terça-feira, 24 de maio de 2022

A PRESENÇA DE DEUS

Quarta-feira, 25 de maio de 2022

 Pr. Walmir Vigo Gonçalves

 A PRESENÇA DE DEUS

 (Fonte: Esboço de Diogo Roos)


TEXTO: Êxodo 33.14 e outros

TEMA: A Presença de Deus

OBJETIVO: Mostrar o resultado da Presença de Deus e incentivar à busca dessa Presença – não apenas das bênçãos de Deus, mas da própria Presença.

 

Ø  Assim lemos em Êxodo 33.14:“Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.”

Ø  É DEUS quem está dizendo isso a MOISÉS.

Ø  Veja o contexto em que Deus diz essas palavras a Moisés, começando no verso 1 do capítulo 32:

o   32.1-18 – Moisés se demora um pouco no Monte Sinai, onde está recebendo de Deus os dez mandamentos e o povo faz para si uma imagem – um bezerro de ouro;

o   32.19-24 – Moisés, irado, quebra as tábuas da lei;

o   32.25-29 – Moisés manda matar os idólatras;

o   32.30-35 – Moisés intercede pelo povo;

o   33.1-11 – Deus diz que não irá no meio do povo, mas enviará um anjo;

o   33.12-17 – Moisés roga a Deus a Sua presença e Deus, então, atende Moisés e promete ir com eles.

Ø  Leia os versos 12 a 17 para perceber a importância que Moisés dava à presença do próprio Deus.

Ø  A presença de Deus é o que de mais importante nós podemos ter enquanto peregrinamos neste mundo; não simplesmente as bênçãos de Deus, mas a próprio Presença de Deus conosco.

Ø  Temos nós buscado essa presença?

Ø  Essa presença, se somos de fato crentes, tem alguns efeitos em nossa vida. Alguns deles são:

I.             NOS FAZ DESCANSAR

Ø  A Moisés, no texto citado inicialmente, Deus diz: “A minha presença irá contigo para te fazer DESCANSAR”.

Ø  Com a própria presença de Deus Moisés podia ficar tranquilo, calmo, e sua tarefa ser menos dura ou penosa – ele podia, nesse sentido, descansar. Não seria descanso no sentido físico, no sentido de repouso do corpo. Ele teria muito trabalho pela frente, muita luta a enfrentar, muito deserto a romper, mas, sabendo que Deus estava presente e que era por ele, ele podia descansar.

Ø  Se Deus está presente conosco nós podemos descansar. Em meio às lutas da vida nós podemos descansar.

Ø  Em Provérbios 1.32-33 lemos: “Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria; os que não têm juízo são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos. Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranquilo e não terá motivo para ter medo de nada.” Essa é a tradução NTLH; a tradução ARC diz, no final do verso 33: “... estará descansado do temor do mal”.

Ø  “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas”, escreveu Davi no Salmo 23.

II.            NOS ENCORAJA PARA AS BATALHAS DA VIDA

Ø  Em Deuteronômio 20.1 lemos: “Quando saíres à batalha contra teus inimigos, e vires cavalos, carros, e exército mais poderoso do que o teu, não os temerás, porque o Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo”.

Ø  “Pois eu sou o Senhor teu Deus, que te toma pela tua mão direita, e te diz: Não temas; eu te ajudarei”. (Isaías 41.13)

Ø  Conta-se que um moço observava um menino sozinho, na sala de espera do aeroporto, aguardando seu voo. Quando o embarque começou, ele foi colocado na frente da fila para entrar e encontrar seu assento antes dos adultos. Quando o moço entrou no avião, viu que o menino estava sentado ao lado de sua poltrona. O menino foi cortês quando o moço puxou conversa com ele e, em seguida, começou a passar tempo colorindo um livro. Ele não demonstrava ansiedade ou preocupação com o voo enquanto as preparações para a decolagem estavam sendo feitas. Durante o voo, o avião entrou numa tempestade muito forte, o que fez com que a aeronave balançasse como uma pena ao vento. A turbulência e as sacudidas bruscas assustaram alguns dos passageiros, mas o menino parecia encarar tudo com a maior naturalidade. Uma das passageiras, sentada do outro lado do corredor, ficou preocupada com aquilo tudo e perguntou ao menino: “Você não está com medo?” “Não senhora, não tenho medo” - ele respondeu, levantando os olhos rapidamente de seu livro de colorir. E disse com um sorriso: “Meu pai é o piloto”.

