quarta-feira, 14 de setembro de 2022

O Coração em Paz

 

CORAÇÃO EM PAZ

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27 RC)

Hoje escolhi, para nossa reflexão sobre o CORAÇÃO EM PAZ, esse texto, onde Jesus disse a seus discípulos que lhes deixava a SUA paz, uma paz diferente da que existe no mundo.

Há muitos outros que eu poderia escolher, já que meu objetivo não é fazer uma “exposição” de texto, mas falar sobre o tema em que o texto “toca” – a paz. Por exemplo, eu poderia escolher um dos muitos textos onde Paulo, em sua saudação inicial ou final às igrejas que escrevia, desejava a paz.

Mas tem um hino também, que sempre cantamos em nossos cultos, o 347 do nosso estimado “Cantor Cristão”, cujo coro diz:

Se teu coração estiver em paz,

Bem contente e alegre sempre te acharás.

Se teu coração estiver em paz,

Verás que um arco-íris cada nuvem traz.

Mas, quando é que meu coração está em paz; verdadeiramente em paz; com aquela paz que Jesus deixou para seus discípulos?

Bem, certamente que há muito que falar sobre isso, mas aqui hoje apresento apenas três “contextos” em que posso dizer que existindo, meu coração pode estar em paz.

Vamos a eles:

PRIMEIRO: MEU CORAÇÃO ESTÁ EM PAZ QUANDO EU CREIO DE VERDADE.

Meu coração está em paz quando eu creio de verdade...

Mas, creio em que?

Certamente que uma resposta completa envolveria tudo o que diz as Escrituras, mas para ser breve, posso dizer que meu coração está em paz quando creio de verdade, por exemplo:

1)    Que Deus é soberano e está no controle de todas as situações – nada acontece se Ele não deixar acontecer e nada deixa de acontecer se Ele quiser que aconteça, e nada acontece além do que Ele permite. Há muitos bons exemplos, e um deles é o exemplo de Jó. E Jó reconheceu isso ao final, e disse: “Bem sei que tudo podes e nenhum de seus planos pode ser frustrado (impedido)” – Jó 42.2

2)    Que Deus trabalha em todas as coisas para o bem daqueles que o amam e são chamados por ele. Não é isso que Paulo escreveu aos Romanos em 8.28? Veja lá! O sentido é o de que Deus está trabalhando em todas as situações fazendo com que elas concorram para o bem dos que O amam, dos que são chamados segundo o Seu propósito. Tanto a NVI quanto a Almeida século 21 já traduzem dessa forma mais clara.

3)    Que Deus me ama e que nada pode me separar de Seu amor, conforme leio em Romanos 8.31-39 – “nem mesmo a morte”.

Então, se eu creio de verdade que Deus é Soberano sobre todas as coisas, e que, portanto, nada foge ao Seu controle, e que esse Deus Soberano me ama e só permite acontecer comigo o que me fará bem, especialmente dentro do propósito que Ele tem de me conformar à imagem de Seu Filho Jesus Cristo, meu coração está em paz.

Mas eu sei que assim como Jesus, após sua ressurreição, apontou a incredulidade dos discípulos no caminho para Emaús, dizendo-lhes: “Ó néscios e tardos de coração para crer...”, ele pode também, muitas vezes, apontar a “minha” incredulidade. Quem pode dizer que às vezes não cede a alguma incredulidade quanto a isso? Talvez muito poucas pessoas. E especialmente se vamos vivendo a vida por nós mesmos, com pouca oração, com pouca meditação na Palavra de Deus, com pouco envolvimento no reino de Deus, com pouca experiência de vida com Deus, podemos cair em alguns momentos na incredulidade e o nosso coração não estar em paz.

Exercitemos então essa fé para que nosso coração esteja sempre em paz.

SEGUNDO: MEU CORAÇÃO ESTÁ EM PAZ QUANDO EU BUSCO

Mesmo crendo em todas as coisas mencionadas e outras mais encontradas nas Escrituras, eu preciso buscar “EM” Deus e “A” Deus.

A Bíblia nos encoraja, por doutrina e exemplo, a buscar em oração:

1)    As bênçãos do Senhor – Veja, por exemplo: Mateus 7.7-11; Filipenses 4.6 e 7. Agora, é bom que saibamos que, conforme bem se expressou Spurgeon em “Oração Comunitária” (editora Vida Nova), “Deus atenderá ao clamor de seus filhos, mas sem deixar de ser seu Pai, e só anuirá a seus pedidos se considerá-los justos e adequados. Quando você diz ao seu filho que lhe dará tudo o que ele lhe pedir, está claro que seu pedido será concedido somente se for algo sensato”. Deus, como Pai, não nos dará algo que nos fará mal, que nos trará prejuízos principalmente espirituais. Lembre-se que Deus trabalha em todas as coisas para o nosso bem. E isso inclui o que pedimos – se algo que pedimos não for fazer bem (e só Deus tem conhecimento completo sobre o que fará e o que não fará bem), então Ele pode não nos conceder. Mas a Bíblia nos encoraja a buscar em Deus bênçãos. E temos sido agraciados com muitas.   

2)    A presença do Senhor – assim como Moisés que disse que não levantaria acampamento se o próprio Deus não fosse com eles (confira em Êxodo 33).

Então eu preciso buscar “EM” Deus e “A” Deus. As bênçãos de Deus e o próprio Deus, Sua Presença comigo. Quando eu faço isso, crendo, meu coração pode estar em paz.

TERCEIRO: MEU CORAÇÃO ESTÁ EM PAZ QUANDO EU VIVO...

Deixar de viver sob a vontade do Senhor abala a paz.

Veja o exemplo de Davi no Salmo 51 – Um exemplo bem “pesado”, porque o pecado de Davi foi “um baita pecadão”.

Essa paz é um dos aspectos do fruto do Espírito e floresce mediante Sua operação em nós à medida que andamos/vivemos no Espírito.

Então, nosso coração estará em paz porque cremos de verdade, buscamos “EM” Deus e “A” Deus (bênçãos e presença) e vivemos para fazer a vontade do Senhor.

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Primeira Igreja Batista em Muqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...