quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Cuidado com a ira

 

CUIDADO COM A IRA

“Pesada é a pedra, e a areia também; mas a ira do insensato é mais pesada do que elas ambas.” (Provérbios 27:3 RC)

Conta-nos uma história ilustrativa:

“Havia um garotinho que tinha mau gênio. Seu pai lhe deu um pacote cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência e ficasse irado, que batesse um prego na cerca dos fundos da casa. No primeiro dia o garoto pregou vários pregos, mas com o passar dos tempos ele foi controlando a sua ira e pregando cada vez menos pregos. Finalmente chegou o dia em que o garoto não perdeu mais o controle de seu gênio. Ele contou isto ao seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego por cada vez que ele fosse capaz de controlar o seu gênio. Os dias se passaram, até que, finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que não restava nem mais um prego na cerca. O pai, então, pegou o garoto pela mão e levou-o até a cerca, e disse: Você fez bem, mas dê uma olhada na cerca. A cerca nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas com ira, elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e tirar a faca logo em seguida, e, não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali. Uma ferida verbal é tão má quanto uma ferida física.”

Amados, como tem sido boa a paz que tem reinado entre nós nos últimos dias. É certo que todos temos os nossos momentos difíceis, mas, em geral, com muita alegria tenho podido contemplar, e espero não estar enganado, o bom relacionamento que tem havido entre muitos irmãos, o cuidado de uns para com os outros, e como os irmãos têm se tratado com gentileza, e isso, penso eu, com sinceridade de coração. Esse é um dos ideais de Jesus para a sua igreja.

O versículo e a história que coloco acima não é para fazer nenhuma repreensão, pois a mesma não se faz necessária no momento. No entanto precisamos nos lembrar que a ira, que leva à falta de gentileza, à indelicadeza no trato de uns para com os outros, e gera inimizades, fazendo enfermar toda a igreja, faz parte da natureza humana caída, e a qualquer instante ela pode querer ressurgir. Estejamos alertas quanto a isso e a mantenhamos cativa, sob o controle do Espírito Santo que em nós habita. O cuidado consiste de duas coisas:

1) Devemos controlar o nosso próprio gênio iracundo; e

2) Se porventura alguém vier a perder o controle, devemos cuidar quanto à nossa reação.

Às vezes o que duraria apenas um momento, acaba se prolongando por muitos dias porque não soubemos como reagir positivamente diante da situação.

Termino deixando com vocês duas frases interessantes. A primeira é de Fausset e a segunda não sei de quem é:

“A ira é loucura, mas o insensato não sabe como estabelecer limites à sua ira. Ele não tem uma gota do orvalho do Espírito para apagar a chama” (Fausset) 

“Um homem sábio não reagirá negativamente à provocação. Do contrário estará sempre em turbulência.”

Em Cristo, que disse que devemos amar, apenas amar, uns aos outros e até àqueles que insistem em ser nossos inimigos, 

            Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...