domingo, 10 de setembro de 2023

UMA VIDA REPLETA DE BÊNÇÃOS: A VONTADE DE DEUS PARA VOCÊ

 

UMA VIDA REPLETA DE BÊNÇÃOS: A VONTADE DE DEUS PARA VOCÊ 

1.    Vamos ler Romanos 12.1-2:

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.  E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2 RC)

2.    Agora vamos dividir esse texto em quatro partes:

a.    apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus;

b.    não vos conformeis com este mundo;

c.    transformai-vos pela renovação do vosso entendimento;

d.    para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus;

3.    Uma das coisas que podemos ver nesse texto é que, preenchendo alguns requisitos, você experimentará a vontade de Deus em sua vida.

4.    O que vamos fazer hoje, em nossa reflexão, é analisar de forma breve esses requisitos e depois pensar um pouquinho sobre a vontade de Deus.

5.    Vamos aos requisitos:

 

I. O primeiro requisito é apresentar-se a Deus em sacrifício vivo.

1.    De forma bem simples, o que significa isso?

2.    O termo “apresenteis”, que temos no texto, significa literalmente “pôr de lado... reservar para algum propósito particular”

3.    O propósito particular é servir de Sacrifício a Deus, no caso, um sacrifício vivo.

4.    Sacrifícios, no Antigo Testamento, era uma forma de adoração a Deus.

5.    O que Paulo quer transmitir então, de forma bem simples, é que a sua vida, todo o seu ser, tudo quanto você tem e é, precisa ser reservado e preparado, purificado, para a adoração a Deus.

6.    Em seu comentário sobre esse texto, Champlin diz algo interessante:

Os sacrifícios não tinham vontade própria, e sua única razão de existência era que servissem para cumprir seu uso como sacrifício. Assim sendo, devemos pensar sobre a totalidade e sobre o caráter absoluto do serviço que nos compete prestar a Deus, envolvendo o sacrifício espiritual da personalidade inteira. Não pode haver qualquer tentativa de dar a Deus um segundo lugar... Deus é tudo, e a dedicação deve ser total.

7.    Muito bem! O primeiro passo então é você se dar a Deus por completo, em dedicação integral. Isso acontece inicialmente mediante o arrependimento dos pecados e a fé em Jesus – receber Jesus na vida como Salvador e Senhor.

 

II. O segundo requisito, inerente ao primeiro e dele inseparável, é não se conformar a este mundo.

1.    O termo “conformeis”, encontrado no texto, “indica a modelagem segundo um determinado padrão, em que uma coisa toma a forma de outra, adquirindo o seu caráter, mediante alguma influência ou poder exterior

2.    O que Paulo está a dizer, então, é que você

a.    não deve modelar a sua vida segundo o padrão desse mundo,

b.    você não deve tomar a forma desse mundo,

c.    não deve adquirir o caráter desse mundo,

d.    não deve ter algo como “normal”, “aceitável”, “legal”, certo ou errado, só porque, segundo os padrões da sociedade esse algo é normal, aceitável, legal, certo ou errado. Lembre-se: “o mundo jaz no maligno” (1 João 5.19).

3.    O sexo fora do contexto do casamento está se tornando cada vez mais “normal”, “aceitável”, “legal”, a ponto de os próprios pais não só alertarem quanto ao uso, mas até mesmo comprarem, para o filho, e até para a filha, preservativos. Mas o que diz a Bíblia?

4.    O aborto está se tornando, em alguns casos, “normal”, “aceitável”, “legal”, mas o que dizem os preceitos do Senhor?

5.    Há determinados tipos de roupas que são “normais”, “aceitáveis”, “legais”, para a sociedade em geral, mas que não o são para alguém que quer se portar de maneira reverente diante do Senhor – Cada um julgue-se a si mesmo.

6.    E eu poderia continuar citando uma série de outras coisas, mas além de o tempo não permitir, o objetivo aqui é só enfatizar o requisito “não se modelar segundo os padrões deste mundo”.

7.    Lembre-se, repito, de que “o mundo jaz no maligno”.

 

III. O terceiro requisito, também inseparável do primeiro e do segundo, é transformar-se pela renovação do entendimento.

1.    Você já ouviu falar de metamorfose?

a.    É pela metamorfose que a lagarta se transforma em borboleta.

b.    É uma transformação completa.

c.    Essa metamorfose serve de ilustração para a transformação que está em foco nesse texto.

2.    Você precisa passar por uma transformação divina, uma transformação de caráter espiritual, onde as suas faculdades mentais e espirituais serão afetadas para melhor.

3.    Um pouco antes desses versículos, no verso 29 do capítulo 8, Paulo expressa-se dizendo que o plano de Deus para nós é que sejamos conformes à imagem de Seu Filho.

a.    O modelo para a transformação é Cristo;

b.    o padrão é Cristo;

c.    a forma a ser tomada é a forma de Cristo;

d.    o caráter ao qual se amoldar é o caráter de Cristo.

