terça-feira, 5 de dezembro de 2023

QUE A MINHA VIDA NÃO SEJA INÚTIL

 

QUE A MINHA VIDA NÃO SEJA INÚTIL

John Wesley, o fundador da Igreja Metodista, certa vez orou: “Senhor, ajuda-me para que a minha vida não seja inútil”.

O profeta Ezequiel, no capítulo 15, para falar sobre o desvio do povo de Deus e de como ele se tornou inútil para Deus, fala sobre a inutilidade da madeira da videira se ela não produz frutos. Veja:

O SENHOR falou comigo. Ele disse:

– Homem mortal, será que se pode comparar uma parreira com uma árvore? O que vale uma parreira em comparação com as árvores da floresta? Você pode usá-la para fazer dela algum objeto? Será que a sua madeira serve para fazer um cabide para pendurar coisas?  Não. Só presta para fazer fogo. E, quando as pontas viraram cinzas, e o meio está queimado, será que ela serve para alguma coisa? Não! Antes de ser queimada, essa madeira não prestava para nada. Agora que o fogo a queimou completamente, é mais inútil ainda. 

Pois o SENHOR Deus está dizendo isto:

– Como uma parreira é tirada da floresta e queimada, assim tirarei o povo que vive em Jerusalém e o castigarei. Eles escaparam do fogo, mas agora o fogo acabará com eles. Quando eu os castigar, vocês ficarão sabendo que eu sou o SENHOR.  Eles têm sido infiéis a mim, e por isso farei o seu país virar um deserto. Eu, o SENHOR Deus, falei.” (NTLH)

Comentando esse capítulo de Ezequiel, Wiersbe escreve que

“Israel era uma videira humilde quando Deus a plantou em sua terra prometida, mas que, com a bênção do Senhor, cresceu e prosperou. Durante o reinado de Davi e no início do reinado de Salomão, a videira era perfumada e frutífera, um testemunho para as nações gentias das bênçãos de Deus sobre Israel. Contudo, Salomão trouxe a idolatria para o meio do povo, o reino se dividiu e os judeus começaram a produzir “uvas bravas” em lugar de frutos para a glória de Deus (Is. 5.2). Reis subsequentes, tanto de Israel quanto de Judá, adoraram a ídolos e participaram de práticas pecaminosas das nações vizinhas. Deus permitiu que a terra fosse invadida e Jerusalém fosse destruída. A videira santa foi contaminada e devastada”.

Hoje, milênios depois, nós (a igreja), somos os ramos da videira verdadeira que é o Senhor Jesus (veja João 15), e, como tais, precisamos aprender esta lição. Se deixarmos de permanecer em Cristo, nosso poder espiritual será perdido, vamos secar e deixar de dar frutos para a glória de Deus, e uma igreja (agora me refiro a uma igreja local – a “nossa”, por exemplo) que não dá fruto para a glória de Deus se torna uma igreja inútil e que pode ser “queimada”, isto é, “extirpada”, retirada do lugar em que está para dar lugar a outra que produza os devidos frutos.

Oremos, portanto, a nível pessoal, como John Wesley orou: “Senhor, ajuda-me para que a minha vida não seja inútil”.

E, a nível coletivo, como igreja, “Senhor, ajuda-nos para que a nossa igreja não seja uma igreja inútil”.

Na graça e muitíssimo desejoso de ver a mim e a todos os irmãos e a igreja como “ramos frondosos, frutíferos, belíssimos” da videira que é Cristo,

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...