terça-feira, 21 de novembro de 2023

Editorial

EDITORIAL

(Boletim PIB Muqui - 26/11/2023)

Meus amados irmãos, graça e paz!

Em Lucas 16.1-13 encontramos a Parábola do Mordomo Infiel. Dessa parábola quero extrair apenas a parte do verso 8 em que Jesus diz que “os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz”.  Dependendo da tradução que você tem em mãos você vai encontrar, ao invés de “prudentes”, o termo “hábeis” ou “espertos”. Todas são traduções válidas, e o significado é o de “alguém que é mais atento aos seus próprios interesses”. Então, o que Jesus está dizendo é que as pessoas deste mundo às vezes estão “dando mais atenção” ou “trabalhando mais” em prol daquilo que é do seu interesse do que os filhos da luz estão quanto àquilo que é, ou pelo menos “deveria ser” do seu interesse.

E hoje (escrevo dia 21/11/2023), ao abrir uma das mídias sociais pela manhã, vi um vídeo que me pareceu um exemplo claro disso. O vídeo era de uma moça que estava indignada por causa do adiamento do show de Taylor Swift. Não sei quem é Taylor Swift, não sei que dia foi esse show, mas o vídeo chamou minha atenção, porque a moça, uma fã, estava ali para o show, como muitos outros estavam, e, por algum motivo que desconheço os microfones estavam anunciando o adiamento do show. Mas a moça me chamou a atenção, porque ela, uma fã, estava ali para assistir ao show e se esforçou e se preparou bastante para isso; pensou em cada detalhe; até uma fralda geriátrica ela estava usando para não ter problemas com a necessidade de ir ao banheiro. Ela é fã, e estava interessadíssima em assistir ao show, e fez todo esforço, deu toda a atenção, trabalhou exaustivamente e talvez até sacrificialmente para que isso acontecesse.

Pois é! Bem que Jesus disse: “os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz”, ou: “os filhos deste mundo estão mais atentos e trabalhando mais pelos seus interesses do que os filhos da luz”, porque, quantos de nós nos esforçamos assim para estar nos cultos de adoração A DEUS, e não a uma personalidade humana?

As igrejas têm membros o suficiente para estarem sempre cheias; e esses membros sempre podem levar visitantes, e as igrejas podem estar mais cheias ainda; mas muitas estão vazias, com muitos lugares sobrando, e os crentes... Uma pequena parte está em outro lugar por motivo justificável, como uma situação de saúde por exemplo, ou uma outra situação que também possa ser considerada justificável, mas uma grande parte... sabe-se lá onde estão.

Então, essas palavras de Jesus, aplicadas àquela situação da parábola, ecoam através dos séculos aplicando-se a uma grande diversidade de situações, incluindo esta que estou apontando hoje. “os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz... Os filhos deste mundo estão mais atentos e trabalhando mais pelos seus interesses do que os filhos da luz pelos interesses da luz”.

Uma de três coisas você pode fazer quanto a isso:

1)    Se você é um crente que se esforça pelos interesses do reino de Deus, continue se esforçando cada vez mais, e você pode orar por aqueles que ainda não o são (só ore, sem menosprezar e sem desdenhar de ninguém – cada um dará conta de si mesmo)

2)    Se você é um crente que não está se esforçando muito e reconhece que isso é um erro, pode tomar a decisão de mudar agora mesmo.

3)    Se você é um crente que não está se esforçando muito e pensa em continuar assim e até nem concorda com o que está escrito acima, é só deletar, esquecer, amassar e jogar fora, e seguimos em frente em nossa mesma relação de amizade. Minha missão não é te julgar e nem te condenar por isso, apenas alertar, e isso já fiz.

Pense nisso! 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...