4.    Essa é a transformação!

5.    E essa transformação você não a pode operar.

6.    Faz-se necessário um agente externo, e este é Cristo, através do Espírito Santo.

7.    Champlin, sob o título “Os Elementos Dessa Renovação”, enfatiza a necessidade

a.    do arrependimento, ocasião em que o homem é libertado do domínio do pecado;

b.    da santificação, processo pelo qual o homem vai se despindo do poder do pecado e se vestindo de virtudes espirituais;

c.    e enfatiza também o fato de que essa operação renovadora é realização do Espírito Santo, se tratando, portanto, de uma operação divina e não humana.

d.    Entretanto, segundo Champlin sob o mesmo título, essa renovação pode ser fomentada, utilizando-se de alguns meios espirituais, como, por exemplo, o estudo da Palavra de Deus.

8.    RELEMBRANDO – Antes de passarmos a considerar sobre a vontade de Deus, vamos relembrar o que temos considerado.

a.    Primeiro, você precisa se dar a Deus por completo, em dedicação integral, e isso acontece inicialmente mediante o arrependimento dos pecados e a fé em Jesus – receber Jesus na vida como Salvador e Senhor.

b.    Segundo, você precisa abster-se de tomar como modelo para a sua vida os padrões deste mundo.

c.    E terceiro, você precisa de transformação, uma transformação espiritual, uma transformação efetuada por Cristo mediante o Espírito Santo, cujo modelo, padrão, forma e caráter ao qual se amoldar é Jesus.

9.    Esses requisitos estão interligados e são inseparáveis.

10. Consideremos agora a vontade de Deus. Esses requisitos são necessários...

 

IV. ... para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

1.    E qual é a vontade de Deus para a sua vida?

2.    Geralmente quando se pensa em vontade de Deus, pensa-se em algo que Deus quer que alguém obedeça, faça, cumpra... uma ordem, um mandamento...

3.    É certo que isso está incluso também, e de forma forte, veemente, evidente e abundante.

4.    Entretanto, a vontade de Deus, que é boa, agradável e perfeita, para a sua vida, consiste em mais do que obedecer ordens ou agir segundo o mandamento que Ele dá.

5.    A vontade de Deus é que a sua vida seja repleta de bênçãos. Bênçãos para esta vida e, principalmente, bênçãos para a vida além desta.

6.    E até mesmo a vontade de Deus em termos de você agir segundo mandamento que Ele dá, visa abençoar a sua vida.

7.    Um bom exemplo temos em Deuteronômio 28. Assim disse lá Deus ao povo de Israel naquela ocasião:

“E será que, se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.  E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR, teu Deus:  Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo.  Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e a criação das tuas vacas, e os rebanhos das tuas ovelhas.  Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.  Bendito serás ao entrares e bendito serás ao saíres.  O SENHOR entregará os teus inimigos que se levantarem contra ti feridos diante de ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão diante de ti.  O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR, teu Deus.  O SENHOR te confirmará para si por povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR, teu Deus, e andares nos seus caminhos.  E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do SENHOR e terão temor de ti.  E o SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra, sobre a terra que o SENHOR jurou a teus pais te dar.  O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado.  E o SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, quando obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e fazer.” (Deuteronômio 28:1-13 RC)

8.    Em se tratando ainda de bênçãos para esta vida, quero citar o exemplo do trabalho. Não é da vontade de Deus, a não ser talvez ocasionalmente e por algum motivo ou objetivo maior, que você fique desempregado; a vontade de Deus é que você tenha trabalho para conseguir o sustento tanto seu quanto de sua família. Essa vontade divina não diz respeito a uma ordem, mas a uma bênção.

9.    Com respeito à vida além desta vida, creio que se faz desnecessário enfatizar muito que a vontade de Deus é que ninguém se perca, mas que todos venham ao arrependimento e à salvação, e que, visando isto, Ele enviou seu próprio Filho para pagar, na cruz, o preço de nosso resgate, e ainda tem usado de longanimidade para com todos os homens.

 

Conclusão

1.    Meu querido no Senhor, a vontade de Deus é abençoar a sua vida.

2.    De certa forma Ele abençoa todos em toda a terra, mas se você se apresentar a ele, e se, arrependido de seus pecados, você crer e se entregar a Jesus para ele ser o seu Salvador e Senhor, e para ele, ao invés deste mundo, se tornar o seu modelo, o seu padrão de caráter ao qual se amoldar sob a ação do Espírito Santo, então você vai experimentar de forma abundante, de uma maneira que você nunca imaginou, as bênçãos Dele sobre sua vida, sendo a principal a bênção da salvação.

As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.” (1 Coríntios 2:9 RC)

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...