quarta-feira, 30 de setembro de 2020

É PRECISO NASCER DE NOVO

 É PRECISO NASCER DE NOVO


Graça e paz, meus amados irmãos.

Antes de ler o que escrevo aqui, leia João 3.1-21 em sua bíblia.

Temos nesse texto de João parte da história de um homem chamado Nicodemos, e dele podemos tirar uma importantíssima lição: não Importa quantas boas qualidades o homem possua; para ver o Reino de Deus é necessário nascer de novo.

Nicodemos Tinha Uma Posição Social e Religiosa Privilegiada. Nicodemos era um homem privilegiado até no nome. Seu nome é composto de duas palavras gregas, a saber: Nikos = Vitória; e Deemos = Povo; e significa Vitória do Povo ou Vitória Sobre o Povo.

Quanto à sua posição social, o texto diz que ele era um dos principais entre os judeus. A palavra que foi usada no grego é árchoon, e significa que o indivíduo é investido de poder e dignidade. Presume-se que Nicodemos seria membro do Sinédrio, o que conferiria a ele uma alta posição social, visto que o Sinédrio era o supremo tribunal da nação judaica, com jurisdição sobre as questões civil e religiosa, no âmbito nacional. Era composto de setenta membros eleitos dentre os legítimos descendentes de famílias israelitas.

Quanto à sua posição religiosa, ele era fariseu, como deixa claro o texto de João 3. E o grupo religioso dos fariseus era um dos principais em Israel. O versículo 10 diz que ele não só era religioso do grupo dos fariseus, como também era mestre em religião.

E Nicodemos, ainda, nutria uma honrosa simpatia por Jesus. Pelo menos três fatos encontramos no evangelho de João que demonstram essa simpatia:

1) Nicodemos foi procurar a Jesus, ainda que de noite, reconhecendo ser ele um mestre vindo de Deus (3.2);

2) Quando quiseram prender Jesus, Nicodemos o defendeu (7.50-51);

3) Levou aromas para a corpo de Jesus após a sua morte (19.39-40)

Não obstante a tudo isso, e talvez mais, Jesus lhe disse que ele não poderia ver o reino de Deus se não nascesse de novo (3.3). E Jesus teve que lhe explicar bem sobre isso (3.4-18), e por essa explicação entendemos que nasce de novo, espiritualmente, aquele que crê em Jesus e que, por crer, vem para a luz – crê e, porque crê, passa a viver sob a iluminação e direção de Jesus, em obediência às palavra de Jesus.

John H. Miller certa vez, quando falava sobre a verdade de que um homem só pode ser considerado cristão de verdade após haver passado pelo novo nascimento, contou de um ministro que celebrava um culto fúnebre e que disse acerca do defunto: “O nosso irmão... foi um pecador respeitável...”

Pois bem, Nicodemos também era um pecador respeitável. E quantos hoje são tais quais Nicodemos: pecadores respeitáveis, mas que carecem, como Nicodemos carecia, de nascer de novo.

Você já nasceu de novo?

Se Cristo voltar hoje você será levado por ele ou será deixado para trás?

Lembre-se: não Importa quantas boas qualidades você possua; para ver o Reino de Deus é necessário nascer de novo.

“... aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (João 3:3 RC)

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16 RC)

“Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (João 3:18 RC)

Pr. Walmir Vigo Gonçalves




Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...