproveitar da presença do Senhor no céu lá no final quando todas as almas fossem despertadas, caso fosse verdadeira essa doutrina.

Em Filipenses 1:23 a expressão de Paulo é semelhante: “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor”.

Então, o que acontece conosco quando este corpo chegar ao fim? Se somos servos do Senhor, vamos estar com ele. Por que Paulo teria o desejo de partir e estar com Cristo, considerando que isto é muito melhor, se essa “união” não aconteceria imediatamente após a sua partida?

2) QUAL FOI O GRANDE DESEJO DE ESTEVÃO?

Veja em Atos 7:59 e 60: “E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu”.

Fica muito claro nesta passagem que Estêvão não tem qualquer intenção de ver seu espírito ser lançado em um estado de “hibernação” intermediário entre a morte e o céu. “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”, diz ele, após ver “os céus abertos, e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus”. Ele não diz para o Senhor receber o seu espírito depois de ele acordar do sono da alma.

“Adormeceu” aí quer dizer que “morreu” (o corpo).

3) O QUE JESUS MESMO DISSE SOBRE ISSO?

Em Mateus 17:3, quando Jesus e alguns discípulos sobem ao monte e acontece a transfiguração de Jesus, lemos: “E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele”. Como Moisés e Elias poderiam falar com Jesus se a alma deles estava dormindo o sono da alma? Alguns afirmam que Elias não passou pela morte (isso é verdade), mas Moisés não só morreu como foi sepultado pelo próprio Deus (Deuteronômio 34:5-7).

Mais incrível ainda é ver o que Apocalipse 6:9-10 diz: “Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?”.

Observe que esses mortos citados estavam clamando a Deus por justiça, pois foram mortos por perseguição religiosa. Como alguém que está dormindo (e, portanto, inconsciente) pode clamar a Deus?

E a quarta questão é bem importante devido a um versículo que será citado:

4) ONDE ESTÃO HOJE OS QUE MORRERAM NO SENHOR?

O verso que será citado é Lucas 23:43, onde lemos: “E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”.

Paulo identifica o “Paraíso” em sua epístola aos Coríntios como sendo o “terceiro céu”. Veja: “Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu… Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar”. (2Co. 12:2-4)

Voltemos a Lucas 23:43. Eu volto a esse verso porque alguns vão querer argumentar de que Jesus não disse que “hoje estarás comigo no paraíso” e sim “te digo hoje: estarás comigo no paraíso”. Percebem a diferença? Pontuar depois do “hoje” muda todo o sentido da frase. Acontece que os manuscritos originais do Novo Testamento não tinham pontuação, então, alguns, para defender a doutrina de que a alma dorme, pontuam depois do hoje. Porém, se assim for feita a pontuação, a frase fica com pouco sentido, pois, porque Jesus teria a necessidade de enfatizar que “hoje” ele estava dizendo aquilo ao ladrão arrependido? Além do mais, a tradução “hoje estarás” é mais condizente com o contexto geral do Novo Testamento acerca desse assunto.

Mas ainda tem uma coisa bem importante: alguns que defendem o sono da alma defendem também o ANIQUILAMENTO DA ALMA DOS ÍMPIOS. Então isso nos leva a mais uma questão, a quinta:

5) EXISTE O TAL DE “ANIQUILAMENTO DA ALMA”? 

Dentre os grupos que advogam essa ideia do aniquilamento da alma dos ímpios, uma heresia, estão os Adventistas do sétimo dia e os Testemunhas de Jeová. Por isso são chamados “Aniquilacionistas”. Obviamente os argumentos que eles têm às vezes soam bem convincentes e até “confortáveis” (porque é melhor pensar numa alma aniquilada, destruída, do que lançada no inferno – mas não é isso que a bíblia diz). Por isso é importante que não descuidemos do estudo das Escrituras, para estarmos bem firmados na verdade.

Veja o que diz Jesus: “E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.  E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga, onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no Reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, ser lançado no fogo do inferno, onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.” (Marcos 9:43-48 RC)

CONCLUINDO:

É claro que esse assunto é bem mais complexo, e o que ofereci aqui é apenas uma pequena fração de tudo o que poderia ser dito, mas concluo concordando com Champlin que “o sono da alma é uma doutrina falsa, porquanto a alma é imortal, sendo perenemente capaz de sentir e de existir em outra dimensão”.

Respeitamos quem crê diferente, mas é isso que entendemos e cremos à luz das Escrituras.

 

Fontes de consulta:

GotQuestions

Ibbfloripa.com.br – em texto do Pastor Moisés Damazio

O N.T. Int. Vers. por Vers. – Russel Norman Champlin

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...