III.          NOS CONFORTA NAS PROVAS

Ø  Isaías 43.2: “Quando passares pelas águas contigo estarei, e quando passares pelos rios, eles não te submergirão. Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem chama arderá em ti”.

Ø  “Posso todas as coisas Naquele que me fortalece”, disse o apóstolo Paulo em Filipenses 4.13.

Ø  “Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação. JEOVÁ, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.”. Foi a expressão de fé do profeta Habacuque. (Habacuque 3:17-19 RC)

IV.          NOS DÁ SEGURANÇA

Ø  Salmo 20.7: “Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus”.

Ø  Salmo 23.4: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo...”.

Ø  Em Lucas 8.22-25, Jesus presente no barco com os discípulos desfaz a tempestade. Paulo Cesar, do Grupo Logos, com base nesse texto e certamente também as experiências da vida, escreveu:

Jesus Está Presente (Grupo Logos)


Há dias que me sinto um discípulo

Naquele barco em meio ao temporal;

As ondas são maiores que a minha fé,

E sem saber pra onde ir, eu fico ali

 

Posso ver o medo em outras caras;

Naquele barco todos passam mal.

Não há quem tenha força tal que pare

Ou que devolva o rumo aquela nau.

 

Mas um de nós se lembra e acorda o Mestre,

Que estava todo tempo ali também,

E ordena calma às águas,

Aumenta-nos a fé,

Pra não mais esquecermos que Ele está ali.

 

Ele está presente, é o que nos basta!

Não importa a hora e o que acontecer!

Pode a tempestade vir me abater

Jesus está comigo, eu vou vencer!

 

Assim são nossas vidas hoje em dia,

Nos vales tão profundos onde a dor,

Angústias, medos, traumas e decepções

Se mostram prontos a nos abater.

 

Aí é só lembrar do nosso Mestre;

Jesus estava lá e está aqui também.

Ordena paz pra alma,

Aumenta-nos a fé,

Restaura nossas vidas, pois está aqui.

 

Ele está presente, é o que nos basta!

Não importa a hora e o que acontecer!

Pode a tempestade vir me abater

Jesus está comigo, eu vou vencer!

 

Ø  Em Romanos 8.18 Paulo diz: “... para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.”

Ø  E depois, no verso 28: “... sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.”

Ø  Então, Deus estar presente conosco é o que mais importa e é o que nos dá segurança.

CONCLUSÃO

Ø  Não precisamos de um grande exército, mas sim da presença de Deus.

 

Antônio estava mergulhado no trabalho. Havia passado boa parte do dia no seu  escritório de casa, perdido entre documentos, pastas e planilhas. O tempo parecia escoar muito mais rapidamente do que ele era capaz de trabalhar. Já nervoso por ter ainda muito trabalho para concluir, ouviu umas batidinhas na porta e a voz de seu filho de cinco anos pedindo para entrar.

- Que você quer? - perguntou amistosamente, ao abrir a porta.

- Nada, não, pai - disse o menino abraçando as pernas do pai, o que o deixou sem graça.

- Como você está sozinho há tanto tempo, eu vim pra ficar juntinho de você.

E sem dizer mais nada, sentou-se em uma cadeira, onde permaneceu em silêncio, feliz por estar ao lado do pai observando-o trabalhar.

Como Deus se alegraria se fôssemos simples assim, buscando-O, não para pedir-Lhe bênçãos ou soluções para nossos problemas, mas simplesmente para estar a Seu lado, tão-somente por desejar desfrutar Sua companhia. Esta é uma experiência espiritual profunda que todos devemos almejar: buscar o Senhor não pelo que Ele faz, mas pelo que Ele é.

"Aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre". Salmos 125:1





Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...