quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O LUGAR MAIS IMPORTANTE PARA SE FAZER MISSÕES

O LUGAR MAIS IMPORTANTE PARA SE FAZER MISSÕES

 

            É fato mais que comprovado e reconhecido que quando se trata de pregar o evangelho, a igreja não pode negligenciar nenhum lugar. Onde haja pessoas, muitas ou poucas, aí é um campo missionário.

Em atos 1.8 lemos: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." (Atos 1:8 RC)

Notem pelo texto que Jesus diz que devemos ser testemunhas "até aos confins da terra". Mas reparem também num detalhe: Por que Jesus disse "Jerusalém, toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra", quando poderia ter dito simplesmente "sejam minhas testemunhas em todos os lugares da terra"? Creio que na época, levando em conta que seus discípulos eram judeus, Jesus queria dizer que eles deveriam pregar em Jerusalém, o que certamente eles fariam, mas não deveriam esquecer-se de outros lugares. Entretanto, hoje, no contexto em que vivemos, esse versículo bem pode ser aplicado de maneira diferente. Com a tendência que temos de valorizarmos mais as obras missionárias mais distantes, especialmente as mundiais, esse versículo bem pode nos dizer: "testemunhem em todos os lugares distantes, mas não se esqueçam de Jerusalém (no meu caso, Foz do Iguaçu)".

            "Preguem o evangelho em Jerusalém, mas não se esqueçam dos outros lugares", foi a palavra de Jesus a seus discípulos no passado.

            "Preguem o evangelho na Judéia, Samaria e nos confins da terra, mas não se esqueçam da vossa Jerusalém", pode muito bem ser a palavra de Jesus para seus discípulos hoje.

Amados, em todos os lugares é extremamente importante fazer missões, mas o lugar mais importante é onde estamos plantados, e talvez possamos ir mais além e dizer que mais importante ainda é fazer missões em nossos corações. Se nós não conseguirmos edificar bem a Igreja de Jesus em nossos corações, e se nós não conseguirmos edificar bem a Igreja de Jesus no lugar onde estamos plantados, como vamos querer edificá-la em outros corações e em outros lugares?

Em se tratando de campanhas missionárias, vamos nos esforçar ao máximo em todas elas, mas esforcemo-nos mais ainda na que diz respeito ao nosso lugar. Oremos bastante, trabalhemos bastante, contribuamos financeiramente de forma abundante. Certamente que essa é a vontade do Senhor.

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Chamada à Oração

A CHAMADA À ORAÇÃO   “Orai sem cessar” (1 Ts. 5.17)   1.      A Palavra de Deus é uma Chamada à Oração.   Ø   Orai sem cessar – ...